Paraty completa 354 anos neste domingo neste domingo (28)

121

A cidade histórica de Paraty, localizada na região da Costa Verde do Rio de Janeiro, completa 354 anos neste domingo, dia 28. O município considerado Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje obras arquitetônicas. Um exemplo é o Centro Histórico de Paraty, onde os turistas enquanto caminham pelas pedras “pés-de-moleque” das ruas, com suas igrejas e casarões podem se transportar para época do Brasil colônia.

Paraty ainda se destaca por suas belezas naturais com cachoeiras e praias que possuem acesso pela estrada ou pelo mar. Outro atrativo da cidade é a gastronomia com diversas opções de restaurantes, o local oferece culinária internacional e também pratos da cozinha caiçara, com sua exuberância de peixes e frutos do mar.

Ano passado por conta da covid-19, a cidade ficou fechada por cinco meses com a entrada proibida de turistas durante esse período. O setor foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, mas de acordo com o Secretário municipal de Turismo, José Carlos de Araújo, depois da reabertura gradativa, a movimentação voltou a acontecer.

“A cidade em um primeiro momento ficou fechada, totalmente vazia e foi uma situação muito difícil. Mas a partir do mês de agosto na abertura gradativa, com responsabilidade e cumprindo os protocolos todos, a movimentação assustadoramente voltou. Hoje está tudo caminhando dentro da normalidade, claro cumprindo os protocolos. Todo mundo com máscara, álcool em gel, sem aglomeração, o comércio fechando mais cedo”, explicou.