Search
Close this search box.
Macaé pode receber R$ 20 bi em investimentos para novas termelétricas após articulação entre município e Estado

Macaé pode receber R$ 20 bi em investimentos para novas termelétricas após articulação entre município e Estado

Por Rlagos Notícias

1 de março de 2021

Compartilhar no WhatsApp

MACAÉ – O governador em exercício Cláudio Castro anunciou que irá publicar até o dia 15 de março em Diário Oficial, um decreto do desonerando as operações de gás natural fornecido para as novas termelétricas que se instalarem no estado do Rio. A conquista foi do prefeito de Macaé, Welberth Rezende, do Cidadania, através de uma articulação junto ao presidente da Assembleia do Estado do Rio (Alerj), André Ceciliano, ao deputado Chico Machado (segundo vice-presidente da Alerj) e ao governador.

A mudança na legislação tributária foi o tema tratado pelo prefeito de Macaé, nesta quinta-feira (25), em reunião com todos esses envolvidos no Palácio Guanabara. Com seis projetos de termelétricas cadastradas no próximo leilão de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Macaé agora tem a chance de arrematar todos os lotes, já que, além de ter o gás mais barato do Brasil, também concorrerá com o imposto mais baixo.

“O gás natural é o principal custo de uma termelétrica. O Rio conta com gás encanado mais barato, que é fornecido pela Shell. Porém, no último leilão, quem ganhou foi o Estado do Pará, que produz com gás importado. A diferença é que no Pará, o ICMS é zerado, e não tinha como concorrer. Já com a taxa zero, nós podemos ganhar os leilões e, com isso, trazer desenvolvimento, renda, emprego, manutenção das empresas, além de uma série de benefícios que pode transformar Macaé no maior parque de geração de energia elétrica do Brasil, com cerca de 14 termelétricas, sendo seis devidamente cadastradas para participar do leilão já em junho”, destacou o prefeito, explicando que a isenção do imposto é um diferencial nos leilões, sendo um grande avanço no desenvolvimento econômico no município.

O Rio de Janeiro se apresenta como o estado do país com maior volume de reservas provadas de gás natural. Com a isenção do ICMS, o estado deve atrair grandes investimentos. Segundo André Ceciliano, com a iniciativa, o Rio terá uma legislação que vai atrair investidores, principalmente para Macaé, município com maior potencial de atração para instalação de termelétricas.

Na ocasião, o governador Cláudio Castro ressaltou que em março será publicado o decreto que vai, não só mudar o cenário de Macaé, mas, também, de todo o Estado do Rio. “Eu me comprometo a publicar, até o dia 15, o decreto zerando a alíquota de ICMS sobre as operações de gás para as novas termelétricas. A iniciativa vai propagar o desenvolvimento econômico em todo o Estado”, destacou o governador.

“Com esse decreto temos tudo para transformar Macaé no maior pólo industrial do interior do Estado, gerando milhares de empregos. Além disso, perdemos uma termelétrica para o nordeste no último leilão justamente porque lá o imposto é menor. Agora, com o ICMS zerado seremos imbatíveis nos próximos leilões”, disse o prefeito Welberth Rezende, destacando que com a nova legislação, Macaé pode receber um total de 14 novas termelétricas.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

1 de março de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!