Search
Close this search box.
Operação da Civil prende 4 agressores de mulheres em Cabo Frio

Operação da Civil prende 4 agressores de mulheres em Cabo Frio

Por Rlagos Notícias

8 de março de 2021

Compartilhar no WhatsApp

Na manhã desta segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) deflagrou a Operação Resguardo, a maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher do Brasil. No Rio de Janeiro, os agentes devem cumprir 258 medidas cautelares e protetivas, além de mandados de prisão. Segundo a Polícia Civil, são 98 mandados de prisão expedidos pela Justiça do Rio contra agressores. Até as 10h, 25 homens haviam sido presos, acusados de crimes como estupro e agressão.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi-MJSP), e tem desdobramentos nos 26 estados do país e no Distrito Federal. Os mandados também estão também estão cumpridos no Paraná, Sergipe e Bahia. Desde o início de 2021, a força-tarefa já prendeu quase 8.300 homens e emitiu 51 mil medidas protetivas em todo o país.

A ação integrada teve início no dia 1º de janeiro de 2021 em todo o Brasil. Desde então, a Polícia Civil do Rio apurou mais de 30.986 denúncias que culminaram na instauração de 7.327 inquéritos policiais, 212 mandados de prisão e 353 cumprimentos de mandados judiciais. Já foram atendidas mais de 36.390 mulheres vítimas de violência, e 1.367 agressores foram presos em todo o estado.

Para a delegada Sandra Maria Pinheiro Ornellas, coordenadora do DGPAM, “essa operação tem uma função simbólica e repressiva”:

— Desde janeiro estamos reunindo dados de violências domésticas e inserindo-os em uma base nacional. Hoje, simbolicamente, estamos fazendo essa operação. Fazemos isso hoje porque o Dia Internacional da Mulher é um dia de luta por igualdade. E o grande problema, a base da violência contra a mulher, está na profunda desigualdade entre sexo, onde as mulheres são todas tratadas como objetos e, portanto, sujeitas a punições através de castigos e mortes pelo feminicídio. Essa visão patriarcal de que a mulher é objeto e prioridade do homem é a base de toda a violência. Queremos combater a extrema desigualdade que resulta nessas violências — afirma a delegada.

Atualmente, existem 14 DEAMs nos 92 municípios do Rio. Segundo a delegada, os maiores registros de agressão conta mulheres são por lesão corporal e ameaça.

— Sabemos que tem uma série de violências que elas não compreendem como violência. Tudo começa como algo muito simples. A Maria da Penha diz que a violência começa com um grito e termina na morte. Queremos evitar a morte — diz Ornellas.

A Polícia Civil alerta que qualquer mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência pode ligar para o número 197.

— Quando a mulher tiver dúvida, pode ligar para esse número. Ele cairá direito aqui no departamento e daremos todas as dicas necessárias para essa mulher que está sofrendo. Pedimos que denunciem — apela a delegada.

Acusado de abuso

Um homem de 65 anos que estava foragido desde 2012 está entre os presos. Ele foi detido no Abrigo Cristo Redentor, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. De acordo com a Polícia Civil, o homem é acusado de abusar da enteada de 12 anos na Cidade Alta, em Cordovil, em 2009.

No dia do crime, segundo relatos da mãe da criança, dormiam na casa um menino de 14, uma criança de 12 e um bebê de quatro meses. Durante a madrugada, segundo a então companheira do acusado, ele saiu da cama e foi molestar a menina que dormia na sala. A mãe da crianças achou estranho a demora e foi ver o que estava acontecendo. Ao entrar no local, flagrou a cena de abuso.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

8 de março de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!