É #FAKE que imagens mostrem Lula bêbado agradecendo decisão de Fachin de anular condenações

Vídeo, antigo, é reproduzido em velocidade menor para dar impressão de que ex-presidente está embriagado. Mensagem falsa circula após ministro do STF anular condenações impostas a Lula na operação Lava Jato. Material original, sem a manipulação, foi publicado em 2019, quando Lula deixou a cadeia.

621

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com fala alterada dizer que está “livre para ajudar a libertar o Brasil dessa loucura que está acontecendo”. As legendas que acompanham as imagens dizem: “Lula completamente bêbado mandando recado para a militância” após decisão no STF. É #FAKE.

A mensagem falsa começou a circular após a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que anulou na segunda-feira (8) todas as condenações impostas pela Justiça Federal do Paraná ao ex-presidente na Operação Lava Jato.

O vídeo foi reproduzido com a velocidade reduzida para dar a impressão de que o ex-presidente está alcoolizado. No entanto, uma busca reversa nas imagens leva ao vídeo original, publicado no Instagram do ex-presidente em novembro de 2019, que mostra Lula falando normalmente após deixar a carceragem da Polícia Federal. O vídeo foi objeto de reportagens publicadas em jornais de grande circulação, como “O Globo”. Ou seja, ele nem sequer foi gravado agora.

A assessoria do Instituto Lula afirma que “o vídeo é de quando Lula saiu da prisão em novembro de 2019”. “O vídeo foi desacelerado. Ele inclusive fala que tem 74 anos e hoje tem 75”, informa.