Iguaba Grande é a recordista de mortes por COVID-19 e Vantoil perde o trem

838

Iguaba Grande sustenta, desde o início da pandemia de COVID-19, uma triste estatística: é a cidade da região recordista em número de mortes por habitante, revelando a incompetência, o descaso e a falta de compromisso da classe politica e, principalmente, do prefeito Vantoil Martins, com a saúde e com a vida dos Iguabenses.

A incapacidade do governo em frear a propagação do novo coronavírus levou a cidade a multiplicar por quatro a taxa de mortalidade pela COVID, medida por 100 mil habitantes. Em setembro do ano passado, balanço do Ministério da Saúde mostrava que a cidade, de cerca de 29 mil moradores, registrava 33 mortes por Covid-19 , ou seja uma taxa de 117 para cada cem mil habitantes.

Hoje a taxa de mortalidade no município pulou para 201. A vizinha São Pedro da Aldeia, com uma população 3,5 maior (102 mil moradores) tem uma taxa de mortalidade de 122 para cada cem mil habitantes.

O prefeito Vantoil Martins, ignora o flagelo da população e, como se a pandemia não existisse, foi capaz de viajar para Brasília em busca de recursos, da ordem de R$ 700 mil, pasmem, para implantar um polo gastronômico na Praça da Estação com direito a instalação no local de uma Maria Fumaça cujos vagões funcionariam como restaurantes.

Vantoil, definitivamente, perdeu o trem da história. Em meio a uma pandemia que a cada dia faz mais vítimas e coloca a cidade como recordista em número de mortes por habitante, pensar em revitalização de praça é mais do que um desrespeito com a população e com os doentes ou as famílias enlutadas, é um desrespeito a vida. O prefeito precisa, urgentemente, descer do palanque e trabalhar. Vantoil precisa aprender que governar é priorizar e, nesse momento, Iguaba precisa de ações sérias no enfrentamento da pandemia.

Iguaba Grande não tem hospital e o prefeito, desde o início da crise sanitária, não anunciou convênios, nem contratou leitos particulares. É na UPA que a população é atendida. Isso é uma vergonha. Vantoil precisa deixar de lado a vaidade e mostrar serviço. Ele precisa parar de se deixar fotografar até do lado de lixeira achando que está fazendo política. Não está. Esta fazendo politicagem. O povo quer seriedade.