Bocão do Povo – Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quinta – Feira (11)

A fake do governo de Zé; Palestra do Neemias; Concunhado não é parente é felizardo; Swell do Limpa Rio; Deputado operacional; Saquarema larga na frente; Pronunciamento do Marthins;

330

A fake do governo de Zé

O índice de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes vítimas da COVID -19, em Cabo Frio, saltou de 55% na terça-feira para 93% segundo boletim divulgado pelo governo na noite de ontem. O salto na ocupação acontece, coincidentemente, um dia depois dos vereadores da Câmara colocarem os números de ocupação de leitos divulgados pela secretaria de Saúde e pela comunicação da prefeitura sob suspeita. O vereador Luís Geraldo Azevedo cobrou, na Sessão de terça-feira, explicações do governo sobre os baixos índices de ocupação de leitos de UTI diante de relatos de transferências de diversos pacientes da cidade para outros municípios, entre eles Volta Redonda. Você não pode transferir o cabo-friense porque não tem vaga e olhar o boletim diário e ter apenas 50% de ocupação, – criticou o vereador. Luiz Geraldo também cobrou do governo ações concretas para frear a propagação do novo coronavírus na cidade.

Palestra do Neemias

Uma palestra para representantes de centros de recuperação e demais entidades que prestam serviços sociais na cidade foi realizada na Prefeitura de Cabo Frio. O objetivo foi abrir espaço para o diálogo entre o governo municipal e os centros de recuperação cabo-frienses, além de prestar assistência à respeito do funcionamento legal e necessidades dos projetos. Conduzida pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Humano, Neemias Lima, o encontro abordou temas como aporte financeiro, regularização para funcionamento, assessoramento jurídico e outros assuntos pertinentes, reunindo mais de 20 representantes de entidades sociais municipais. O advogado Guilherme Graziani, presente na ocasião, pontuou que muitas entidades esperam a implementação de políticas públicas e auxílio financeiro com a chegada de um novo governo, porém muitas vezes há impedimentos fiscais. Por isso, a reunião foi essencial para fornecer orientações e abordar os requisitos legais de funcionamento da entidade. Além do espaço aberto para sanar dúvidas, foram discutidos assuntos como marco regulatório das organizações sociais, termo de parceria ou colaboração com poderes públicos, formalização e obtenção de recursos municipais, estaduais e federais, entre outros.

Mathins junto com Peixoto

Na manhã desta quarta-feira (10), o Prefeito, Alexandre Martins, recebeu mais uma visita na sede do Gabinete Executivo. Dessa vez, do Deputado Estadual, Felipe Peixoto (PSD).Na pauta, o cenário político atual, desafios da nova gestão e solicitação de recursos e investimentos para o balneário. Durante a recepção, o gestor municipal agradeceu o apoio e compromisso do parlamentar com a cidade.“Mais um grande amigo de Búzios e que vai colaborar com o crescimento do nosso município. Sem dúvidas de que faremos o que for necessário para que a cidade avance. Agradeço a visita e por olhar com carinho e respeito para a região”, ressaltou.

Pronunciamento do Marthins

Ciente do risco de propagação do coronavírus, peço a sua colaboração quanto ao cumprimento dos decretos, bem como ao uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomerações. Estamos tomando todas as medidas para combater a proliferação da Covid-19 no nosso município. Vamos sair dessa, juntos.

Concunhado não é parente é felizardo

Quem nunca ouviu falar que cunhado não é parente é castigo? E concunhado? Júlio César da Silva Vieira é casado com a mulher do vereador Douglas Felizardo, portanto, é concunhado do vereador mas, certamente, a relação dos dois não pesou para Júlio César ser contemplado com uma portaria no governo de Zé. Ele foi nomeado Superintendente da prefeitura de Cabo Frio. Concunhado, pode não ser considerado parente pela lei brasileira, mas em Cabo Frio, com certeza, é “felizardo”.

Swell do Limpa Rio

O vereador Josias da Swell, por meio da Indicação 242/2021, solicita que Cabo Frio seja incluído no programa Limpa Rio. O documento foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (9). A atividade é realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que efetua dragagem, limpeza e desobstrução dos rios, córregos e valas. Com a inclusão, serão realizados manutenção, limpeza e desassoreamento dos corpos hídricos do município, dentre eles os rios Gargoá, Una, Canal da Pedra, Vale do Jacaré e Vala do Marimbondo. Ao longo dos anos, os locais apresenta processo significativo de assoreamento, resultando em recorrentes inundações em diversas localidades. “A poluição dos corpos hídricos gera um acúmulo cada vez maior de matéria orgânica na água, com aumento de vegetação aquática, diminuição de oxigênio e mortandade dos peixes. Além disso, a disposição de sedimentos altera o fluxo das águas, provocando enchentes, expõe a comunidade a insalubridade e proliferação de doenças”, explicou Josias.  A solicitação será encaminhada ao Executivo.

Pastel se reúne com vereadores

Dando continuidade à linha participativa de gestão, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, se reuniu, nesta quinta-feira (11), com nove vereadores municipais para compartilhar os avanços já conquistados pelo atual governo, além de ouvir as principais demandas do Legislativo. Os representantes do Executivo e da Câmara conversaram, ainda, sobre as iniciativas em andamento, como a parceria firmada com o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) nesta semana.  “Foi uma reunião muito produtiva. Quando a gente fala de trabalho em conjunto, é sobre compartilhar as ações que vêm sendo realizadas no município. Estamos trabalhando por nossa cidade e seguimos buscando novas parcerias e investimentos para São Pedro da Aldeia. A cidade tem muito a ganhar com essa união, todos trabalhando juntos. Sentimos a falta, durante a visita, do presidente da Câmara, Mica, que está com Covid-19. Estimo melhoras e todos desejamos que Deus o abençoe”, relatou o prefeito, Fábio do Pastel. No encontro, o prefeito apontou os projetos em andamento, como os desdobramentos da reunião com DER e sobre o andamento da implantação da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP) na cidade, entre outros.

Pastel do ICMS

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia participou, nesta quarta-feira (10), do Curso de Capacitação ICMS Ecológico 2021, oferecido por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para a utilização do ICMS ecológico. O mecanismo, criado em 2007, garante uma porcentagem maior do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios que investem em conservação ambiental. Para isso, os órgãos estaduais também auxiliam as gestões municipais a alcançarem os objetivos de desenvolvimento sustentável.  O município aldeense foi representado pelo assessor funcional, Romano Marques Couto, e pelo assessor adjunto, Caio de Carvalho Silva, da Secretaria de Meio Ambiente. O evento foi realizado no Parque Natural Municipal dos Pássaros, em Rio das Ostras.

Welberth se reúne com reitor da UENF

O Prefeito de Macaé, Welberth Rezende, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (11), com o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Raul Palácio, junto com a secretária de Ensino Superior, Flaviah Picon, na sede da instituição, em Campos dos Goytacazes. O objetivo foi firmar parcerias, ouvir as demandas e estreitar as relações entre as instituições. O prefeito Welberth disse que ficou muito feliz com o encontro, pois sua gestão busca essa aproximação com o intuito de proporcionar sempre uma melhor qualidade de vida para a população. “Em nosso plano de governo, destacamos avançar na área da Ciência e Tecnologia e também na qualificação das pessoas. Vamos analisar todos os pontos apresentados nesse encontro, e não mediremos esforços para solucioná-los”, enfatizou, citando o recém inaugurado bloco da Universidade Federal Fluminense (UFF), com 30 salas de aulas. O prefeito Welberth ressaltou ainda que, caso haja necessidade, irá buscar, inclusive, apoio do Governo Estadual para que os projetos sejam concretizados. “É o saber a serviço da população”, destacou.

Deputado operacional

O deputado Estadual Sub Tenente Mauro Bernardo, participou na manhã de quinta – feira (11), de uma operação da policia civil e militar na comunidade da Boca do Mato, o mesmo faz parte da comissão de justiça do combate ao tráfico de drogas da Alerj. A finalidade da operação foi para retirar algumas barricadas que estavam impedindo a locomoção dos moradores da comunidade Boca do Mato em Cabo Frio.

Maricá sai na frete e compra vacina Russa

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) sancionou nessa última quarta-feira (10), sem vetos, a Medida Provisória 1026/21, que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à vacinação contra a covid-19. A MP foi transformada na lei 14.124/21. Frente a essa novidade, o prefeito de Maricá-RJ, Fabiano Horta (PT), anunciou nas suas redes sociais, que já autorizou a compra de 400 mil doses da Sputnik V para aplicar na sua população. “Com a sanção da Lei Federal, permitindo a compra de vacinas pelos municípios, Determinei aos orgãos municipais que tomem as providências necessárias para a compra IMEDIATA de 400 mil doses da Sputnik V. Assim, vacinaremos toda a população de Maricá”, postou Horta.

Saquarema larga na frente.

Enquanto em alguns municípios se promovem problemas, a Prefeita Manoela Peres de Saquarema oferece soluções para os necessitados de um teto. Prevendo o início da temporada de chuvas, foi iniciada uma ação de agentes de promoção social em conjunto com a Secretaria de Urbanismo para cadastrar famílias no aluguel social em áreas vulneráveis. Prevenir é melhor que remediar e o meio ambiente é um bem de todos.

Comentários