Prefeito de Silva Jardim e de São Pedro da Aldeia são eleitos para compor nova diretoria do Consórcio Intermunicipal

304

O prefeito interino de Silva Jardim, Fabrício Azevedo, foi eleito para compor a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), em evento que aconteceu na cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, nessa quarta-feira (10). Fabrício vai assumir a vaga de vice-presidente do consórcio e ocupará o cargo durante o biênio 2021-2023.

A eleição foi realizada durante a reunião anual do Conselho de Associados, composto por representantes do poder público, empresas e organizações não-governamentais (ONGs) dos municípios da área de abrangência. Além de Fabrício, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, foi eleito por unanimidade para presidir a nova diretoria.

“Foi um prazer inenarrável em poder ser escolhido como vice presidente do consórcio. Iremos exercer com muito trabalho e dignidade para com o consórcio e a população silvajardinense, com projetos e realizações para melhoria do município, que possam fazer diferença na vida dos munícipes”, declarou Fabrício Azevedo, afirmando que a ideia é conscientizar a população dos municípios que fazem parte do consórcio sobre meio ambiente.

O Consórcio Intermunicipal Lagos São João é composto por 13 municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. O objetivo é unir governos, entidades da sociedade civil e empresas para fortalecer a gestão compartilhada do meio ambiente.

“Parto do mesmo princípio que conduz a minha gestão como prefeito: quero ajudar a desenvolver ações concretas e contribuir para a execução dos projetos. Agradeço a confiança de todos, estou honrado e confiante de que faremos um ótimo trabalho. São Pedro da Aldeia tem vários setores que dependem diretamente da nossa Lagoa de Araruama, como o turismo, o esporte e o sustento de muitas famílias que vivem da pesca. Ela será uma das nossas prioridades, sem dúvidas”, declarou o prefeito Fábio do Pastel. 

Para a secretária de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Raquel Trevizam, a presidência do Fábio será de grande importância, principalmente para a gestão da Lagoa de Araruama. “São Pedro da Aldeia e Iguaba são os únicos municípios da Região dos Lagos que dependem exclusivamente da recuperação da laguna. A nova presidência agregará com ideias novas, propositivas, buscando sempre o respeito à sociedade civil e aos empresários que também integram o consórcio”, disse. 

Durante a reunião, os projetos executados pela instituição em toda a Região dos Lagos e Baixada Litorânea foram apresentados. Ainda ocorreu o lançamento do Livro Revivendo Águas Claras, que retrata um importante projeto para a construção de um banco de áreas para reflorestamento na bacia hidrográfica do rio São João. 

Na ocasião, também foram definidos os demais membros dos órgão. Adriana Saad foi reeleita para a Secretaria Executiva. Já as instituições eleitas para o Conselho Fiscal foram a Prefeitura de Iguaba Grande, a ONG Viva Lagoa e a Prolagos. 

Estiveram presentes na cerimônia o chefe do executivo de Iguaba Grande, Vantoil Martins, e o superintendente do Inea, Luciano Galdino, além dos secretários de Meio Ambiente de Cabo Frio e Búzios.