Quem tem, tem medo | Prefeita de Saquarema Manoela vai gastar meio milhão em SUVs blindadas para resistir a tiro de fuzil

731

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, decidiu, em plena pandemia da COVID-19, com os números de infectados e mortos crescendo na região, gastar mais de meio milhão de Reais por ano, pouco mais de 48 mil por mês, para alugar dois carros blindados. O edital de licitação exige veículos tipo SUV e blindagem nível 3, capaz de suportar tiros calibre 7.62 de fuzis FAL, AR-15 ou AK-47.

O edital, disponível no Portal da transparência da prefeitura, diz que os veículos serão para utilização dos representantes Oficiais da Prefeitura Municipal de Saquarema sem, no entanto, especificar que representes poderão usufruir da segurança dos blindados além, logicamente, da própria prefeita Manoela Peres.

Os veículos, além da blindagem Nível 3A, deverão dispor de Motor Turbo, movido a diesel, capacidade para sete pessoas – seis passageiros mais o motorista – ,Câmbio Automático, Tração 4×4, Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Vidros e Travas Elétricas, Sistema de ABS, e Air bag duplo na parte dianteira.

O governo justifica os gastos por conta dos elevados índices de violência em torno da região e aos “altíssimos” índices no Estado. O secretário de governo José Carlos Martins, responsável pelo Edital, frisa que “carro blindado para autoridades deixou de ser luxo em Saquarema”, diante da necessidade de se manter à integridade física dos representantes oficiais da prefeitura. O pregão presencial que vai definir a empresa vencedora está marcado para o próximo dia 26 de março.