Search
Close this search box.
Procon e ANP fiscalizam denúncia de preços abusivos em postos de combustíveis em São Pedro da Aldeia

Procon e ANP fiscalizam denúncia de preços abusivos em postos de combustíveis em São Pedro da Aldeia

Por Rlagos Notícias

17 de março de 2021

Compartilhar no WhatsApp

O Procon São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizaram, nesta terça-feira (16), uma ação conjunta para vistoriar postos de combustíveis do município alvos de denúncias.

O objetivo da ação foi verificar a prática de preços abusivos, após os sucessivos aumentos do valor dos combustíveis nas refinarias. A recorrente variação nos custos dos produtos pode facilitar a venda por valores não correspondentes.

Segundo a Prefeitura, não foram encontradas irregularidades quanto aos preços praticados nos dois postos denunciados.

Durante a operação, a nota fiscal de compra das mercadorias foi analisada, assim como os cupons de saída e os valores exibidos nas bombas. A prática abusiva é constatada quando o estabelecimento compra o produto por um custo inferior, estoca, e repassa ao consumidor já com o valor correspondente ao aumento das refinarias, mesmo que o tenha adquirido pelo preço antigo.

O coordenador do Procon aldeense, Marcio Lisboa, explicou como o cálculo é feito.

“Na operação de hoje, comparamos as notas fiscais de entrada com o valor dos combustíveis que já estavam nas bombas. Verificamos que o preço final dos produtos estava em torno de 18% ou 19% acima do seu custo de produção e distribuição, o que é considerado aceitável”, afirmou.

Foram aplicados autos de infração em duas lojas de conveniência por não possuírem toda a documentação necessária para o exercício da atividade comercial e por venderem produtos fora da data de validade e sem especificações.

Os estabelecimentos advertidos têm o prazo de 15 dias para responderem ao processo administrativo e se adequarem às diretrizes.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

17 de março de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!