URGENTE | São Pedro da Aldeia entra no colapso mortal da Covid-19 e 100% dos leitos e cemitério estão lotados

Comunicado foi emitido pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (19). Decreto traz restrições mais intensas.

1040

São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, atingiu 100% de ocupação nos leitos destinados a pacientes com Covid-19 que apresentam quadro de saúde considerado grave.

A Prefeitura enviou nota na tarde desta sexta-feira (19) alertando que, com o esgotamento das vagas nas Unidades de Pacientes Graves (UPG), será preciso intensificar as ações para salvar a vida da população e evitar um colapso na rede municipal de saúde.

“O município adotará barreiras sanitárias com restrição de entrada de visitantes que não morem ou trabalhem na cidade. Também estarão proibidas programações com música ao vivo, som mecânico e atrativos de exibição televisiva em todos os estabelecimentos comerciais neste fim de semana”, revelou o município.

A Prefeitura alerta para importância de toda a população, bem como os estabelecimentos privados, aderirem às novas regras.

“A conscientização de todos é essencial para diminuir os impactos desse momento. A prioridade da gestão municipal é proteger vidas. O município trabalha incansavelmente para manter, também, o equilíbrio epidemiológico e econômico. Quanto maior a colaboração popular, mais passageiro será o ritmo de restrições”.

Diante da situação, o município retoma a bandeira laranja, que representa médio risco para disseminação da Covid-19. “A medida leva em consideração o aumento nos índices relacionados à doença nesta semana”.

De acordo com o novo Decreto, nº 054, as barreiras sanitárias ficarão nas entradas da parte central da cidade e, ainda, atuarão de forma volante nas demais localidades, de acordo com as necessidades identificadas pelas secretarias de Saúde e Segurança e Ordem Pública.

Ao G1, a Secretaria de Saúde disse que não há filas de espera para as vagas nas Unidades de Pacientes Graves (UPG). “No momento, o índice de ocupação dos leitos de observação é de 30%.”

A população pode ter acesso ao boletim diário com os dados sobre a Covid-19 no município aqui.

Dados da doença

  • Casos confirmados: 3.889
  • Casos recuperados: 3.120
  • Número de óbitos: 132
  • Casos em análise: 253