Search
Close this search box.
Alerj aprova projeto de ‘feriadão’ no Rio para conter a propagação da covid-19

Alerj aprova projeto de ‘feriadão’ no Rio para conter a propagação da covid-19

Por Rlagos Notícias

23 de março de 2021

Compartilhar no WhatsApp

Os deputados da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) aprovaram, em regime de urgência, o projeto de lei que prevê a criação de um superferiado, antecipando as datas comemorativas do mês de abril. A medida visa conter o avanço da covid-19 no Estado entre os dias 26 de março e 4 de abril.

O texto estabelece a antecipação dos feriados de 21 e 23 abril para os dias 29 e 30 de março, além da criação de recessos nos dias 26 e 31 de março e 1º de abril. De acordo com o projeto, governo e prefeitura serão responsáveis por determinar normas de funcionamento e fechamento de atividades neste período. Ontem, os municípios do Rio e Niterói já anunciaram que somente serviços essenciais terão autorização para atender à população nestes 10 dias.

proposta do superferiado foi levada à Alerj pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e sofreu 47 emendas. Agora, será encaminhada para sanção de Castro.

Antes da votação, o governador em exercício defendeu o projeto: “Essa medida está alicerçada em estatísticas, que diariamente demonstram o aumento abrupto de contaminados pelo coronavírus, sendo certo que o isolamento e o distanciamento social são mecanismos eficientes no combate de sua propagação.”

A votação foi marcada por divisão, com muitos deputados se manifestando contra a paralisação, por acreditarem que traria prejuízos aos trabalhadores. Por outro lado, muitos parlamentares levantaram que a medida é necessária para reduzir a disseminação do coronavírus, com o número de casos e óbitos em alta no Estado. 

O Estado do Rio de Janeiro tem 17 municípios com ocupação de 100% de leitos de UTI para a covid-19, de acordo com dados do painel Covid da Secretaria de Saúde. Na capital, a taxa é de 90%, e 124 pessoas aguardam por vaga de internação. Nas últimas 24 horas, foram 3.201 casos confirmados da doença. 

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

23 de março de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!