Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quinta – Feira (25)

407

Zé da Barreira

Os moradores de Cabo Frio-RJ estão reclamando das barreiras sanitárias feitas pela Prefeitura cabo-friense. Muita gente está relatando, que a barreira não funciona e os carros estão passando sem nenhuma dificuldade, e que ela (barreira sanitária) só está servindo para causar congestionamento no trânsito. Além disso, no primeiro dia do decreto, muitas pessoas desrespeitaram a determinação do prefeito José Bonifácio (PDT) e foram pras praias do município.

Zé da Medidas

A Prefeitura de Cabo Frio-RJ segue divulgando nas suas redes sociais as medidas de restrições adotadas a partir desta quinta-feira (25). Devido ao aumento do números de casos de Covid-19 as praias de Cabo Frio-RJ estão fechadas, tanto para turistas quanto para moradores. Além disso, os acessos ao município seguem sob fiscalização para evitar a entrada de visitantes na cidade. Essas novas medidas permanecem em vigor até o dia 4 de abril. Todas as outras regras estabelecidas no Decreto Nº 6.475, de 15 de março de 2021, também continuam valendo, para frear a disseminação do coronavírus na cidade.

Pastel da barreira

A entrada em São Pedro da Aldeia-RJ será controlada por uma barreira de fiscalização, que funcionará 24 horas por dia, para vetar o acesso de turistas à região durante o feriado de 10 dias adotado pelo estado. A operação será instalada na Rodovia RJ-106, na altura da saída da Via Lagos, e seguirá até o dia 04 de abril. Será autorizada somente a entrada dos portadores de comprovante de residência ou IPTU, desde que o documento esteja em nome de um dos ocupantes do veículo. A iniciativa foi viabilizada por meio de uma operação conjunta e contará com agentes da Guarda Municipal do município e da Polícia Militar, além do apoio da Guarda Municipal de Cabo Frio-RJ, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e apoio logístico da Marinha do Brasil.

Vitinho na berlinda

As contas de campanha do vereador de São Pedro da Aldeia José Victor Coutinho da Costa, o Vitinho de Zé Maia (PL) foram rejeitadas pelo Juiz Eleitoral Márcio da Costa Dantas e, a pedido do Ministério Público, encaminhadas a Polícia Federal para apurar se o vereador cometeu crime de falsificação previsto no artigo 350 do Código Eleitoral. De acordo com documento do Ministério Público, assinado pela promotora Paula Marques da Silva Oliveira, que o Rlagos teve acesso, as irregularidades apontadas na prestação de contas do vereador apresentam vícios graves e insanáveis, violam a transparência e a lisura da prestação de contas e dificultam o efetivo controle, por parte da Justiça Eleitoral, sobre a licitude da movimentação dos recursos, além de denotar possíveis desvios na administração financeira da campanha e a prática do famigerado “caixa 2”.

Macaé está lacrado

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende apresentará à população, nesta quarta-feira (24), através de transmissão ao vivo em rede social às 20h, as novas restrições que serão instituídas por decreto que será publicado no Diário Oficial do Município. O pronunciamento terá base em recomendações apresentadas pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Macaé da Ministério Público (MP), que reforçam o enfrentamento ao contágio local do coronavírus nesta atual fase de “bandeira vermelha” do município. Em nota oficial, a prefeitura informou que adotará novas medidas restritivas sobre as atividades econômicas não essenciais e a circulação de pessoas em áreas públicas da cidade.“Hoje existe um novo perfil de contágio, onde a evolução do quadro clínico para o estágio grave ocorre em quatro dias, em pacientes com faixa etária mais jovem. No início da pandemia, esse processo ocorria em sete dias, na incidência de pessoas idosas”, explica o secretário.

Rio das Ostra lacrado

Em virtude da gravíssima situação epidemiológica de Rio das Ostras, com ocupação de 100% de todos os leitos do Município – clínicos e UTI – desde a semana passada e a iminência de um colapso no sistema funerário, a Administração Municipal publicou nesta quarta-feira (24), novos Decretos Municipais que alteram o calendário de feriados e aumentam as restrições das atividades econômicas como estratégia de reduzir a transmissão do Novo Coronavírus. O “superferiadão” acontecerá de 26 de março a 2 de abril e as medidas preventivas têm duração até dia 4 de abril, podendo ser prorrogadas de acordo com a evolução da situação pandêmica. Estão proibidas qualquer manifestação que promova aglomeração de pessoas como eventos sociais, científicos e esportivos, shows, feiras, passeatas, comícios, encontros, atividades coletivas como cinema, teatro, centros esportivos e de lazer, associações e afins.

Vantoil da barreira

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), fez uma live nesta quarta-feira (24) explicando restrições que serão adotadas pelo município em virtude do combate à COVID-19 em meio ao superferiadão, que começa nesta sexta (26) e vai até 4 de abril. Falando especificamente aos moradores do Rio e Região Metropolitana, Martins afirmou que a entrada deles no município sem comprovação de residência será restringida, nos limites da lei. “Neste feriadão prolongado, nós pedimos a vocês que fiquem em casa. Iguaba Grande, assim como os outros municípios da região, encontra-se com bandeira vermelha e com alto índice de pessoas infectadas”, pontuou o chefe do Executivo iguabense.

Arraial sem QR Codes

Em Arraial do Cabo-RJ, o decreto cancela as emissões de QR Codes por hospedagem, turismo náutico, restaurantes, aluguel de casas e outros serviços. O documento suspende as aulas presenciais em escolas públicas e privadas. No período de 10 dias, somente moradores que comprovem residência e trabalhadores vão ter acesso a cidade. Turistas e visitantes que já tenham emitido o QR Code para o período, deverão fazer o reagendamento.

Léo da Atividade

A Câmara Municipal de Cabo Frio pode reconhecer a prática de atividade física como atividade essencial para a população cabo-friense em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. É o que diz o Projeto de Lei 093/2021, de autoria do vereador Léo Mendes. O assunto começou a ser discutido na sessão ordinária desta terça-feira (23). O documento tem como base que a prática de exercícios é fundamental para enfrentamento de doenças, dentre elas a Covid-19, pois além dos benefícios físicos, sociais e mentais, também combate as principais causas dos grupos de riscos como obesidade, problemas cardíacos, dentre outros. O documento foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Jesus da luz

Na mesma sessão, o parlamentar Roberto Jesus utilizou a tribuna para relatar preocupação com o funcionamento dos geradores de energia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle e do Hospital São José Operário. Ele é autor do requerimento 063/2021, debatido em sessão ordinária desta terça-feira, por meio do  qual solicita ao executivo todas as informações sobre os geradores de energia da Upa e São José Operário, forma de aquisição, cópia da nota fiscal e ou contrato de locação, comprovante da última manutenção e informações atuais do estado do equipamento. O requerimento foi aprovado e será encaminhado ao Executivo.

Oséias da medicina

O vereador Oséias, por meio da Indicação 258/2021, solicita ao Executivo a contratação de médicos de alta complexidade para atendimento nas unidades de saúde de Tamoios. Ele relatou déficit de especialistas nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, dermatologia, fonoaudiologia, endocrinologia, urologia e angiologia. Os profissionais precisam ser direcionados principalmente para o Posto Santo Antônio e de Unamar. A solicitação foi aprovada pelos presentes.

Guardas sem estrutura

Os guardas municipais de Cabo Frio-RJ reclamam da falta de estrutura de trabalho. Eles alegam, que estão sem equipamentos de proteção individual (EPI) pra trabalhar e se sentem expostos a covid-19. A Prefeitura diz, que já está comprando o equipamento de EPI e que desinfectou a sede da Guarda recentemente.

Zé sem leitos

Os prefeitos de Niterói e Maricá, já ligaram para o prefeito de Cabo Frio-RJ, José Bonifácio (PDT), dizendo que não poderão nesse momento disponibilizar os leitos hospitalares prometidos ao município cabo-friense para os pacientes da covid-19. De acordo com Zé, os dois municípios também estão com todos os leitos ocupados.