Ministério do Turismo acerta parcerias para projetos turísticos em cidades fluminenses

332

O Ministério do Turismo teve, nesta terça-feira (23/03), a primeira reunião técnica para a análise e estruturação de futuros projetos turísticos destinados aos municípios fluminenses de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Rio Bonito e Três Rios. A audiência virtual foi feita a pedido da deputada federal Clarissa Garotinho (PROS/RJ) e teve a participação do ministro da pasta, Gilson Machado Neto, e assessores dele, além dos respectivos representantes das gestões municipais.

Ficou acertado no encontro uma parceria mútua. O ministério se comprometeu a estudar algumas alternativas para atender, da melhor forma possível, a demandas dessas cidades fluminenses, todas relacionadas a seus respectivos potenciais turísticos. Em contrapartida, a deputada Clarissa Garotinho ofereceu ajuda para restabelecer o orçamento da pasta na ação ‘Infraestrutura turística’, exatamente a que disponibilizaria recursos para a maior parte desses projetos em elaboração nos municípios.

O problema de falta de recursos foi citado pelo ministro na reunião, lembrando que algumas ações do Ministério do Turismo sofreram cortes substanciais nas relatorias, inclusive a de ‘Infraestrutura turística’, que ficou com R$ 5,2 milhões a menos. Para contornar o problema, Clarissa, através de seu partido, o Pros, apresentou um destaque de recomposição de valor, num montante igual ao que tina sido cortado.

O destaque já foi apresentado e será apreciado ainda hoje, na Comissão Mista de Orçamento (CMO), junto com demais dispositivos. Se passar, será incorporado ao texto que vai a plenário para votação, provavelmente amanhã, quinta-feira (25/03), conforme previsão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL). Clarissa está desde a noite de ontem negociando com sua legenda e com deputados de outros partidos a fim de garantir os recursos para o ministério.

Durante a reunião, foram citados alguns projetos que já estão sendo elaborados pelas prefeituras. Campos dos Goytacazes pretende fortalecer o turismo relacionado à agricultura e pecuária, com previsão de uma grande feira PET, além de apostar em eventos científicos. Três Rio quer trabalhar uma série de projetos relacionados à questão de esportes de aventura, aproveitando o potencial natural da cidade. Rio Bonito quer, por exemplo, fortalecer a imagem de ‘capital da bananada’. E Quissamã deseja atrair investimentos direcionados a seu parque natural.

“O motivo de eu ter pedido essa reunião, ministro, foi porque gostaríamos de uma aproximação maior entre o ministério e as prefeituras. Também queria apresentá-lo a uma série de cidades do interior, representadas aqui, com grande potencial turístico”, disse Clarissa Garotinho, que já atuou em outras ocasiões junto ao trade de turismo, inclusive quando, vereadora, foi responsável pela revisão do Plano Diretor de Turismo da Cidade do Rio.

Entre as autoridades municipais presentes, estavam: por Três Rios, Jacqueson Martins de Lima (vice-prefeito), João Aguiar (secretário de Cultura e Turismo) e Juliana Massi (sub de Cultura e Turismo); por Rio Bonito, José Américo (vice-prefeito), Janderson Muniz (secretário de Turismo), Teilor Cerqueira (secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico); por Campos, Almy Junior (secretário de Agricultura) e Diego Dias (sub de Cultura e Turismo); e por Quissamã, Kitiely de Freitas (secretária de Cultura e Lazer).

Veja o que disseram as aautoridades municipais sobre o encontro:

“Esse encontro foi importantíssimo para que pudéssemos apresentar nossos projetos, os quais pretendem movimentar o turismo local, nos permitindo gerar emprego e renda a população trirriense.Nossa cidade possui grande potencial turístico, por essa razão, devemos explorá-lo, a fim de crescermos economicamente”
Jacqueson Martins de Lima (vice-prefeito de Três Rios)

“A reunião foi um encontro importante para buscarmos, junto aos programas do ministério, ações para alavancar o agroturismo em Campos. Aliado a isso, com presença de grandes universidades, podemos, junto ao ministério, buscar recursos para realizar eventos científicos nacionais e internacionais”.
Almy Junior (secretário de Agricultura de Campos)

“Muito importante abrir diálogo direto no sentido de buscar recursos para investimentos em infraestrutura e eventos na nossa região”
Diego Dias (subsecretário de Turismo de Campos)

“Estamos felizes pela reunião visando incluir Rio Bonito nos programas e projetos do Ministério do Turismo, para assim desenvolvermos nossa cidade e região”
Janderson Muniz (secretário de Turismo de Rio Bonito)

“Achei muito importante a integração do ministério com o município, através da deputada, e esperamos conseguir alçar recursos para projetos voltado a área de eventos”
Kitiely Paula Nunes de Freitas (secretária de Cultura de Quissamã)