Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Segunda – Feira (29)

Almoço do Zé; Zé medalhão; Câmara do CEP; Fake na Aldeia; Pastel dos Leitos; Saúde para a Aldeia; Cassação de Lívia; e muito mais acesse nossa coluna política

372

Almoço do Zé

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), foi flagrado na tarde de segunda – feira (29), almoçando com o seu maior escudeiro Jânio Mendes, o Davi Souza o pato do governo. Eles estavam reunidos em um quiosque na praia do Peró, o mesmo que lacrou as praias proibindo o uso delas por conta da Covid-19, estava causando aglomeração almoçando a beira mar. Pelo visto o discurso que Zé faz de fique em casa é uma piada para a população cabofriense, pois o mesmo, não cumpri as regras.

Zé medalhão

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, participou na tarde desta sexta-feira (26) da cerimônia de entrega da Comenda Teixeira e Sousa. A solenidade fez parte da 30ª edição da Semana Teixeira e Sousa, e aconteceu na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), com restrições devido ao momento da pandemia e transmissão ao vivo pela rede social da Prefeitura de Cabo Frio. Contemplados pela contribuição em ações de incentivo e apoio à cultura do município, os agraciados na cerimônia foram o sambista Milton Carlos Teixeira Martins, indicado pela Câmara Municipal, e a professora e escritora Rosana Andreia da Silva Soares, homenageada pela Secretaria Municipal de Cultura.O prefeito José Bonifácio citou o romancista cabo-friense e parabenizou os dois agraciados do dia. “Quero aqui ressaltar a importância da realização deste evento para a cultura do município. É muito importante também, que os homenageados de hoje recebam essa Comenda com o olhar do nosso escritor, que dá nome ao evento, e que passou por cima da discriminação racial da época para preceder Machado de Assis. Parabéns aos homenageados e que venham mais Teixeiras e Sousas nascidos e criados na nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

Câmara do CEP

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou em sessão extraordinária, o Projeto de Lei 83/2020, de autoria do Executivo e que define o abairramento, fixa a divisão, denominação e respectiva delimitação dos 85 bairros do município. A matéria teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O objetivo é o planejamento urbano e regional; o controle da ocupação e do uso do solo municipal; a descentralização dos serviços com vistas ao pleno e adequado desenvolvimento urbano. A medida possibilita que todas as ruas possam ter o Código de Endereçamento Postal (CEP). O código é essencial para o recebimento de correspondências, encomendas e cadastro em órgãos governamentais. O documento será encaminhado ao Executivo. Após sancionado, caberá à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano por informar as alterações aos Correios, que por sua vez, darão andamento ao trabalho de criação e revisão dos CEP’s.

Fake na Aldeia

A Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia-RJ esclarece que é falsa a informação de que 11 óbitos teriam ocorrido em decorrência de uma falta de insumos. Todas as informações sobre novos casos de Covid-19, curados, óbitos em análise, são informados por meio do Boletim Coronavírus, divulgado nos canais oficiais da prefeitura.Nenhum dos óbitos tem relação com falta de oxigênio ou leitos. A prefeitura aldeense informou, que lamenta a perda de cada vida e se solidariza com os familiares, reafirmando que está empreendendo todos os esforços para salvar vidas neste momento tão crítico, e repugna veementemente a irresponsabilidade de quem cria e propaga fake news.

Castração em Cabo Frio

O Programa de Castração Municipal de Cabo Frio para cães e gatos (somente machos) chegou a Tamoios na quarta-feira (24). A ação acontece próximo ao Shopping Unapark, das 9h às 14h, e segue nos dias 7 e 28 de abril em Unamar e Aquárius respectivamente. Os agentes de controle de zoonoses farão visitas domiciliares para cadastramento, avaliação e agendamento da castração gratuita. Para isso, o tutor deve apresentar identidade, comprovante de residência com endereço de Cabo Frio-RJ e Cartão Nacional do SUS, além da raça e identificação do animal, que precisa estar saudável. Em breve, também será disponibilizado o cadastro virtual através de Whatsapp e link. No primeiro distrito, a ação segue nos bairros Jacaré (12/04 a 25/04) e Manoel Corrêa (10/05 a 23/05).

Pastel dos Leitos

A Secretaria de Estado de Saúde anunciou, nesta segunda-feira (29), a abertura de seis novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, para pacientes contaminados pela Covid-19. O anúncio foi feito durante uma reunião, realizada na unidade de saúde, com a presença de representantes do estado e de vários municípios da Baixada Litorânea. O encontro foi viabilizado após solicitação do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, que recebeu o secretário estadual de Saúde no último sábado (27), na sede do executivo aldeense.

Saúde para a Aldeia

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, recebeu representantes da Comissão dos Profissionais de Educação Física da Região dos Lagos, vinculados ao Conselho Regional de Educação Física (CREF1). No encontro, foi abordada a atribuição dos profissionais da categoria nas ações preventivas e de tratamento na área da saúde, inclusive em decorrência da Covid-19. Também foram debatidos projetos futuros de integração com o município. O secretário municipal de Esportes, Ricardo Ramos Gaspar, destacou que a parceria entre a gestão pública, o Conselho e as Comissões de Educação Física irão trazer benefícios para a população aldeense. “Estamos trabalhando em propostas para incluirmos a Educação Física como atividade essencial no município, desta forma, em tempos difíceis, como o que estamos vivendo, nós podemos até diminuir o fluxo de atendimentos, mas não iríamos parar. Isso irá trazer um benefício muito grande para a população, que terá direito à atividade física sempre presente. Esse encontro foi muito importante para dialogarmos sobre como essa inclusão pode ser abordada e realizarmos a integração com o conselho da categoria e a administração municipal”, disse.

Fiscalização em Búzios

Prefeitura de Armação dos Búzios-RJ divulgou o balanço das fiscalizações do GIF neste fim de semana. Durante o fim de semana (26/03 a 28/03), as equipes atuaram com proatividade e empenho para garantir o ordenamento da cidade e evitar a disseminação do coronavírus. Ao todo, foram registradas 37 denúncias por ligações, 5 notificações realizadas, 10 festas paralisadas, 2 autuações emitidas e 4 aglomerações desfeitas. Búzios segue com uma avaliação bem positiva das ações de fiscalização até o momento. E agradece o apoio e colaboração da população, inclusive, donos dos estabelecimentos comerciais, bares e quiosques, que respeitaram as medidas em prol do bem estar de todos. As fiscalizações continuarão por todo balneário, constantemente, para sempre tentar reverter o cenário atual.

Fiscalizando Arraial

Em Arraial do Cabo-RJ, as secretarias se uniram para fiscalizar o cumprimento do Decreto do prefeito Marcelo Magno (Solidariedade). A fiscalização de cumprimento da determinação do poder público municipal, que restringiu o acesso à cidade até o próximo domingo (04), tem a participação de várias Secretarias. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. São em torno de 100 fiscais espalhados por pontos diferentes do município – praias, lagoas e trilhas. O movimento nas barreiras é considerado bem abaixo do normal. Mesmo assim, alguns veículos tiveram que retornar, uma vez que só é permitido acessar a Arraial, moradores e trabalhadores.

Cassação de Lívia

A Procuradora Regional Eleitoral, Silvana Batini, recomendou a Justiça a cassação do mandato da prefeita de Araruama Lívia de Chiquinho e da vice, Raiana Soares Berling e a condenação das duas a oito anos de inegibilidade. O parecer faz parte de recurso contra decisão da justiça de Araruama que se limitou a multar a prefeita e. de acordo com a procuradora Lívia de Chiquinho se beneficiou do cargo, e dos canais oficiais da prefeitura em atos de promoção pessoal que desequilibraram a disputa eleitoral. A procuradora frisa, ainda, que a Justiça de Araruama desconsiderou, indevidamente, o real alcance do marketing irregular de Lívia e ressalta que a justiça eleitoral não deve privilegiar vitórias, mas avaliar se foram legítimas.