Servidores da Comsercaf chamam prefeito de ‘safado’ em protesto na prefeitura

193

Servidores da COMSERCAF – Companhia de Desenvolvimento de Cabo Frio – em greve desde o dia primeiro, protestaram no centro da cidade nesta segunda-feira (5). A categoria, percorreu as ruas do centro da cidade aos gritos de “prefeito safado” para reivindicar o pagamento de dezembro, EPIs – equipamentos de proteção individual -, como máscaras e álcool gel, e prioridade na vacinação contra a COVID-19.

— A gente quer que José Bonifácio entenda que nós temos filho pra criar pra dar comida e não tem como ficar com salário do ano passado atrasado. Temos criança com casa com fome, desabafaram os servidores que também exigem que o governo se posicione em relação a denuncia de agressão de um funcionário da Companhia por um chefe de seção.
O prefeito José Bonifácio novamente surpreendeu ao descer do gabinete e cruzar a Praça Tiradentes no meio dos manifestantes. Ao ser provocado, Bonifácio se dirigiu a categoria.

— Eu disse que não adianta vocês fazerem isso. Eu não tenho dinheiro, declarou Bonifácio ao deixar a prefeitura sob gritos de “prefeito safado”.

a prefeitura, em nota disse, que a greve atinge menos de 10% da categoria apesar de moradores de diversos bairros reclamaram do acúmulo de lixo nas ruas. O prefeito José Bonifácio questionado, anteriormente, sobre a paralisação disse que não fabrica dinheiro. Classificou o movimento de intransigente e disse que se a greve persistir o governo vai descontar os dias parados dos salários e das vantagens que a categoria tem direito.
Os proprietários de caminhões que prestam serviço a companhia também reclamam da falta de pagamentos desde o ano passado.

O QUE DIZ O GOVERNO

A Prefeitura de Cabo Frio, em nota, informou que mediante a paralisação de menos de 10% dos coletores está remanejando maquinário e profissionais para atender os bairros, a fim de minimizar o impacto na prestação de serviços de limpeza pública na cidade.

De acordo com a autarquia municipal, o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) foi regularizado e os profissionais devem solicitar a retirada dos itens diretamente no setor de trabalho. Em relação a imunização contra a Covid-19, o município esclarece que está seguindo todo o cronograma estipulado pelo Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O governo municipal destacou ainda que vem unindo esforços para manter a folha de pagamento dos servidores em dia, reforçando a prática de quitar os salários dentro do prazo previsto por lei. Ainda de acordo com a prefeitura de Cabo Frio, o executivo está trabalhando para o quanto antes quitar o salário de dezembro de 2020, que vem sendo reivindicado pelos servidores da autarquia municipal.