Search
Close this search box.
Macaco bugio-preto é flagrado na área urbana de Paraty

Macaco bugio-preto é flagrado na área urbana de Paraty

Por Rlagos Notícias

10 de abril de 2021

Compartilhar no WhatsApp
Bióloga diz que é raro ver espécie na área urbana — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um macaco bugio-preto foi flagrado na área urbana Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. O flagrante foi enviado neste sábado (10) por um morador através do WhatsApp da Rlagos, em imagem que mostra o animal comendo tranquilamente em cima de um muro.

Segundo o morador, o macaco está há alguns dias circulando pelo bairro Parque Ypê. Ainda de acordo com ele, equipes responsáveis por recolhê-lo teriam ido ao local, mas não o retirou de lá.

Rlagos entrou em contato com a Vigilância Ambiental de Paraty, que disse que realmente foi notificada e foi à Escola Professora Pequenina Calixto, onde o animal está vivendo, mas não conseguiu capturá-lo. Para fazer isso é preciso uma zarabatana (arma com dardo anestésico), que não há na cidade.

Por isso, o equipamento foi solicitado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A coordenação de Vigilância Ambiental disse que um grupo de pesquisadores da universidade é esperado até quarta-feira (14) para remover o animal com segurança.

Enquanto isso, armadilhas foram deixadas no local, assim como alimentação adequada para a espécie. Ainda de acordo com a coordenação de Vigilância Ambiental, agentes vão ao local diariamente para verificar as armadilhas e deixar mais comida para o animal.

A Vigilância Ambiental informou que trabalha em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para capturar o macaco com segurança.

Quem flagrar animais silvestres circulando por Paraty pode contatar a Vigilância Ambiental pelo telefone (24) 3371-3052.

Espécie tem população na Costa Verde

A pedido do Rlagos, a bióloga Karla Baldini identificou o macaco como um bugio-preto, também conhecido pelo nome científico Alouatta caraya. Segundo a bióloga, há populações da espécie na Costa Verde, principalmente em Angra dos Reis e na Ilha Grande.

Ainda de acordo com ela, esse macaco normalmente vive no alto das árvores, no interior de florestas, e é raro ver a espécie na área urbana. Além disso, ela come alimentos como frutas, flores e folhas e pode chegar a 75 cm e 7kg.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

10 de abril de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!