Dr. Serginho realiza o sonho de mais de 12 mil habitantes junto com o governador Cláudio Castro na inauguração da FAETC em Areal

233

AREAL – O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho inaugurou neste sábado (10), juntamente com o governador Claúdio Castrro, o presidente da Faetec, João Carrilho e o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, a primeira unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

O espaço de capacitação técnica profissionalizante, no município de Areal, na Região do Centro-Sul Fluminense, é fruto de uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura local. A unidade terá capacidade para oferecer 360 vagas em cursos profissionalizantes, ainda, em 2021.

“Neste primeiro semestre começaremos oferecendo 240 vagas em cursos profissionalizantes, e em breve este número será aumentado. Nossa missão enquanto órgão do governo estadual é ir ao interior e levar desenvolvimento, educação de qualidade, qualificação profissional e iniciação tecnológica aos municípios, garantindo o desenvolvimento de todo o estado.  Este é o nosso papel e, é o que estamos fazendo ao trazer a inovação tecnológica para esta população”, ressaltou o presidente da Faetec, João Carrilho.   

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, disse estar muito feliz em inaugurar a Faetec de Areal, pois está levando a educação para um local que estava carente deste tipo de serviço. “Estamos trazendo a esperança de dias melhores para Areal. Essa unidade irá edificar muitas vidas para a população.

O projeto do governo é levar os serviços públicos para a ponta, para aqueles mais necessitados. Estamos entregando uma Faetec que proporcionará capacitação e qualificação profissional permitindo o acesso direto a empregos. Além disso, traremos também laboratórios de iniciação científica com o padrão de modelos europeus que mudarão o futuro de Areal”, assegurou.

Antes de terminar a fala, Dr. Serginho salientou que a inauguração só foi possível em virtude da parceria, contribuição e confiança que o governador conduz a sua gestão. “O governador nos dá a liberdade necessária para gerirmos os recursos públicos e, por isso conseguimos em pouquíssimo tempo, implantar projetos como este”, concluiu o secretário. 

A unidade, localizada na Rua Nelson de Melo, no Centro de Areal, conta com 250 metros quadrados de área ocupada. O espaço é composto de três salas, sendo duas de aula para uso geral e uma de informática, além de uma sala multimídia e áreas para atendimento administrativo e pedagógico.

O governador Cláudio Castro ressaltou que a unidade ajudará os cidadãos da região abrindo oportunidades para a educação e consequentemente ofertando empregos. “Essa unidade da Faetec é um encaminhamento para o futuro, pois vai criar oportunidades e dar dignidade. Além disso, é um equipamento que ajuda na segurança, na saúde, na educação, na empregabilidade. O que a gente tem é que incentivar, dar condições, dar recursos para que tanto as secretarias como as prefeituras possam, juntas, executar políticas públicas para a população, como é esse equipamento aqui”, afirmou Cláudio Castro.

  Quem tiver interesse poderá se qualificar em cursos de curta duração, de 20 semanas, nas áreas nas áreas de Informática e Gestão e Negócios, como Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Assistente de Pessoal, entre outros.

O prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, disse que a inauguração da unidade da Faetec foi um grande presente para a cidade, que completou 29 anos de emancipação neste sábado. “É um presente de aniversário. A Faetec vai trazer crescimento para o nosso município. É de suma importância priorizar projetos que geram emprego para a população. O potencial de Areal é enorme, e nós queremos aproveitar tudo de bom que esse município nos oferece”, frisou.