Prefeito de Macaé se reúne com secretário estadual de Trabalho e Renda

156

MACAÉ – O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, esteve reunido no início da tarde desta sexta-feira (16), com o secretário Estadual de Trabalho e Renda, Paulo Teixeira. Uma das pautas do encontro foi a criação da Casa do Trabalhador, que tem como objetivo principal implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda, estimular a formação e a qualificação dos cidadãos, desenvolver ações de apoio ao trabalhador para contribuir com a sua inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições de ensino.

O prefeito Welberth agradeceu a visita da comitiva e ressaltou a importância da qualificação da mão de obra, para que os trabalhadores possam ser inseridos no mercado de trabalho. “É muito importante essa integração entre município e Governo do Estado. Em nossa cidade, o cidadão já conta com a Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, onde são oferecidos cursos de qualificação, sobretudo na área offshore. Estamos também com a parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), explicou.

O coordenador do Sistema Nacional de Emprego do Rio de Janeiro (SINE-RJ), Matheus Quintal, explicou que a Casa do Trabalhador oferece 30 cursos de qualificação, entre presenciais e à distância. “A Prefeitura de Macaé vai determinar quais serão os cursos oferecidos, pois é preciso atender a vocação da cidade. O que impede que muitos trabalhadores estejam empregados, é a falta de qualificação”, pontuou.

O coordenador da Casa do Trabalhador de Macaé, Mário Brasil, informou que a sede do órgão será no prédio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), onde serão oferecidos cursos e funcionará também uma unidade do SINE.

“Na próxima semana, teremos uma reunião para ver como está a questão junto com o Departamento de Estradas e Rodagem”, informou.

Participaram ainda do encontro, o secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Cristiano Gelinho; de Habitação, Leandro Mussi; de Ordem Pública, Alan de Oliveira; o vereador Luiz Matos, e ainda Luiz Carlos Gomes e André Longobardi.

Casa do Trabalhador – A Casa do Trabalhador é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criado em 2013, através da Lei nº 6.611/2013. Entre os benefícios da iniciativa, destaca-se o desenvolvimento de ações de apoio ao trabalhador, através do alinhamento entre a qualificação profissional e as demandas locais e a posterior oferta de serviços como: orientações sobre primeiro emprego, estágio, elaboração de currículo, atendimento ao jovem trabalhador, atendimento à mulher trabalhadora, entre outros.

Atualmente, existem sete unidades implantadas no Estado do Rio de Janeiro: Manguinhos, Itatiaia, Guadalupe, Ilha do Governador, Nova Friburgo, Petrópolis e Seropédica.