Governo de Bonifácio tem mais mortes que governo de Adriano; até abril de 2021 já superam os óbitos pela doença em 2020; praias estão liberadas

257

Um levantamento feito pelo Rlagos neste sábado (17) mostrou que as mortes por Covid-19 em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, de janeiro a abril de 2021, já superaram os óbitos pela doença nos 10 meses de pandemia em 2020.

A pesquisa foi feita com base nos dados divulgados pela Prefeitura até esta sexta-feira (16). A marca de 211 mortes por Covid, em 2020, foi superada no dia 10 de abril de 2021.

Veja abaixo o levantamento

2020

  • 3 mortes em abril
  • 22 mortes em maio
  • 33 mortes em junho
  • 26 mortes em julho
  • 36 mortes em agosto
  • 29 mortes em setembro
  • 20 mortes em outubro
  • 13 mortes de novembro
  • 29 mortes em dezembro
    Total: 211 mortes

2021

  • 65 mortes em janeiro
  • 76 mortes em fevereiro
  • 43 mortes em março
  • 46 mortes até 16 de abril
    Total: 230 mortes

De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Prefeitura, na sexta (16), a cidade tem 8.993 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia.

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 está em 87%; há 7 disponíveis. Já os leitos de enfermaria têm ocupação de 51%; há 19 disponíveis.

Neste sábado, o presidente do Comitê Executivo de Combate à Covid-19, Jefferson Buitrago, que é secretário de Mobilidade Urbana da prefeitura, afirmou que reuniões são feitas com frequência para avaliar as medidas a serem tomadas no município.

“A aceleração de mortes, infelizmente, retrata uma aceleração de mortes que acontece no Brasil. A gente falava de uma média de mortes aí de 700, 800, 900 pessoas até o fim do ano passado. De repente, nós estamos falando de uma média de mortes de 3 mil e tantas pessoas. E, obviamente, isso é reflexo da soma de diversos municípios, então a gente tá vivendo uma aceleração da pandemia e a gente está conseguindo aqui controlar, com um pé olhando pra economia, e com outro pé, cuidando da saúde da nossa população “, disse o secretário.

Praias e colocação de guarda-sóis liberados

A Prefeitura publicou um decreto nesta sexta-feira (16) permitindo que donos de barracas nas praias da cidade montassem 10 guarda-sóis, mesas e cadeiras.

No entanto, no sábado (17), a Prefeitura publicou uma errata, em que retira a permissão para mesas e cadeiras e mantém somente a autorização para que os donos de barracas montem os guarda-sóis.

“A Prefeitura de Cabo Frio comunica uma errata na edição do Decreto 6.509/2021, a respeito de mudanças nas regras de ordenamento das praias do município, entre as medidas de combate à proliferação do coronavírus. Onde se lê: ‘§ 3º Fica limitada a colocação, pelos barraqueiros, ao número de 10 (dez) guarda-sóis, mesas e cadeiras nas faixas de areia das praias.’ Leia-se: ‘§ 3º Fica limitada a colocação, pelos barraqueiros, ao número de 10 (dez) guarda-sóis, nas faixas de areia das praias, mantida a proibição quanto a colocação de mesas e cadeiras’. Os demais itens do decreto estão mantidos”, afirmou nota da prefeitura.

Para Jefferson Buitrago, mesmo com a flexibilização, é importante que a população tenha consciência.

“Essas reuniões (Comitê Executivo de Combate à Covid-19) são feitas diariamente e, às vezes, duas vezes por dia. O que a gente está procurando fazer é achar esse equilíbrio. E eu não me canso de dizer: a gente precisa contar com o apoio da população. A praia está liberada, mas não quer dizer que é pra você ficar amontoado, junto da outra barraca. Procura manter o distanciamento. Tem essa brisa gostosa. Faz uma atividade física, estar com a família em um lugar aberto. Mas é importante o bom senso, eu preciso que as pessoas nos ajudem”, ressalta o secretário