Incêndio atinge área equivalente a 5 campos de futebol no Parque Estadual da Costal do Sol

175

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área equivalente a cinco campos de futebol no Parque Estadual da Costa do Sol, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. As chamas foram controladas pelo Grupamento Operacional Marítimo Ambiental, da Prefeitura de Arraial do Cabo, na última quarta-feira (21).

O incêndio aconteceu na região da Rebeche, na Praia Grande. A região faz parte do Parque Natural Municipal da Restinga da Massambaba, criado para proteger uma das últimas áreas remanescentes de restingas, lagoas costeiras e brejos ainda em bom estado de conservação.

A área abriga inúmeras espécies de aves migratórias, além de ser habitat de vegetais endêmicos.

A ação conjunta de combate ao incêndio durou quase seis horas.

Ainda na última quarta-feira, na parte da tarde, o Grupamento Ambiental também identificou focos de incêndio na Prainha, mas logo foram controlados.

Além desses dois, um outro incêndio atingiu a região na segunda-feira da semana passada. Este primeiro incêndio de grandes proporções também foi na área de proteção ambiental do Parque Estadual Costa do Sol.

De acordo com o Grupamento Ambiental, a área atingida equivalia a três campos de futebol.

Segundo o município, há a suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso, devido às características, já que os focos estavam longes um do outro.

Em caso de incêndio, a orientação é ligar para os bombeiros o telefone no telefone 193.