Bitcoin e Ethereum corrigem por 5 motivos, explica analista

173

Os preços do Bitcoin e do Ethereum caíram 15% e 20%, respectivamente, nesta sexta-feira (23), quando o mercado de criptomoedas sofreu uma grande correção.

De acordo com o analista Joseph Young, cinco fatores provavelmente fizeram com que os preços das principais criptomoedas do mercado ficassem no vermelho depois de meses de alta e recordes de valorização.

Segundo ele, estes fatores incluem liquidação em massa, mercado futuro superaquecido e declínio do prêmio Kimchi.

Além disso, as vendas de baleias e questões tributárias de Joe Biden também podem ter impactado o mercado.

Motivos para as quedas de preço

Conforme apontou Young, dados da plataforma analítica Bybt.com indicam que o mercado de Bitcoin atualmente é majoritariamente vendido. Como apontou o analista, as operações de short atualmente respondem por cerca de 54% do total.

“Isso sugere que, no dia anterior, bilhões de posições compradas foram liquidadas, deixando muitas posições vendidas em aberto”, disse.

Young também destacou que os dados mostram que a quantidade de contratos em aberto do mercado de futuros de Ethereum atingiram uma alta de todos os tempos no CME. Ou seja, o mercado de futuros de ETH também estava ficando superlotado.

“A quantidade de contratos em aberto de futuros do Bitcoin também disparou antes de o preço do BTC cair.”

Outros fatores para queda

Outro fator apontado por ele é a declaração inesperada do fiscal financeiro da Coréia do Sul que levou a uma grande venda no mercado de criptomoeda sul-coreano.

Tal fato causou o colapso do chamado “prêmio Kimchi”, um importante indicador para o BTC.

A venda de BTCs pelas baleias de pequeno e médio porte também podem ter influenciado as quedas, segundo Youg:

“A pressão de venda exercida por baleias de pequeno e médio porte, que vendiam entre US$ 100.000 e US$ 1 milhão em Bitcoin nas principais exchanges, intensificou a queda do Bitcoin no curto prazo”, disse.

Por fim, ele apontou os planos do presidente dos EUA, Joe Biden, de aumentar os impostos sobre pessoas ricas.

Junto com o anúncio, o mercado de ações dos EUA caiu. O Dow Jones, por exemplo, caiu mais de 1% em 22 de abril em um único pregão.