Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Sexta – Feira (14)

Zé sopra vela; Papagaio de pirata; Poluição vira indústria de corrupção; De quem é o IML?; Ativista desafia fiscalização da lagoa; Secretaria carregada de macumba; Lorran vai ficar preso até dia 1ª; Liminar do Marthis; São Pedro comemora 404 anos; Pastel da poeira; Motoristas de Cabo Frio campeões de multas; Morre Picciani ex- deputado e presidente da ALERJ;

258

Zé sopra vela

Quem sopra as velinhas nessa sexta – feira (14), é o prefeito de Cabo Frio, Bonifácio faz 76 anos. Zé fez em suas redes socias um poste, falando de sua trajetória em Cabo Frio. Sua jornada é repleta de realizações, em uma carreira política rica em experiência, transparência e muito trabalho. O Zé também é um grande exemplo de marido, pai, avô, um cara gente boa que se preocupa em fazer a diferença na vida de todo mundo. Por isso, essa data não poderia passar sem que a gente pudesse agradecer e desejar felicidades e muitos anos de vida pro Zé.

Papagaio de pirata

O vereador de Cabo Frio, Jean da Auto Escola (PL), está igual a papagaio de pirata. O nobre edil só vive atrás do seu colega de Câmara Municipal e de partido, Josias da Swell (PL). Jean ainda não apresentou um projeto sequer em favor da população da cidade. No entanto, o mesmo não sai da cola de Swell, que já não aguenta mais o grude.

Poluição vira indústria de corrupção

O ativista do Movimento “A Lagoa é Nossa” Pablo Santos, comparou a poluição na lagoa de Araruama a seca no Nordeste, que alimenta uma indústria de corrupção. Pablo diz que se abrir a caixa preta dos repasses feitos para despoluir a Lagoa, “vai muita gente presa”. Ele acredita que enquanto existir verbas para investimento na despoluição, o problema não será resolvido. O Consórcio Lagos São João, que reúne 13 municípios da região e que acaba de completar vinte anos de fundação é o alvo das críticas do ativista. O Consórcio, atualmente presidido pelo prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, é acusado de servir, apenas, para captar recursos e maquiar a poluição. Pablo diz que não vê mudanças na Lagoa, nem pelo trabalho do Consórcio, muito menos por ação da concessionária Prolagos, que é apontada como uma das principais poluidoras. O ativista diz que nada mudou em vinte anos. Segundo ele, os pescadores sofrem com a escassez do pescado e o despejo de esgoto se multiplica sem fiscalização, apesar dos milhões de Reais destinados para despoluição nas últimas duas décadas.

De quem é o IML?

Pelo visto todo mundo agora resolveu ser dono do IML de Cabo Frio, quem anda surfado em um projeto que foi desenvolvido por Dr Serginho, e o Deputado Estadual Anderson Alexandre, o mesmo que nem da Região dos Lagos é está querendo garantir uma boquinha nas urnas para eleições de 2021 na Região se mostrando um bom moço para gambelar o povo. Par quem não sabe o IML foi um projeto desenvolvido pelo Deputado afastado e atual secretario Dr Serginho (Republicanos), o mesmo na época do governo Wetzel, chegou solicitar a reforma do mesmo, mais após seu afastamento Serginho recorreu a Cláudio Castro. No entanto, o seu colega de Alerj, Anderson Alexandre, quer se intitular o pai da criança, porque filho feio não tem pai, mas rebento bonito aparece um monte de surfistas para pegar uma caroninha no sucesso.

Ativista desafia fiscalização da lagoa

Pablo dos Santos, desafiou fiscais do Meio Ambiente, Polícia Ambiental e INEA a levar para a cadeia os responsáveis pela poluição e despejo de esgoto na Lagoa. O desafio, feito nesta sexta-feira, num vídeo em que mostra a orla da Lagoa da Praia do Siqueira tomada pelo esgoto, é uma resposta a operação de combate a pesca ilegal, esta semana, que reuniu diversos órgãos e resultou na prisão de dois pescadores de Cabo Frio, que foram flagrados, usando rede de tróia com malha de 8 e 10 milímetros. – Quero ver eles fiscalizarem essa vergonha aqui… Não pescador… Isso é vergonhoso. Isso é crime mas, para eles, crime é a rede de Tróia, disse Pablo mostrando o esgoto in natura na orla da Lagoa na Praia do Siqueira. A operação ocorreu nas áreas 1 e 2 da Lagoa, em Cabo Frio. O local compreende a orla das Palmeiras, Ilha do Anjo, Canal Itajuru e Boca da Barra. Em São Pedro da Aldeia o patrulhamento esteve em áreas como Mossoró, Porto da Aldeia e Ponta do Ambrósio, entre outros. A lei determina o uso de malha a partir de doze milímetros para evitar a captura de peixes e crustáceos pequenos que ainda não chegaram à fase adulta, sem potencial para a reprodução. Os dois responderão por crime ambiental.

Secretaria carregada de macumba

Os funcionários da Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio-RJ, encontraram um despacho de macumba no banheiro do prédio do órgão municipal, na tarde desta sexta-feira (14). De acordo com fontes do nosso portal, a secretária da pasta, Nilza Miquelotti, ficou horrorizada ao saber do fato. Parece que estão querendo amarrar os caminhos de Nilza no governo do prefeito José Bonifácio (PDT). No entanto, esse trabalho aconteceu pela segunda sexta consecutiva. Segundo a nossa fonte, essa macumba seria para retirar Miquelotti do cargo e trazer de volta a ex-secretária, Janaína Revelles, irmã do ex-presidente exonerado da Comsercaf, Jefferson Vidal.

Lorran vai ficar preso até dia 1ª

O vereador de Búzios Lorram Gomes da Silveira vai continuar preso, pelo menos, até o dia primeiro de junho, quando está marcado o julgamento de um pedido de Habeas Corpus impetrado pela defesa. O destino do vereador buziano, acusado de corrupção, organização criminosa, falsificação e estelionato, será decidido por cinco desembargadores da Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado. A sessão virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus, está marcada para as dez da manhã. A desembargadora Gizelda Leitão Teixeira é a relatora. O desembargador Antônio Eduardo Ferreira Duarte preside.

Liminar do Marthis

Armação dos Búzios-RJ vive um novo imbróglio político. O prefeito da cidade, Alexandre Martins (Republicanos), foi afastado do cargo na manhã desta quinta-feira (13), por uma decisão judicial em 1° instância, dada pelo juiz da 2° Vara de Búzios, Raphael Baddini, onde Alexandre foi acusado de improbidade administrativa e danos ao erário. A liminar para a permanência de Martins no cargo de chefe do executivo municipal saiu por volta das 21h, conseguida no Tribunal de Justiça do Rio. A população de Búzios está assustada e traumatizada com toda essa confusão. Pois essa instabilidade política, mexe e muito com a economia local.

São Pedro comemora 404 anos

São Pedro da Aldeia comemora 404 anos neste domingo com uma programação especial, exclusivamente on-line, respeitando as medidas preventivas à Covid-19. A programação de show online, domingo, a partir das 17 h terá show com o grupo “Nada Igual”, que vai cantar um repertório recheado de hits do pagode, pop, sertanejo e axé e a cantora Paula Azevedo com um repertório que vai reunir os clássicos do samba nacional. A programação prossegue até o dia 29, sempre as sextas e sábados com artistas locais se apresentando em lives musicais.

Pastel da poeira

O plano de recuperação das ruas de São Pedro da Aldeia está avançando com vistorias técnicas das vias e planejamento de novas ações de pavimentação e saneamento básico. Representantes das secretarias municipais, junto com o prefeito Fábio do Pastel, estiveram em nove bairros nesta quinta-feira (13) para avaliar a continuidade das atividades. A Secretaria das Cidades do Rio de Janeiro, responsável pelo projeto Estado Presente, foi representada durante o levantamento das condições dos locais, para solicitação ao governo estadual. O prefeito, Fábio do Pastel, analisou pessoalmente as estruturas visitadas.

Motoristas de Cabo Frio campeões de multas

Transitar em velocidade superior a permitida, avançar o sinal vermelho e dirigir sem o cinto de segurança estão no topo do ranking das infrações de trânsito no Estado do Rio, este ano, de acordo com levantamento do DETRAN. No top dez das infrações cometidas ao volante também estão infrações como dirigir segurando ou manuseando o telefone celular e estacionar sobre calçada ou sobre a faixa de pedestres. Os motoristas de Cabo Frio são os campeões em multas na região. Este ano 3.427 foram multados por cometer alguma infração ao Código Nacional de Trânsito. Búzios multou 1.652 condutores. Araruama 553. São Pedro 512. Arraial do Cabo 161 e Iguaba Grande 145.

Morre Picciani ex- deputado e presidente da ALERJ

O ex-deputado estadual do Rio Jorge Picciani morreu, nesta sexta-feira, em São Paulo. O parlamentar estava internado desde o dia 8 de maio no Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, na capital paulista para tratar um câncer na bexiga. Picciani era filiado ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e foi ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) por diversos mandatos. Ele era aliado do ex-governador do Rio Sérgio Cabral e foi preso por envolvimento em esquemas de corrupção. Em nota, a Alerj informou que “lamenta profundamente” a morte do ex-deputado e ex-presidente da Casa. O atual presidente da Casa, André Ceciliano (PT), ofereceu as instalações do Salão Getúlio Vargas para o velório, que deve acontecer no inicio da noite desta sexta-feira.