Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quarta – Feira (03)

Zé vacina comorbidades; Governo do Zé faz Fake; Zé do Parque; Novo decreto na Aldeia; Saquarema teve reforço no CORPUS CHRISTI; Saquarema na vigilância; 30% de hotéis lotados em Cabo Frio; Sopa de letrinhas no banquete de Castro; Vacinação para os artistas em Macaé;

233

Zé vacina comorbidades

A sexta-feira (4) não marca apenas o início da vacinação dos profissionais da Educação de Cabo Frio, mas também será dia de aplicar a primeira dose da vacina nas pessoas com comorbidades com idade entre 35 e 39 anos. A imunização será nas unidades de saúde específicas para Covid-19, das 9 às 16h. Como ocorre com os demais grupos, a imunização acontece de forma escalonada devido ao envio de vacinas pelo Estado, que permanece de forma gradativa, não abrangendo todas as idades deste público-alvo. Quem tem comorbidade deve comprovar a condição de saúde por meio de documentação. É preciso levar a cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. Também é preciso levar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio. As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para prioridade na vacinação são: doenças cardiovasculares, incluindo insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatia, miocardiopatia e pericardiopatia, doença da aorta, doença dos grandes vasos e fístulas asteriovenosas, arritmia cardíaca, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Governo do Zé faz Fake

O governo do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), criou uma fake news para acobertar o vereador de Casimiro de Abreu, Wellington Azevedo dos Santos, lotado na guarda municipal e que recebeu, indevidamente, sem trabalhar, horas extra e benefícios que multiplicaram por três o salário base dele. A prefeitura, em nota, confirma a versão de Wellington Santos, de que ele, atualmente, está lotado no quadro administrativo da Guarda. A secretária de Direitos Humanos e Segurança Pública, Aglaia Olegário, ainda confirma que que no mês março ele trabalhou com a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), em esquema de plantão, durante as madrugadas, dando suporte para às equipes que atuaram nas barreiras intermunicipais, durante a pausa sanitária, decretada pelo governo do estado do Rio.A secretária ignora e não explica, na nota divulgada pela sub secretaria de comunicação da prefeitura, porque o nome dele não aparece em nenhuma “Convocação Extraordinária”, a Escala de Trabalho, que é assinada por Rosangela Mallman, superintendente de patrimônio da Guarda de Cabo Frio, o que justificaria as horas extras.No dia 17, pelo menos, ele não poderia estar cumprindo escala em Cabo Frio porque estava em Brasília, em companhia do vereador Léo da Bomba e não fez questão de esconder a viagem de ninguém. O vereador publicou fotos nas redes sociais, nos gabinetes de deputados e em frente ao Congresso, onde protocolou pedido de liberação de verbas para a construção de bases da Guarda Municipal em Casimiro de Abreu.

Zé do Parque

No dia 22 de maio, o prefeito José Bonifácio assinou uma carta de intenções para a futura instalação da sede do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro, no Parque Natural Municipal do Dormitório das Garças em Cabo Frio. Os geoparques são áreas chanceladas pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que buscam combinar conservação, desenvolvimento sustentável e envolvimento da população local. Cabo Frio pode ser o 1º município a fechar este tipo de cooperação, que une um trabalho de educação ambiental, auxílio na implementação de trilhas interpretativas e também na promoção de cursos para professores, guias e pessoas ligadas ao meio ambiente, juntando as informações geológicas com informações culturais, montando um programa de gestão do patrimônio integrado da cidade. Além do prefeito, a carta também foi assinada pela geóloga Kátia Mansur, pelo secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, e pela homenageada e ícone na história da educação e cultura de Cabo Frio, a professora Yone Nogueira.

Novo decreto na Aldeia

O município de São Pedro da Aldeia adotou novas medidas de restrição, definidas em reunião do Gabinete de Crise e instituídas pelo Decreto nº 109, publicado nesta quarta-feira (2). Devido ao ponto facultativo de Corpus Christi, nesta quinta (3) e sexta-feira (4), e em função da confirmação da nova variante indiana da Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro, a gestão municipal ressalta os cuidados para conter a disseminação da doença na cidade. Dentre as restrições, estão a intensificação da fiscalização do cumprimento às medidas, a proibição de música ao vivo e a transmissão de atividades esportivas em comércios.    A Secretaria de Saúde alerta aos cidadãos sobre a importância da manutenção e intensificação dos cuidados contra o vírus. O município segue com o bandeiramento laranja.  A prefeitura ressalta que não há casos suspeitos nem registrados no município, contudo, o uso de máscaras, a correta higienização das mãos e o distanciamento social devem ser rigorosamente mantidos. As medidas devem ser seguidas inclusive por moradores que já tenham sido imunizados. A prioridade da gestão municipal aldeense é proteger vidas. O município trabalha incansavelmente para manter, também, o equilíbrio epidemiológico e econômico, buscando garantir à população o direito de ir e vir, assim como o direito ao trabalho. A prefeitura destaca que a colaboração popular é fundamental neste momento para evitar a disseminação do vírus.

Saquarema teve reforço no CORPUS CHRISTI

O primeiro dia de fiscalização para o cumprimento dos decretos de prevenção ao Coronavírus reuniu todos os órgãos de Segurança do município de Saquarema. Guarda Civil, Defesa Civil, Salvamar, Agentes de Trânsito, PROEIS, Fiscalização de Posturas e Agentes de Apoio realizaram diversas atividades em toda a cidade.Diversas barreiras sanitárias foram montadas nas entradas da cidade. Nelas, equipes da Prefeitura estão abordando os motoristas que chegam em Saquarema e liberando a passagem daqueles que cumprem os requisitos do Decreto 2135/2020.Nas orlas, equipes do Salvamar e da Guarda Civil estão fiscalizando banhistas no uso das praias. Já no comércio, agentes de apoio estão orientando lojistas e clientes sobre o uso de máscaras, álcool em gel e demais itens de higiene, além da conscientização sobre o distanciamento social.As operações seguirão intensificadas até o dia 09 de junho, próxima quarta-feira.

Saquarema na vigilância

As equipes de Vigilância Sanitária do município de Saquarema estão nas ruas nesta quinta-feira para cumprir as recomendações dos decretos municipais de prevenção ao Coronavírus (SARS-CoV2). Durante a ação, as equipes estão fiscalizando as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos comerciais da cidade. Além do comércio, hotéis e demais estabelecimentos de hospedagem também estão sendo vistoriados sobre o cumprimento das regras de segurança e prevenção à Covid.

30% de hotéis lotados em Cabo Frio

A taxa de ocupação da rede hoteleira, em Cabo Frio, no feriado de Corpus Christi, está em 30%, segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer. De acordo com o responsável pela pasta, Carlos Cunha, os hotéis da cidade estão autorizados a ter ocupação de até 50%, conforme determinação dos decretos municipais em vigência. Ainda segundo o secretário, equipes de fiscalização da Prefeitura de Cabo Frio estiveram em hotéis e pousadas para verificar o cumprimento das normas sanitárias. “Estivemos em vários estabelecimentos, e todos passaram na inspeção. Regras como a disposição de álcool em gel na recepção, saunas fechadas, mesas com distanciamento mínimo de 1,5m nos restaurantes e piscinas, entre outras, foram verificadas”, conta Carlos Cunha. Para o feriado de Corpus Christi, em Cabo Frio seguem valendo as medidas restritivas de combate à Covid-19 definidas no Decreto Municipal Nº 6.528, publicado no último dia 7 de maio, e no Decreto Nº 6.539, publicado no último dia 27. Por conta da pandemia, não haverá programação cultural na cidade. Também não está prevista a realização de barreiras sanitárias nos acessos ao município. O regramento em vigência determina a proibição da permanência de pessoas nas vias públicas do município entre meia-noite e 5h da manhã, exceto em trânsito. Em relação aos bares e restaurantes, o horário limite para fechamento permanece até às 23h. Casas de festa podem funcionar para eventos particulares também com 50% de ocupação.

A exemplo de Pezão, Castro investe em sopa de letrinhas no banquete eleitoral

Com a decisão de abrir vaga no primeiro escalão para os deputados Vinícius Farah (Desenvolvimento Econômico) e Max Lemos (Infraestrutura), o governador Cláudio Castro (PL) leva mais dois pesos-pesados para o governo. O MDB e o PSDB vão se unir ao PL de Castro para dar corpo à mega-aliança que o moço pretende construir rumo à reeleição. Além, claro, dos outros partidos menos cotados. A estratégia é fazer uma sopa de letrinhas como a que deu o segundo mandato a Luiz Fernando Pezão (MDB). Curioso vai ser ver esse povo todo junto no palanque. Ainda mais porque cada partido vai acender sua vela para um candidato a presidente, na mesma campanha eleitoral. Ao que tudo indica, Castro vai ter em sua campanha as presenças de Jair Bolsonaro, Anthony Garotinho e Marcelo Crivella. Para o bem e para o mal — acompanhados dos seguidores e da rejeição de cada um.

Vacinação para os artistas em Macaé

A Campanha Vacinação Solidária, criada pela Prefeitura de Macaé e liderada pela primeira-dama, Quelen Rezende, ganhou a adesão de artistas locais para a conscientização da importância da vacinação e da ajuda ao próximo, com a arrecadação de alimentos não perecíveis.Nesta terça-feira (1), a primeira-dama se reuniu com alguns secretários municipais para apresentar a nova ação, que visa chamar a atenção da população para que não deixe de se vacinar e os que quiserem, contribuir com um quilo de alimento. “Ficamos muito felizes com a colaboração e apoio de todos. O artista Marcelo Marrom fez a música, em que reforça que a vacinação continua e que toda ajuda será bem-vinda para quem precisa”, disse. Quelen destacou ainda que as doações serão distribuídas para entidades como Casa do Idoso, Recanto dos Idosos, Toca de Assis e Escola Sentrinho. “Estamos visitando outras instituições que poderão ser incluídas. O intuito é ajudar o máximo de pessoas que estejam precisando desta contribuição, que conta com a colaboração de toda sociedade macaense”, frisou. Para o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Mauro Torres, com a participação dos artistas na Campanha Vacinação Solidária, a adesão da população tende a ser mais intensa e, consequentemente, mais pessoas que estão precisando serão beneficiadas. “Poder público e sociedade têm que se unir neste momento em prol da vacina e da solidariedade”, observou.