FEMINICÍDIO | Câmeras de segurança de shopping registram momento do ataque à estudante; imagens são fortes em Niterói

Matheus Silva chegou à praça de alimentação do shopping em Niterói às 13h03, como mostrou o horário registrado na câmera. Vitórya Mota, 22 anos, almoçava sozinha no local. A faca que ele usou para atacar a jovem foi comprada no shopping, de acordo com a investigação.

855

Imagens do circuito interno do Plaza Shopping, no Centro de Niterói, mostraram como Matheus dos Santos da Silva, de 21 anos, esfaqueou a estudante Vitórya Melissa Mota, de 22 anos, nesta quarta-feira (2). As imagens são fortes.

Veja abaixo como aconteceu o ataque:

  • Matheus chegou à praça de alimentação do shopping às 13h03, como mostrou o horário registrado na câmera de segurança;
  • Vitórya estava almoçando sozinha em uma mesa;
  • Nas imagens, é possível ver que ele ficou próximo da estudante por quase um minuto até ser percebido por ela;
  • Nesse momento, ele começou a falar e a gesticular com Vitórya, que parou de comer para prestar atenção nele;
  • A jovem falou algo e Matheus se aproximou um pouco mais;
  • Ela parou de falar e ficou olhando fixamente para a frente por um tempo antes de responder ao rapaz. Ele seguia gesticulando;
  • Vitórya colocou a mão no rosto por um momento. Até esse ponto, a conversa já durava 3 minutos;
  • Neste momento Matheus colocou uma das mãos dentro da bolsa que carregava à tiracolo, e se aproximou ainda mais de Vitórya;
  • Eles seguiram falando e, 1 minuto e 26 segundos depois, quando Vitórya começou a se levantar da mesa, recebeu o primeiro golpe da faca que estava na bolsa de Matheus;
  • A estudante caiu e ele seguiu desferindo golpes;
  • As pessoas que estavam em volta perceberam ação e saíram correndo;
  • Na sequência, Matheus foi contido pelos seguranças do shopping, até a chegada da polícia

Algumas pessoas tentaram socorrer Vitórya. Os bombeiros foram acionados às 13h12 e a estudante foi levada para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), onde já chegou morta, segundo informações da unidade de saúde.

O rapaz foi preso em flagrante e levado para a 76ªDP. A polícia informou que a perícia foi realizada no local.

Amigos em curso de enfermagem

Segundo a polícia, os dois eram amigos de turma em um curso técnico de enfermagem. Ainda segundo a investigação, a faca usada por Matheus no crime foi comprada no shopping minutos antes do ataque.

A polícia informou ainda que, segundo amigos da vítima, Matheus “nutria um amor não correspondido” por Vitórya. Ele vai responder pelo crime de feminicídio.

Imagem da faca, e da nota fiscal, comprada por Matheus momentos antes do crime, segundo a polícia — Foto: Reprodução
Imagem da faca, e da nota fiscal, comprada por Matheus momentos antes do crime, segundo a polícia — Foto: Reprodução

Vitórya trabalhava em uma cafeteria do shopping. O estabelecimento lamentou a morte da jovem nas redes sociais.

“O que escrever? Como se tira a vida de uma pessoa assim? Há quase 3 anos, Vic trabalhava conosco. Sempre sorridente ( ela tinha inúmeros motivos para não sorrir). Sempre meiga, educada, estudiosa, atenciosa, inteligente, cativante…..A equipe @coffeetown_plazashopping está despedaçada, desesperada, traumatizada com tanta crueldade. Ela era muito querida por todos: da ‘tia do banheiro’ ao cliente da cafeteria. Voa Vic❤️❤️️ Com certeza o céu estava precisando da sua doçura. Aqui seguiremos com um pedaço nosso faltando”, postou o perfil da cafeteria.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Matheus sendo conduzindo para a 76ª DP — Foto: Reprodução
Matheus sendo conduzindo para a 76ª DP — Foto: Reprodução

O que diz o Shopping

A administração do Plaza Shopping informou que está acompanhando de perto o caso e prestando toda a atenção à vítima. De acordo com a nota, o shopping se solidariza à família e amigos da jovem Vitórya Melissa Mota.

Ainda de acordo com o estabelecimento, o Plaza “repudia qualquer ato de violência e segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações caso seja necessário”. O empreendimento repudiou também “mais um crime de feminicídio que ocorre no país”.

Na nota, a assessoria do shopping informou que o suspeito foi entregue à polícia pelos seguranças e está preso na 76ª DP (Niterói).

Matheus Silva foi levado para a 76ª DP, em Niterói — Foto: Reprodução/redes sociais