Search
Close this search box.
ZÉ DA MORTE | Bonifácio irá realizar exposição da morte mediante a Covid-19 causando aglomeração onde irá reunir criadores de Cavalos de todo o Estado em Cabo Frio

ZÉ DA MORTE | Bonifácio irá realizar exposição da morte mediante a Covid-19 causando aglomeração onde irá reunir criadores de Cavalos de todo o Estado em Cabo Frio

Por Rlagos Notícias

8 de junho de 2021

Compartilhar no WhatsApp

De 23 a 26 de junho, o Parque de Exposições de Tamoios, em Cabo Frio, vai receber a 1ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador. O evento tem como objetivo divulgar a raça e incentivar o pecuarista local, além de reunir criadores de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Pelo menos 140 cavalos já estão inscritos para participar da exposição. Alguns são de propriedade de criadores de cidades da Região dos Lagos, como de Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Rio Bonito.

Cabe ressaltar que este tipo de eventos na cidade estão proibidos de acordo com o decreto assinado pelo prefeito José Bonifácio, o Decreto Municipal 6.528, com medidas atualizadas de controle à disseminação do coronavírus em Cabo Frio. As novas regras implementam mudanças para o setor de bares e restaurantes, e mantém a proibição para shows, eventos e transporte náutico de passageiros com finalidade turística, entre outras medidas.

Veja o decreto assinado por Bonifácio – Novo decreto com medidas de combate à Covid-19 entra em vigor em Cabo Frio – Prefeitura Municipal de Cabo Frio

O funcionamento de boates e espaços de dança permanece proibido, bem como serviços de transporte náutico de passageiros com finalidade turística.

Durante todos os dias, o evento terá início às 9h. O uso de máscara e respeito aos protocolos sanitários serão obrigatórios. A exposição está sendo realizada pela Expresso Eventos e pela Associação de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Estado do Rio, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio.

Segundo o veterinário e organizador do evento, Rodrigo Pintado, os animais chegarão ao município no próximo dia 23. Todos os cavalos inscritos vão participar de competições de morfologia, marcha batida e marcha picada para machos e fêmeas. Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféus e faixas.

“Este setor está há muito tempo parado, sem competições ou exposições, e isso tem causado desemprego. Com a volta das exposições, mesmo com restrições e protocolos sanitários, vamos movimentar o setor, marcando assim uma retomada econômica. Além disso, esse evento marca também o resgate da área rural, que por muitos anos ficou parada no município”, explica Rodrigo Pintado.

Para a secretária municipal de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, o evento é importante não só para colocar o município no circuito de exposições, como também para incentivar o pequeno criador e movimentar a economia, já que os participantes vão se hospedar na cidade.

“Vamos receber criadores de todo o Estado do Rio, que vão se hospedar da rede hoteleira de Cabo Frio e Tamoios, e consumir no comércio da cidade. Além disso, é um grande incentivo para o criador do cavalo Mangalarga Marchador e para o pecuarista”, afirma a secretária.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, FEIRAS DE ARTESANATO E DO PRODUTOR RURAL

Além da 1ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Cabo Frio, o Parque de Exposições de Tamoios também vai sediar, de 24 a 27 de junho, as feiras do Produtor Rural, de livros e de artesanato.

Além disso, uma praça de alimentação será montada em um dos galpões, com seis restaurantes que serão geridos pelas cinco comunidades quilombolas da cidade e pela Associação do Pequeno Produtor Rural de Cabo Frio.

“Teremos pratos típicos como feijoada, galinha com aipim, caldos, entre outras iguarias. Nosso objetivo é incentivar as comunidades a participarem dos eventos, gerando renda e preservando a cultura. Nos dias 24 e 25 de junho, teremos comidas típicas juninas feitas pelos produtores rurais da nossa cidade. Já no domingo, dia 27, será realizada mais uma edição da Feira do Produtor Rural, que já é sucesso total, com produtos e alimentos frescos, de fabricação e produção local”, finaliza Katyuscia Brito.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

8 de junho de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!