Search
Close this search box.
Casa de Petrópolis vai receber exposição ‘Pretérito Imperfeito’ de Pedro Varela e Bruno Weilemann

Casa de Petrópolis vai receber exposição ‘Pretérito Imperfeito’ de Pedro Varela e Bruno Weilemann

Por Rlagos Notícias

10 de junho de 2021

Compartilhar no WhatsApp

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, vai receber a partir desta quarta-feira (9) a exposição “Pretérito Imperfeito”, dos artistas Pedro Varela e Bruno Weilemann.

A mostra ficará no espaço cultural até a primeira semana de setembro e é composta por pinturas e instalações que utilizam o fragmento e a memória como parte do repertório criado pelos artistas para a Casa.

A visitação pode ser realizada de quarta a domingo, das 10h às 16h. A entrada custa R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada. Moradores de Petrópolis têm entrada gratuita às quartas, mediante comprovante de residência.

As obras que serão expostas dialogam intimamente com os elementos da casa e do jardim. A mostra trata o passado como um farol que ilumina as sombras da noite do presente e ajuda a navegar em tempos que parecem sem contornos.

“Eu tenho interesse nas obras que irão mostrar o talento próprio de cada um deles e por se voltarem para o século XIX brasileiro, que foi tão desprezado pelos modernos”, explica Luiz Aquila, responsável pelas exposições da Casa e por ter convidado ambos os artistas para a realização da mostra.

Tendo a Casa como tema, algumas obras harmonizam ou contrastam com seu interior, utilizando a luz e as cores dos seus espaços, bem como os elementos do papel de parede e das cortinas, muito bem preservados.

“Eu nunca havia exposto num lugar como este, diferente ao das galerias, com espaços neutros”, disse Bruno Weilemann.

O artista destaca ainda que “É preciso manter o passado vivo, mas toda História é plástica”. Em seu trabalho recente, Weilemann tem utilizado muito de imagens da Missão Francesa de 1816. Fragmentos dessas obras serão reutilizados nas obras da exposição.

Artista Bruno Weilemann terá obras expostas na Casa de Petrópolis — Foto: Divulgação
Artista Bruno Weilemann terá obras expostas na Casa de Petrópolis — Foto: Divulgação

A utilização de fragmentos, a colagem, as apropriações, a recombinação de memórias, a polifonia e o simbolismo iconográfico do ‘imaginário brasileiro’ e referências à cultura pop fazem parte da poética dos dois artistas.

“A casa e seus segredos, os artistas e suas memórias, um novo vínculo atávico da origem. Tudo repleto de falsidade e verdade”, complementa Bruno.

Casa de Petrópolis Instituto de Cultura vai receber obras do artista Pedro Varela — Foto: Divulgação
asa de Petrópolis Instituto de Cultura vai receber obras do artista Pedro Varela — Foto: Divulgação

“Tenho interesse neste passado que não passa, mas que transparece em nosso cotidiano, nas nossas pequenas ações, na nossa identidade” diz Pedro Varela.

Varela, de reconhecimento internacional, recria a paisagem tropical através do seu realismo fantástico, que mistura referências da história e da história da arte com devaneios e formas inventadas. Personagens anônimos surgem ao lado de florestas exageradas, que formam um emaranhado de flores, caules, fungos e formas quase abstratas.

As referências do artista passam pelas representações feitas por artistas das missões científicas durante o período colonial, cartas náuticas do renascimento, ilustrações do botânico e naturalista Ernst Haeckel, e até a série “Droguinhas” da Mira Schendel.

O artista apresentará alguns de seus trabalhos mesclados a peças de macramês produzidas pela Andreza Dalcamim (@artedaspretas no Instagram).

“O macramê entra como uma imagem poética dessa trama de narrativas históricas, que se entrelaçam e criam padrões”, disse Pedro Varela.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

10 de junho de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!