Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Sexta – Feira (11)

PT aposta em Aquiles para Federal; Lula racha governo de Zé; É preciso tonar mais uma dose; Um discussão Estéril; 600 morte do Zé; Demissão de médico desgasta Magno; Zé vai no Palácio; Novo decreto do Pastel;

264

PT aposta em Aquiles para Federal

O secretário de Zé esteve quinta-feira (10), reunido com a galera petista, Aquiles que anda sumido das mídias resolveu da as caras, no evento na capital com o ex-presidente Lula. Aquiles que pretende vim a Federal em 2022, foi ao encontro dos amigos que iram lhe apoiar, já que Aquiles não tem o apoio de Zé em Cabo Frio. O pior de tudo que a briga vai ser feia Cabo Frio está cheio de candidatos federais, mais quem está com mais força até o momento é Aquiles Barreto mesmo se o apoio de Zé Aquiles mostrou que tem força e conhecimento ao sair em uma foto ao lado do Prefeito do Rio Eduardo Paes, Prefeito de Maricá Fabiano Horta e o ex – prefeito Washington Quaquá de Maricá.

Lula racha governo de Zé

O encontro do secretário de Governo de Cabo Frio, Aquiles Barreto, com o ex-presidente Lula revelou o racha político no governo de Zé que deve caminhar, nas eleições do próximo ano com Ciro Gomes, candidato de um PDT que tende a se isolar das foças progressistas. Zé, Jânio e o Menino Prodígio Davi Souza evidenciaram a cisão mais ainda quando correram para se encontrar com o presidente da Assembleia Legislativa André Ceciliano. O governo dificilmente vai fritar Aquiles Barreto. O secretário será mantido no cargo mas desprestigiado. Zé vai continuar cozinhando o “galo” em fogo brando, pelo menos, até o próximo ano, quando os cargos no primeiro e segundo escalões passam a ser ocupados com base em acordos e interesses eleitorais.

É preciso tonar mais uma dose

Cerca de duas mil pessoas não voltaram aos postos de saúde de Cabo Frio para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Todas elas já estão no período para a segunda . São 1.284 pessoas pendentes com a segunda dose da CoronaVac, e 718 pessoas, na faixa etária de 80 anos ou mais, que deixaram de tomar a segunda dose da AstraZeneca. É importante tomar a segunda dose da vacina para completar o esquema vacinal e garantir a imunização contra a doença. NEtsa sexta-feira, a secretaria de Estado de Saúde distribuiu um novo lote de vacinas dos laboratórios Osford/AstraZeneca e Pfizer para todos os municípios do Estado. A vacina da Pfizer chegou em três municípios da região: Araruama, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

Um discussão Estéril

Os vereadores da Câmara de Cabo Frio perderam um tempo precioso, esta semana, debatendo, um ano depois do início da pandemia, se as sessões devem ser virtuais ou presenciais. É uma vergonha. Em plena era digital, quando Assembleia, Congresso e Senado já realizam sessões online, vereador em Cabo Frio querendo ignorar não só a pandemia mas, também, a tecnologia. A Câmara demonstrou atraso e alguns vereadores que não vivem sem palanque e plateia.

600 morte do Zé

A cidade de Cabo Frio registrou nessa sexta – feira (11), 600 morte pela covid-19, cabe ressaltar que no governo passado em 1 anos da pandemia houve 200 morte, deste que o prefeito José Bonifácio assumiu não para de morrer as pessoas, de janeiro até hoje já foram 400 mortos no governo Zé. A prefeitura não faz nada para diminuir o numero de contaminação liberando tudo na cidade como tudo tivesse normal.

Demissão de médico desgasta Magno

A demissão do ginecologista e obstetra, Francisco de Almeida, esta semana, do Hospital Geral do Arraial do Cabo, depois de 17 anos na unidade e em plena pandemia, está provocando um grande desgaste político para o prefeito cabista Marcelo Magno. A exoneração teria partido do Chefe de Governo, Bernardo Alcântara, o zero um do prefeito. Alcântara acusa Francisco de Almeida de fazer campanha para Arizinho, ex-vereador pelo PRB e atual suplente. O nome do substituto ainda não foi anunciado mas segundo fontes do governo que falaram sob a condição de anonimato, a preferência é por um profissional de Araruama, o que tem sido uma tendência no governo de MM.

Zé vai no Palácio

O prefeito José Bonifácio e a secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, participaram do Fórum Estadual de Secretários Municipais de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, que foi realizado nesta quinta-feira (10), no Palácio Guanabara, com a presença do governador Cláudio Castro; do secretário de Agricultura do Estado, Marcelo Queiroz, e de autoridades estaduais e de outros municípios. Também estiveram no encontro o diretor financeiro da Assembleia Legislativa, Janio Mendes, e o vereador Davi Souza.A ocasião marcou o lançamento do Projeto Mercado do Produtor AgroRJ, do Governo do Estado, que entregou um ofício a Cabo Frio, solicitando informações para que seja feito um estudo de viabilidade para implantação do projeto no nosso município. O programa prevê uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios para construção e gestão de mercados, com o objetivo de estimular o consumo da produção local pelos moradores das comunidades vizinhas. Durante o encontro, o prefeito também firmou uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ) para a cessão de barracas a serem utilizadas da Feira do Produtor Rural, realizada quinzenalmente no Parque de Exposição de Tamoios, na Fazenda Campos Novos. A expectativa é que as estruturas sejam entregues ao município nesta sexta-feira (11), para que sejam usadas já na edição da Feira deste domingo (13).

Novo decreto do Pastel

As medidas de contenção determinadas pelo Decreto nº 109 seguem em vigor a partir desta sexta-feira (11) em São Pedro da Aldeia. Devido à confirmação da nova variante indiana da Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro, o Gabinete de Crise da gestão municipal decidiu manter as ações de prevenção à disseminação da doença na cidade. Dentre as restrições, estão a intensificação da fiscalização do cumprimento às medidas, a proibição de música ao vivo e a transmissão de atividades esportivas em comércios.    A Secretaria de Saúde alerta aos cidadãos que a manutenção e a intensificação dos cuidados contra o coronavírus são fundamentais. O município segue com o bandeiramento laranja. A prefeitura ressalta que não há casos suspeitos nem registrados da nova variante na cidade, contudo, o uso de máscaras, a correta higienização das mãos e o distanciamento social devem ser rigorosamente mantidos. As medidas devem ser seguidas inclusive por moradores que já tenham sido imunizados. Os dados da Vigilância em Saúde, coletados e analisados durante o corte semanal, apontam que o município registrou taxa de ocupação de leitos de Unidade de Pacientes Graves (UPG) de 5,7%. A média de ocupação dos leitos de enfermaria e de observação foi de 36%, sem filas de espera para leitos. O número de óbitos registrados pela doença foram quatro.