Search
Close this search box.
COVID DA BRITA | Morador de São Gonçalo testa positivo para a nova variante britânica da Covid-19

COVID DA BRITA | Morador de São Gonçalo testa positivo para a nova variante britânica da Covid-19

Por Rlagos Notícias

18 de junho de 2021

Compartilhar no WhatsApp

Um morador de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, testou positivo para a variante britânica do coronavírus, identificada como Alpha pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A variante é a B.1.1.7, mas para simplificar a OMS começou a usar letras gregas.

A secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da subsecretaria de Vigilância em Saúde, informa que notificou no dia 9 deste mês a secretaria municipal de São Gonçalo. A Secretaria estadual ainda investiga se o caso é autóctone, ou seja, adquirido dentro do estado ou importado.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, com o aumento na transmissão das variantes do coronavírus em todo o mundo, pôr fim a restrições “muito rapidamente” pode ser desastroso àqueles que não foram vacinados.

“Com o aumento na transmissão das variantes de preocupação global, incluindo a variante delta [identificada pela primeira vez na Índia], levantar restrições muito rapidamente pode ser desastroso para aqueles que não foram vacinados”, disse em entrevista coletiva na sede da OMS em Genebra.

Medidas sanitárias continuam

Outros casos da mesma variante já foram identificados no estado. Independentemente da cepa do vírus, as medidas de prevenção e métodos de diagnóstico e tratamento da Covid seguem os mesmos. Sendo assim, não há alteração nas medidas sanitárias já adotadas.

A secretaria de Saúde do Estado esclarece que mantém constante o monitoramento genômico para identificar possíveis modificações sofridas pelo vírus.

O sequenciamento é uma parceria entre SES, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do Laboratório Nacional de Computação Científica (INCC), do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, do Laboratório Central Noel Nutels, da Fiocruz e da secretaria municipal de Saúde do Rio.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

18 de junho de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!