China ultrapassa marca de 1 bilhão de doses de vacinas contra a Covid aplicadas

Gigante asiático aplicou, em média, mais de 18 milhões de doses em sua população nos últimos sete dias.

156

A China ultrapassou a marca de 1 bilhão de vacinas aplicadas contra a Covid-19 neste domingo (20), aponta balanço da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford. O número corresponde ao total de doses aplicadas no país.

A população chinesa é estimada em 1,3 bilhão de pessoas, segundo o Banco Mundial. Como não há divisão entre 1ª e 2ª dose nos números divulgados, é difícil dizer qual a porcentagem dos adultos foi completamente imunizada – isso porque, assim como no Brasil, a maioria das vacinas usadas tem que ser aplicada em duas doses.

De acordo com a plataforma, o país lidera, com folga, o ranking de vacinação mundial bem à frente dos Estados Unidos (316 milhões de doses) e Índia (266 milhões de doses). No total, mais de 2,6 bilhões de doses de vacinas já foram aplicadas em todo o planeta.

Proporcionalmente, no entanto, a China fica atrás de EUA (95 a cada 100), Reino Unido (108 a cada 100) e Israel (123 a cada 100), com 70 doses aplicadas a cada 100 habitantes – e à frente do Brasil (40 a cada 100) e Índia (19 a cada 100).

A China utiliza apenas vacinas desenvolvidas em território nacional: a CoronaVac, as vacinas da Sinopharm (versões de Wuhan e Pequim) e a da farmacêutica CanSino – essa última é dada em apenas uma dose, o que acelera a campanha de imunização.