Search
Close this search box.
Mesmo preso, capitão da PM é acusado de chefiar milícia na Zona Oeste do Rio

Mesmo preso, capitão da PM é acusado de chefiar milícia na Zona Oeste do Rio

Por Rlagos Notícias

24 de junho de 2021

Compartilhar no WhatsApp

Mesmo preso na Unidade Prisional da PM, o capitão Leonardo Magalhães Gomes da Silva segue chefiando a milícia que domina os bairros de Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, dando ordens a comparsas e até recebendo dinheiro proveniente do tráfico de drogas na região. A informação foi passada à Polícia Civil por um comparsa do oficial preso no último 29 na Linha Amarela enquanto transportava cocaína do Complexo da Maré para a área sob controle da milícia.

Em depoimento, homem afirmou que, mesmo após a prisão do capitão, seguia repassando parte do valor proveniente da venda de drogas ao chefe: “Como ele permite que continue vendendo, repassa a metade do valor que ganha para Leonardo”. O capitão está preso acusado de chefiar a milícia desde fevereiro passado.

No relato, o comparsa afirmou que todos os outros milicianos que traficam drogas na região sob domínio do bando também são obrigados a repassar metade do valor ao capitão — que designou um subordinado para recolher a quantia. Segundo ele, Silva mantém contato frequente com seus comparsas fora da cadeia.

O depoimento também revelou que a cocaína que abastece a milícia é proveniente da favela Vila do João, na Maré. O homem afirmou que vai ao complexo de favelas duas vezes por semana apanhar cargas da droga. Segundo ele, a facção que domina a favela tem “um acordo” com os milicianos. O miliciano afirmou que vende até 150 pinos de cocaína por semana.

O capitão Leonardo Silva foi preso em julho do ano passado pela Operação Porto Firme, da Delegacia de Homicídios (DH) acusado de chefiar a milícia que domina Vargem Grande e Vargem Pequena. No entanto, em janeiro passado, o juiz Leonardo Rodrigues da Silva Picanço, da 1ª Vara Criminal Especializada, determinou que o Silva fosse solto. A decisão, que beneficiou outros seis réus, foi tomada durante uma audiência do processo a que o grupo responde pelo crime de associação criminosa. O magistrado argumentou, na ocasião, que “não mais se tem por presente, neste momento, ameaça devidamente delineada à ordem pública, à instrução criminal”, porque os depoimentos das testemunhas já foram tomados.

Um mês depois, Silva foi novamente preso acusado de ser o mandante de um duplo homicídio em Vargem Grande. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Silva ordenou os assassinatos de Jardel Felipe Rodrigues Neto e Renan da Silva Pinto porque a dupla vendia drogas no bairro sem a sua permissão. O inquérito da Delegacia de Homicídios (DH) descobriu que só a milícia do oficial tinha permissão para traficar drogas na região.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

24 de junho de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!