Bauernfest agita Petrópolis;32ª edição da Festa do colono alemão terá eventos on-line e festival gastronômico na Cidade Imperial

176

A Festa do Colono Alemão de Petrópolis, a Bauernfest, começa nesta quinta-feira (24). A 32ª edição da celebração, assim como no ano passado, terá parte da programação feita de forma on-line. Neste ano, porém, vários restaurantes participarão de uma espécie de “circuito gastronômico” na Cidade Imperial.

Na parte virtual, a Bauernfest promoverá, no Facebook, vídeos e transmissões ao vivo com danças folclóricas, curiosidades, concursos e atividades, como parte da programação da festa alemã.

A abertura da Bauernfest acontece às 19h desta quinta-feira (24) e a sangria do primeiro barril de chope será às 19h30. A Festa do Colono Alemão tem programação até o dia 4 de julho.
Nas ruas de Petrópolis, a população poderá participar da Bauernfest nos restaurantes. Mais de 70 estabelecimentos, entre cervejarias, bares, cafeterias, chocolaterias e restaurantes fazem parte do circuito. Os locais oferecerão pelo menos três opções de iguarias da culinárias alemã nas casas, além do serviço de delivery.

O Festival Gastronômico da Bauernfest se divide nas categorias culinária típica alemã, produtos gastronômicos e cervejas. Além disso, os concursos, tradicionais da celebração em Petrópolis, acontecerão, mas em regime diferente. Por conta da Covid-19, o número de participantes nos concursos de tomadores de chope a metro, chapéu mais enfeitado e de cucas alemãs, será limitado e todos serão testados antes da participação nos eventos.

No Centro Histórico de Petrópolis, um estabelecimento tradicionalmente alemão é um dos restaurantes que participam da festa. A chegada da 32ª edição da Bauernfest anima Michel Coutinho, responsável pelo restaurante Família Scharder.

“É uma forma de resgatar lembranças, mexendo com a infância de muitos e remontando fases da vida. A memória afetiva tem grandes relações com a comida, com referências aos nossos pais e avós, tornando isso uma experiência de muito valor”, afirma Michel.

No espaço, com capacidade reduzida para 25 pessoas por conta da Covid-19, serão servidos vários pratos alemães. Para além do tradicional joelho de porco, serão oferecidos o chucrute, a salada de batata e o “Frikadellen”, uma espécie de almôndega servida com pão alemão.

Neste restaurante e em todos os outros participantes da festa, a opção de delivery será oferecida como forma de ampliar a festa para aqueles que optarem por ficar em casa, por conta da pandemia da Covid-19.

Informações completas sobre a festa podem ser consultadas no site da Prefeitura.