Search
Close this search box.
Vacinação lenta não zera pandemia: veja o que dados de Chile, Uruguai, EUA e Israel ensinam para o Brasil

Vacinação lenta não zera pandemia: veja o que dados de Chile, Uruguai, EUA e Israel ensinam para o Brasil

Por Rlagos Notícias

26 de junho de 2021

Compartilhar no WhatsApp

Os ritmos de vacinação, as taxas de mobilidade e as curvas de casos e mortes por Covid-19 colocam em lados opostos a dupla sul-americana Chile e Uruguai e os parceiros Estados Unidos e Israel.

As realidades desses quatro países, como mostram dados que você verá nesta reportagem, apontam que, para ser efetiva, a vacinação contra a Covid precisa ser rápida e acompanhada de restrição de movimento.

O que diferencia, por exemplo, as coberturas vacinais do Chile e dos EUA – que, percentualmente, são próximas? Por que o Chile e o Uruguai viram aumento na vacinação nos casos e mortes, enquanto os EUA aumentaram a vacinação com menos infecções e óbitos? O que tornou Israel um exemplo de sucesso?

Como esses países se comparam ao Brasil – inclusive considerando que há diferença nas vacinas usadas?

Entenda, em tópicos, a relação entre mobilidade, velocidade de imunização e cobertura vacinal nesses países e como eles podem inspirar estratégias brasileiras:

  1. Velocidade no início: EUA x Chile
  2. Mobilidade: Chile x EUA
  3. Casos e mortes: Chile e EUA
  4. Uruguai e Chile: semelhanças
  5. Israel: lockdown e vacinação recorde
  6. Efetividade das vacinas
  7. E o Brasil?

1) Velocidade no início: EUA x Chile

Os Estados Unidos e o Chile começaram as campanhas de vacinação em datas próximas: os EUA, no dia 14 de dezembro, e o Chile, o primeiro da América do Sul, no dia 24.

Em 1º de março, cerca de dois meses e meio após o início da vacinação, os Estados Unidos já tinham 7,6% da população vacinada, segundo o levantamento do “Our World in Data”, ligado à Universidade de Oxford.

Na mesma data, o Chile, que havia iniciado a campanha dois meses antes, tinha vacinado 0,3% de seus habitantes:

(A população americana é de cerca de 330 milhões; a chilena, de 19 milhões, ou seja: em teoria, deveria ser mais fácil para os chilenos alcançarem uma alta porcentagem de cobertura vacinal mais rápido).

A diferença de cobertura entre os dois países vai diminuindo até que, no dia 16 de março, o Chile passa os EUA, com 12,1% da população vacinada (contra 11,7% dos EUA).

Hoje, a cobertura vacinal nos dois países é próxima percentualmente, com um Chile um pouco à frente: 52% da população vacinada, contra 45% dos Estados Unidos:

Os EUA tiveram, entretanto, cerca de dois meses e meio de “vantagem” em relação ao Chile na velocidade da vacinação. Quanto mais reta é a parte inicial, esquerda, da linha do gráfico acima, mais rápida foi a velocidade de vacinação no início da campanha.

” Uma das coisas que mais importa numa subida exponencial é cortar a cadeia no começo, por isso a importância da antecipação. Olha a diferença que esses dois meses fazem no [mundo] real”, explica o cientista de dados Isaac Schrarstzhaupt, coordenador da Rede Análise Covid-19 que analisou os dados para O SITE

“O pontinho em que as linhas [de EUA e Chile] cruzam a barreira do 10% [da população vacinada] é muito próximo”, diz Schrarstzhaupt. “A principal diferença é que o Chile ficou nada, nada, nada, nada e daí 10%… já os EUA foram subindo constantemente e começaram a subir muito antes [na vacinação], principalmente não tendo o aumento prévio de mobilidade que o Chile teve”, pontua.

O que leva ao segundo ponto que influencia a curva da pandemia: as restrições de mobilidade.

2) Mobilidade: Chile x EUA

O Chile e os Estados Unidos são um exemplo do papel fundamental da mobilidade nos efeitos da vacinação.

“Estados Unidos e Chile estão com a cobertura vacinal similar, mas os EUA estão em queda e o Chile está em alta. O correto é analisar o andamento temporal, do que é que foi acontecendo: mobilidade, vacinação, casos. Você percebe claramente que a mobilidade tem um papel absurdo nesse momento”, avalia Isaac Schrarstzhaupt.

Conforme o gráfico abaixo, é possível ver que a mobilidade no Chile aumentou bastante entre outubro de 2020 e janeiro deste ano:

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

26 de junho de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!