São Pedro, Araruama e Saquarema, tiveram doses de AstraZeneca vencidas aplicadas em pacientes; Veja os lotes.

377

O Governo Estadual anunciou nesta sexta-feira, que vai investiga casos suspeitos de aplicação de doses da vacina AstraZeneca vencidas. Em comunicado oficial, a Secretaria Estadual de Saúde (SMS) afirmou que recebeu do Ministério da Saúde todos os lotes aplicados dentro do prazo de validade. 

Nas redes sociais, o secretário de Saúde, Daniel Soranz, disse a possibilidade está sendo analisada pela pasta. “Está sendo verificado se, de fato, houve alguma aplicação de doses após o vencimento. Caso isso tenha acontecido, a unidade entrará em contato com os usuários para realizar a revacinação. Os casos suspeitos de vacinação em investigação podem ser condutados”, garantiu.

A secretaria ainda divulgou uma planilha com todos os casos suspeitos de vacinação fora da validade, que está disponível. Segundo a pasta, as pessoas que forem localizadas nesta planilha podem procurar a unidade de saúde em que foram vacinadas, nesta segunda-feira, 5, a partir das 11h, para verificar se houve erro no registro. Caso realmente tenha recebido uma dose vencida, a prefeitura garantiu a revacinação. 

São Pedro da Aldeia – RJ

Lotes vencidas da AstraZeneca

Confira os lotes que têm as doses vencidas:

4120Z001; 4120Z004; 4120Z005; CTMAV501; CTMAV505; CTMAV506; CTMAV520; 4120Z025

A denúncia aponta que 25.935 doses, todas da Oxford/AstraZeneca, foram aplicadas fora do prazo de validade em 1.532 cidades. A situação foi identificada em oito lotes (4120Z001, 4120Z004, 4120Z005, 4120Z025, CTMAV501, CTMAV505, CTMAV506 e CTMAV520), que indicavam data de vencimento entre 29 de março e 4 de junho.

Saquarema – RJ

Lotes vencidas da AstraZeneca

A reportagem cruzou os dados dos sistemas DataSUS (do Ministério da Saúde, que identifica todos os vacinados com um código individual) e Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica, responsável por armazenar os dados dos imunizantes entregues para os estados com número de lote, data de validade e outras informações). O levantamento levou em consideração a vacinação realizada.

Araruama – RJ

Lotes vencidas da AstraZeneca

Íntegra da nota dos conselhos de saúde

“O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) vem a público esclarecer que:

  1. Todos os casos sobre aplicação de doses contra a Covid-19 fora do prazo de validade serão investigados;
  2. Não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados;
  3. O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no País, sendo necessária ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações;
  4. A ação de Estados e Municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira;
  5. Por fim, ressaltamos que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade.

Brasília, 02 de julho de 2021