Colunista Lorena Serpa | Recomeços

175

Quantos de nós estamos familiarizados com essa palavra: Recomeços? É bem certo que em algum momento alguém já deve ter dito assim: “você precisa recomeçar sua vida!” Ou: “saia disso, você se acostumou a essa vida, dê um voo, recomece e tome as “rédeas” de sua vida!”

É certo que essa palavra é linda demais, ela nos traz esperança, mas também medo e sabe por quê? Porque não é tão simples recomeçar! Não é tão simples você começar algo que você não faz ideia do que fazer, para onde ir e quais os primeiros passos devem ser dados. Talvez para alguns isso seja uma tarefa fácil, mas podemos garantir que para a maioria isso é assustador e até mesmo paralisante.

Mas, o que é recomeçar?

Segundo o dicionário é um verbo transitivo, ou seja, que precisa de um complemento, tem por significado, começar de novo, tem por origem a palavra começo. Podemos dizer que é o complemente a ser dado prosseguimento, algo que paramos, deixamos de fazer, um sonho estacionado, uma vida sem sabor e sem significado, e tantas coisas mais que poderíamos mencionar. No entanto, podemos afirmar que recomeçar é sair da caverna. Mas, sair da caverna não é nada fácil. E quer saber por quê? Porque temos medo do desconhecido, daquilo que não dominamos e isso nos traz insegurança e muitas vezes, faz com que permaneçamos no lugar em que “dominamos” ou achamos que dominamos.

Não queremos te desanimar ao pensar sobre recomeços, pelos contrário, queremos mostrar que todos nós temos dificuldade em recomeçar, em retomar algo que estacionamos, ou esquecemos que o deixamos em algum lugar no decorrer da vida e achamos que não daremos conta em dar continuidade ou tempo para isso. Embora, recomeçar seja algo assustador, é também sinônimo de uma nova vida, de oportunidades, de conhecer o desconhecido, de se arriscar, de tentar e tentar de novo, afinal, qual o problema de nos levantarmos de onde caímos e prosseguir a caminhada em busca do alvo? Não há problema nenhum nisso, pelo contrário, é coragem, perseverança!

A gente tem deixado de viver coisas incríveis em nossa vida por causa do medo, temos deixado de conhecer lugares, pessoas, e mais, toda criação! Porque temos medo de darmos os primeiros passos. Sabe aquela frase: fé é “saltar” no escuro, tendo a certeza que haverá uma mão para te segurar! E é exatamente isso que precisamos fazer, “saltar”, mesmo que estejamos no escuro, sem enxergarmos o que vem pela frente, mas termos a convicção que iremos conseguir!

Ei, você aí que lê essas linhas, que tal recomeçar hoje?

Lorena Serpa

Pedagoga

Especialista em MBA Gestão Empresarial

Estudante de Psicopedagogia Clínica e Psicoterapia

Escritora