Hello Kitty e Vinte Anos: Quem são os traficantes mortos no Complexo do Salgueiro

Alessandro Luiz Vieira Moura, de 44 anos, e Rayane Nazareth Cardozo da Silveira, 22, eram apontados pela polícia como principal liderança do Comando Vermelho (CV) em São Gonçalo

301

Rio – Os traficantes Alessandro Luiz Vieira Moura, o Vinte Anos, de 44 anos, e Rayane Nazareth Cardozo da Silveira, a Hello Kitty, 22, morreram nesta sexta-feira durante um confronto com policiais do 7º BPM (São Gonçalo) e agentes da 72ª DP (Mutuá) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A dupla era apontada pela polícia como principal liderança do Comando Vermelho (CV) na região.

A quadrilha de Vinte Anos era da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) e se aliou em 2019 ao Comando Vermelho, durante os confrontos entre o CV e o Terceiro Comando Puro (TCP) na disputa pelo controle do tráfico de drogas das comunidades da Coréia, também em São Gonçalo. O bando atuava de forma violenta para executar suas vítimas e desafetos.

Quem também seguiu o mesmo rumo de Vinte Anos foi o seu braço direito no comando da Nova Grécia, a traficante Hello Kitty. Ela era apontada pela polícia como a responsável por diversos roubos em Niterói e São Gonçalo e figura presente no controle do tráfico de drogas da comunidade.

Alessandro Luiz ascendeu à liderança da Nova Grécia no início da década de 2000, até ser preso em 2008. Após cumprir parte da pena, ele conseguiu a progressão para o regime semiaberto no Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, de onde fugiu em dezembro de 2017. Ainda preso, ele teria conseguido articular o apoio de criminosos da ADA para ocupar a Nova Grécia e voltar ao antigo comando do tráfico no local.

Investigações policiais dão conta ainda de que Rayane estaria presente em quase todas as invasões articuladas por Vinte Anos. Nas redes sociais, a jovem tornou- se conhecida por colocar fotos em que aparece posando com armas.

Nova Grécia X Morro da Coréia

Situada às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), a Nova Grécia é conhecida pelos constantes confrontos entre policiais militares e criminosos, que costumam fazer arrastões nas estradas do entorno.

O clima na região ficou instável desde que Thomas Jayson Gomes Vieira, antigo 2N e agora 3N, de 26 anos, deixou o CV e se aliou ao Terceiro Comando Puro (TCP). Essa mudança teria sido uma das causas do rompimento entre ele e Antonácio do Rosário, 35, o Schumaker – morto pelo antigo aliado.

Depois da morte de Schumaker, 3N deixou São Gonçalo e se abrigou no Complexo da Maré, na Zona Norte da capital. De lá, ele controla o tráfico do Morro da Coréia, com pretensões de voltar a expandir seus domínios na região, principalmente sobre comunidades controladas pelo Comando Vermelho.

Com medo, líderes do CV resolveram contra-atacar e tentaram invadir a Coreia, sem sucesso. Os traficantes do CV na região fazem parte da “Tropa do Coroa”, liderada por Antônio Hilário Ferreira, o Rabicó, que, mesmo preso em Mossoró, no Rio Grande do Norte, é o chefão do Comando Vermelho no município.