Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Segunda – Feira (19)

Zé do Mercado; Davi quer ser prefeito ; Midore virou a Ace Ventura de Cabo Frio; Mirinho critica Búzios e não enxerga caos em Cabo Frio; Câmara muda projeto e acaba com palestras; Serginho das Conquistas; Alair ensina Zé a ser prefeito; Vestibular para a cidade do Cabo; Alexandre quer trocar nome de praça; Zé prefere fazer compras do que ir no Palácio;

238

Zé do Mercado

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), esteve nesta tarde de segunda-feira (19) em um supermercado da
cidade para comprar carne e danoninho. Zé passeou pela loja de forma tranquila e fez suas compras como um cidadão comum. De acordo com fontes do Rlagos, Zé empacotou os seus produtos, cumprimentou a caixa, passou por um buraco que fica em frente ao mercado e foi pra casa.

Davi quer ser prefeito

Em entrevista a ‘Nossa Rádio’102,5 FM, o secretário de governo do prefeito de Cabo Frio José Bonifácio (PDT), Davi Souza (PDT), afirmou que quer ser prefeito da cidade. Como ele mesmo diz: “Pato novo não mergulha fundo.” Mesmo sem muita experiência política, Davi quer ser presidente da Câmara Municipal no biênio 2023/2024 e agora chefe do executivo cabo-friense nos próximos anos ou quem sabe, já na próxima eleição. Não seria muita ambição para um jovem rapaz de apenas 28 anos? Enfim, a resposta fica por sua conta.

Midore virou a Ace Ventura de Cabo Frio

A vereadora de Cabo Frio, Carol Midori (DC), recebeu uma denúncia sobre maus tratos de animais no bairro Vila Nova. Ao constatar o problema, a legisladora municipal acionou à Guarda Municipal e juntos prenderam o morador. Foram tomadas todas as medidas cabíveis e todos os animais, que estavam em poder do homem foram recolhidos. Midoro está cumprindo a missão, a qual se dispôs a fazer, quando foi eleita no ano passado. O mundo animal e os seres humanos agradecem o empenho e o trabalho da nobre edil.

Mirinho critica Búzios e não enxerga caos em Cabo Frio

O Secretário Adjunto de Planejamento e Estratégia de Cabo Frio, o ex-prefeito de Búzios Delmires de Oliveira Braga, o Mirinho, voltou a usar uma rede social para criticar a saúde de Búzios esquecendo que a de Cabo Frio, está um verdadeiro caos. Mirinho diz, na postagem que priorizar saúde é uma obrigação de todo governante. Ele lembra que em 2012, um cidadão buziano fraturou o fêmur direito e, mesmo com pouco recurso financeiro, o governo dele pagou o tratamento através de convênio particular. “Hoje, este mesmo cidadão está a 10 dias no Hospital Municipal de Búzios com o fêmur esquerdo fraturado, esperando uma vaga num hospital do Estado.” Ele diz que a cidade deve retomar os convênios com clínicas e hospitais e prevê o aumento no número de mortes, por falta de uma política responsável com a saúde”. É preciso informar a Mirinho, que recebe salário superior a R$ 6 mil da prefeitura de Cabo Frio, que a cidade registra esse ano, só de mortes de vítimas da COVID um aumento de 70%. O governo que ele faz parte triplicou em apenas seis meses o número de mortes pela COVID.

Câmara muda projeto e acaba com palestras

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Búzios tirou do projeto de lei que prevê a distribuição de absorventes íntimos nas escolas, a obrigação do município de realizar palestra informativa a respeito da higiene menstrual. A palestra de acordo com o projeto original do vereador Rafael Aguiar, modificado pelos vereadores Aurélio Barros, Josué Pereira e Nilton César deveria ser realizada Secretaria de Educação em conjunto com a secretaria de saúde. Rafael Aguiar, na justificativa do projeto ressalta que por falta de condições ou de informação, muitas meninas utilizam de retalhos de pano, miolo de pão, jornal, entre outros materiais impróprios para o controle do fluxo menstrual.

Serginho das Conquistas

O governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (19), o Pré-Vestibular Expresso. A iniciativa piloto tem como proposta disponibilizar suporte pedagógico online e material didático impresso e digital para quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e os vestibulares. Entre as dez cidades contempladas, estão quatro da Região dos Lagos: Iguaba Grande, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. O lançamento aconteceu no Palácio Guanabara, com a presença de prefeitos e representantes das prefeituras que terão acesso ao programa, do governador Cláudio Castro (PL) e do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho.  A secretária de Educação de Arraial, Isalira Gomes, também acompanhou a cerimônia. Arraial foi uma das quatro cidades contempladas pelo “Pré-Vestibular Expresso”, com 100 vagas para os estudantes cabistas.

Alair ensina Zé a ser prefeito

O ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (Brasil 35), em entrevista a ‘Nossa Rádio’102,5 FM, aconselhou ao atual chefe do executivo municipal da cidade a não segurar o dinheiro e investi-lo na melhoria do município. Alair comparou o poder público com a iniciativa privada. E afirmou, que na iniciativa privada as empresas têm acionistas, que visam lucros. E no poder público há contribuintes, que querem ver o seu dinheiro aplicado na melhoria da rua do seu bairro. O ex-prefeito orientou a José Bonifácio (PDT) a não guardar dinheiro, porque se ele for gastar a verba somente no ano eleitoral, isso pode desgastá-lo com a população. E aí poderá ser tarde demais para recuperar a popularidade.

Vestibular para a cidade do Cabo

Arraial do Cabo está entre os dez municípios do Estado contemplados com o Pré-vestibular Expresso. A parceria envolvendo Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e Prefeitura ficou definida nesta segunda-feira (19), no Rio, durante encontro do prefeito Marcelo Magno e da Secretária de Educação, Isalira Gomes, com o Secretário de Estado, Doutor Serginho. A iniciativa piloto tem como proposta disponibilizar suporte pedagógico online e material didático impresso e digital para quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os vestibulares. Podem se inscrever alunos que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído. Os interessados deverão encaminhar, no ato da inscrição, documento oficial de identidade com foto e de escolaridade. O resultado dos candidatos selecionados será divulgado no dia 2 de agosto no site da Fundação Cecierj e no site de cada município parceiro da iniciativa.

Alexandre quer trocar nome de praça

A prefeitura de Búzios quer trocar o nome da principal praça de Búzios, a Santos Dumont para Praça dos Pescadores e decidiu ouvir a população através de uma nova enquete nas redes sociais para a população opinar sobre a mudança. Para participar basta acessar as redes sociais da prefeitura e escolher o nome que você acha a cara de Búzios. Segundo o Prefeito Alexandre Martins, seria uma justa homenagem ao povo que construiu a história da vila dos pescadores, que hoje é mundialmente conhecida. A proposta visa um projeto mais atraente para os turistas e a cultura da cidade. “A Praça Santos Dumont é um ponto turístico da cidade, a Secretaria de Cultura apresentou uma proposta para renomear a praça para ‘Praça dos Pescadores’ e construir um monumento para homenagear os três (3) pescadores que simbolizam os três (3) tipos de pesca, com um memorial listando o nome dos pescadores simbólicos da cidade. Temos intenção de construir uma concha acústica também”, explicou Alexandre. De acordo com o Secretário de Cultura, Luiz Romano, “O projeto de resgate da memória buziana passa por várias ações que tem por objetivo salvaguardar a história do povo e o nome da Praça principal do centro da cidade faz parte desse projeto.  O nome da Praça Santos Dumont, foi uma homenagem ao inventor do avião e foi indicação de quando Búzios era Distrito de Cabo Frio.

Zé prefere fazer compras do que ir no Palácio

Enquanto os prefeitos da Região dos Lagos foram se encontrar com o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), em busca de melhorias para as suas cidades, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), preferiu ir fazer compras em um supermercado no município. Castro foi lançar o Pré-Vestibular Expresso, que irá beneficiar os alunos mais pobres, que poderão conciliar trabalho com estudo. No entanto, para Zé isso parece não ter a menor importância. A cidade é uma das quatro contempladas. O pior de tudo é que essa notícia deixou muitos curiosos, pois nem Rafael Peçanha que é secretário de Ciências e Tecnologia de Cabo Frio disse não estar ciente disso. Será que o Governo do Estado esqueceu de convidar? Será que a prefeitura mandou outra pessoa no lugar? Ou Zé ignorou tudo isso por que anda com birra de Serginho e o Governador, ou Jânio que é o prefeito sem mandato não deixou o bom velhinho ir.