Search
Close this search box.
Prefeitura de Maricá, é investigada por supostas ilegalidades em contratação de OS

Prefeitura de Maricá, é investigada por supostas ilegalidades em contratação de OS

Por Rlagos Notícias

21 de julho de 2021

Compartilhar no WhatsApp

Na última segunda-feira (19), o Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra a Prefeitura de Maricá devido a suspeitas de irregularidades na contratação de uma Organização Social. A investigação do MPRJ aponta ilegalidades na condução do chamamento público para seleção de uma OS para gerenciar o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara.

Segundo a apuração do MPRJ, outra Organização Social teria apresentado a melhor proposta e seria a legítima vencedora do chamamento público de 2019, mas depois de várias republicações do edital, a Associação Saúde em Movimento foi declarada vencedora, em março de 2021.

De acordo com o Ministério Público, a investigação já foi concluída e a Promotoria entrou com uma ação civil pública na Justiça na segunda-feira (19).

“Depois de três meses de investigação, o MPRJ concluiu que o município praticou uma série de ilegalidades. Essas ilegalidades começaram no ano de 2019, quando o município anulou o certame do primeiro edital publicado. Em seguida, a prefeitura publicou outro edital, que conferiu a essa licitante uma nota mais baixa do que havia conferido na primeira realização. Foi uma série de atos que tinham o objetivo de chegar à seleção de uma outra entidade”, afirma a promotora de Justiça do MPRJ, Débora Vicente.

De acordo com o MPRJ, durante o último chamamento público, a organização social Associação em Movimento, que venceu a disputa para gerenciar o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, ainda pode ter apresentado um documento falso.

A irregularidade estaria no atestado de capacidade técnica, um documento que comprova a experiência da Organização Social para prestar determinado serviço. A suspeita do Ministério Público do Rio é de que a ASM tenha apresentado o documento irregular para conseguir fechar o contrato com a prefeitura.

“O atestado foi assinado por uma pessoa que não era o diretor geral do Hospital Salvador. Mais do que isso, essa pessoa figura no quadro de colaboradores da própria Associação Saúde em Movimento. É como se fosse a própria ASM atestando sua capacidade técnica para participar do certame”, explica a promotora.

A Promotoria pede que o município anule o atual contrato de gestão do hospital e assine um novo contrato com a OS que deveria ter vencido o chamamento público, segundo o MPRJ.

“Na ação civil pública, o MPRJ comprova que os atos praticados pelo Município de Maricá foram viciados por quebra dos deveres de legalidade, impessoalidade, razoabilidade e moralidade administrativa, além de violarem a supremacia do interesse público na medida em que impediram a assinatura do contrato de gestão da unidade de saúde com a entidade que apresentou a melhor proposta e, por este motivo, também colocaram em risco a preservação da saúde e da vida dos cidadãos de Maricá”, alega trecho do texto do MPRJ.

“A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania do Núcleo Niterói analisa a prática de atos de improbidade administrativa pelos agentes públicos e particulares envolvidos na sucessão de atos ilegais apontados na ação civil pública, enquanto a Promotoria Criminal de Maricá promove investigações de natureza criminal. Os fatos ainda são objeto de exame pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro”, conclui o texto.

Mudanças na Saúde

Em meio às investigações, a secretária de Saúde de Maricá, doutora Simone Costa, e o marido dela, coordenador geral da secretaria de Saúde, foram exonerados. A prefeitura diz que a secretária pediu para deixar a pasta por problemas de saúde, mas o município não esclareceu sobre a saída do marido dela.

O que dizem os citados

Em nota, a Prefeitura de Maricá negou qualquer ato ilegal nos chamamentos públicos mencionados pelo MPRJ.

Sobre o suposto documento falso apresentado pela OS, o governo municipal se disse surpreso com o pedido do Ministério Público, já que, segundo a prefeitura, “a apuração do caso ainda está curso, não tendo sido possível concluí-lo em razão de uma disputa judicial travada entre a Organização Social ASM e o Hospital Salvador, sobre a prestação do serviço objeto do documento apresentado na licitação; a qual também vem impactando a decisão dos órgãos de controle externo, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas. Ou seja, até esta data nenhum dos órgãos que apuram o caso conseguiu concluir se o documento apresentado é ou não é verossímil”.

O MPRJ alega, no entanto, que terminou a investigação sobre o documento e concluiu que houve irregularidade na documentação.

Sobre a possível rescisão contratual, a Prefeitura de Maricá afirmou que o contrato será imediatamente rescindido caso seja comprovada a irregularidade.

Já a Associação Saúde em Movimento informou, em nota, que apresentou os requisitos necessários e que teve uma participação legítima no chamamento público. A Associação também afirmou que o processo seletivo para a contratação se deu de forma imparcial e livre de qualquer ilegalidade.

“A relação travada entre o Município de Maricá e esta Associação, a qual decorre de participação legítima de certame público, é amparada nos princípios atinentes à atuação pública, a saber: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência”, declarou a OS em trecho da nota.

O site questionou, ainda, se havia equívocos no atestado de capacidade técnica em questão e se já foi comprovada a validade do atestado, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria.

Procurada, a organização social Centro de Excelência em Políticas Públicas (CEPP) ainda não se manifestou.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

21 de julho de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!