Search
Close this search box.
Conheça Naomi Osaka, atleta escolhida para a acender a pira olímpica

Conheça Naomi Osaka, atleta escolhida para a acender a pira olímpica

Por Rlagos Notícias

23 de julho de 2021

Compartilhar no WhatsApp

Quatro vezes campeã de Gand Slams e uma das favoritas ao ouro em Tóquio, a tenista Naomi Osaka foi a responsável por acender a chama olímpica na abertura dos Jogos Olímpicos, nesta sexta-feira. A escolha da atual número 2 do mundo para o posto ressalta a importância da representatividade em um país de costumes rígidos. Mulher, negra e em tratamento contra depressão, Osaka quebra paradigmas ao se tornar o principal ídolo do esporte japonês.

Com mãe japonesa e de pai haitiano, Naomi Osaka se mudou para os EUA aos três anos. Cercada de diferentes nacionalidades, ela escolheu representar oficialmente o Japão m sua carreira como tenista. Três anos após ganhar seu primeiro título de Grand Slam, ela recebeu a honraria de ser responsável por acender o principal símbolo olímpico.

Também após conquistar o maior título de sua carreira e se tornar a primeira japonesa a alcançar a façanha, ela desenvolveu depressão. Na final do Us Open de 2018 ela derrotou seu maior ídolo no esporte, Serena Williams, e foi vaiada por centanas de pessoas na quadra principal por tirar o título da mão dos americanos. Na época, ela tinha apenas 20 anos.

Osaka nunca tinha falado em público sobre o tema, mas desde então tem sofrido com o peso de se tornar uma referência no esporte. O assunto meio à tona na última edição de Roland Garros, quando ela abandonou o torneio ainda na segunda rodada por se recusar a participar das coletivas de imprensa (algo obirgatório para todos os atletas). Sua decisão gerou polêmica e foi apontada como estrelismo, mas na verdade serviu de canhão para o debate sobre saúde mental no esporte.

Desde então, a tenista optou por se resguardar e pulou os torneio seguintes (incluindo Wimbledon), e não entrou mais em quadra. Seu retorno será justamente em casa, em sua estreia em Jogos Olímpicos. Aos 23 anos, ela chega como favorita ao pódio de simples, e ainda mais motivada por ser a escolhida para acender a pira.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

23 de julho de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!