Search
Close this search box.
Justiça determina volta às aulas em Arraial do Cabo, previsão do município é retornar em agosto

Justiça determina volta às aulas em Arraial do Cabo, previsão do município é retornar em agosto

Por Rlagos Notícias

27 de julho de 2021

Compartilhar no WhatsApp

A Justiça de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, determinou na última sexta-feira (23), a volta as aulas presenciais na cidade em um prazo de 15 dias.

A decisão é da Vara Única da cidade e atende a um pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que alegou que mesmo após a flexibilização da quarentena para o funcionamento de diversas outras atividades, as escolas públicas não foram reabertas.

Além do retorno presencial na rede municipal, que pode se dar de forma híbrida e com rodízios de alunos dentro e fora de sala de aula, a decisão determina que a Prefeitura se abstenha de criar embaraço administrativo, sem motivo técnico, sanitário e coerente, para o funcionamento seguro e presencial das escolas.

A Justiça determinou ainda que seja elaborado um plano de ações para o retorno, por etapas de faixa ensino. O município poderá, ainda, limitar as porcentagens de capacidade de ocupação das salas de aula de acordo com a bandeira indicativa do nível de contaminação do novo coronavírus.

Segundo a Justiça, a classificação de risco de Arraial do Cabo é a bandeira amarela, que representa risco moderado de contaminação para a Covid-19, desde julho de 2020, e diversas atividades econômicas já foram liberadas, inclusive as aulas presenciais na rede particular de ensino, mas o município vem se omitindo quanto ao retorno presencial na rede municipal.

De acordo com o texto, a omissão é relevante, pois a suspensão das aulas gera prejuízo aos estudantes, pelo atraso cognitivo e de conteúdo pedagógico, e também porque as escolas públicas são um refúgio para as crianças e adolescentes que estejam em situação de risco.

Retorno em agosto

Depois da decisão, a Prefeitura de Arraial do Cabo divulgou que as aulas presenciais na rede municipal retornarão em agosto, seguirão um cronograma e acontecerão em sistema híbrido.

Segundo a Prefeitura, os pais e responsáveis de alunos poderão optar pelo regime de ensino totalmente remoto, e as unidades escolares e o transporte escolar obedecerão os protocolos de segurança sanitária determinados pela Secretaria de Saúde.

Confira o cronograma de retorno

  • 09/08 – Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • 23/08 – 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental
  • 06/09 – 1º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
  • 20/09 – 6º ano do Ensino Fundamental
  • 04/10 – 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

27 de julho de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!