Search
Close this search box.
Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Terça – Feira (27)

Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Terça – Feira (27)

Por Rlagos Notícias

28 de julho de 2021

Compartilhar no WhatsApp

Justiça pode obrigar Zé a construir abrigos

O promotor de justiça Vinícius Lameira ajuizou Ação Civil Pública para que a justiça obrigue a prefeitura de Cabo Frio a instalar abrigos cobertos nos pontos de embarque e desembarque de passageiros de ônibus. A ação se baseia em denúncias que chegaram à ouvidoria do MP de moradores de Unamar e Tamoios, distrito de Cabo Frio, onde os usuários do transporte coletivo – entre eles idosos e gestantes – são obrigados a esperar o ônibus sob sol quente ou chuva.  O promotor lembra que a ausência de abrigos nos pontos prejudica o direito à circulação e ao acesso adequado ao transporte público, em especial a pessoas vulneráveis e viola o estatuto da cidade, da política nacional de mobilidade urbana e do código de defesa do consumidor.

Galpão de Sal, silêncio

Causou surpresa o silêncio de muitos defensores do patrimônio histórico de Cabo Frio diante da derrubada do Galpão de Sal no bairro Passagem. Não fosse o PSol o crime contra o patrimônio cabofriense teria passado despercebido. É que muitos dos que gritavam no governo passado contra a demolição, atualmente integram, o governo de Zé Bonifácio, inclusive um ex-vereador sempre a frente de atos de protestos. A imagem da autorização emitida pela prefeitura e assinada pela secretária de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Dhanyelle Garcia Gomes, que vazou em grupos de WhatsApp nesta terça-feira dá ao caso contornos de um escândalo, embora a prefeitura diga que a autorização tenha sido dada apenas para remoção de escombros decorrentes da queda de parte do imóvel em fevereiro de 2020. Zé, no primeiro governo, quem é da cidade lembra, autorizou a demolição da casa de Rosalina Ferro, ao lado da Câmara para autorizar a construção daquele prédio monstruoso pela construtora do amigo, o engenheiro Henrique Melman, que mais tarde viria a ser prefeito de Arraial do Cabo.

Câmara volta ao trabalho

As sessões plenárias da Câmara de Cabo Frio serão retomadas na próxima terça-feira (3) com o fim do recesso legislativo no dia 1º. Os trabalhos foram suspensos no dia 1’º de julho, assim como todos os prazos legislativos. Não é só a CPI da COVID que deve chamar a atenção neste segundo semestre na Câmara cabofriense. As contas do ex-prefeito Marquinho Mendes podem, finalmente, chegar a plenário para julgamento e a pergunta é se a bancada aliada do governo de Zé vai votar com MM.

Quem assume cadeira de Davi na CPI

Oséias Rodrigues Couto, o Oséias de Tamoios ou Felipe Monteiro deve assumir a cadeira do vereador licenciado Davi Souza na CPI da COVID que será retomada logo após o recesso parlamentar, no próximo dia 1º. Os nomes que integram a Comissão foram definidos por representatividade partidária, portanto, a cadeira que era ocupada por Davi, pertence a um vereador do PDT.  Caso Oséias assuma, coloca Tamoios dentro da CPI e o distrito poderá, finalmente, descobrir porque em meio a uma pandemia, o único hospital da localidade está fechado e a população sendo atendida, precariamente numa Unidade de Pronto Atendimento.

Estudo contesta defesa da lagoa

O defeso da Laguna de Araruama tem início no próximo domingo sob protestos da comunidade pesqueira e contestado por um estudo ambiental encomendado pela Câmara Técnica do Comitê da Bacia Lagos São João. O estudo, realizado pela empresa Eco Desing Consultoria Ambiental, contesta a paralisação total das atividades na Lagoa, de agosto a outubro, e aconselha a adoção de dois períodos de defeso no ano para diferentes espécies. O estudo estabelece os meses de agosto, setembro e outubro, para o defeso de peixes e de abril, maio e junho para a suspensão da pesca de camarão e ressalta, também, que a fiscalização e as ações de recuperação não devem ficar só no âmbito da pesca. É preciso se preocupar também com recuperação ambiental. O documento recomenda a criação de um plano de contingência para diminuir a carga de esgoto que ainda é jogada na lagoa.

Zé da Estatua

O prefeito José Bonifácio anunciou a restauração das estátuas do jogador de futebol Leandro e do surfista Victor Ribas, que foram enviadas para um processo de recuperação no Rio de Janeiro. Inaugurados em 2003, os monumentos ficavam na orla da Praia do Forte e passaram por diversos atos de vandalismo. Feitas em homenagem aos desportistas cabo-frienses de reconhecimento mundial, as estátuas foram deixadas no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, após a retirada do espaço original. O artista plástico Edgard Duvivier, que fez as estátuas, será o responsável por revitalizar as peças de bronze. A previsão é de que as estátuas estejam prontas em cerca de 40 dias. A restauração está orçada em R$ 60.960,00. Após ficarem prontas, serão novamente expostas em pontos de visitação, servindo como atrativo turístico e homenageando o esporte local.O surfista cabo-friense Victor Ribas foi o brasileiro que chegou mais perto do título mundial antes da conquista de Gabriel Medina, em 2014. Em 1999, Victor terminou a temporada da WSL em 3º lugar. Já o ex-jogador Leandro, conhecido como “peixe frito” por ser natural de Cabo Frio, foi lateral direito do Flamengo e da Seleção Brasileira. Leandro foi tricampeão brasileiro, campeão da Libertadores da América e do Mundial de Clubes, ambos em 1981, com o clube carioca.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Notícias

28 de julho de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!