Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quarta – Feira (11)

Licença pode derrubar secretário; Vereadora infectada pela Covid; Martins anuncia volta às aulas; Búzios recebe refrigeradores de ENEL; Audiência debate plantão de farmácias; Mislene se posiciona contra Pastel; Chega de desculpas, Fábio; Vivo explica apagão em Cabo Frio; Midori no encontro do Arraial;

375

Licença pode derrubar secretário

A Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio, liberou licença ambiental prévia para a instalação de um posto de gasolina na avenida Wilson Mendes. O vereador Josias Rocha Medeiros, o Josias da Swell, protocolou Requerimento, pedindo a cópia integral do processo.  O posto Petromaxx é de propriedade da empresa Posto Cabo Frio Ltda e a informação é de que ocuparia uma área verde nas proximidades do Terminal e ônibus Turístico. Criada em abril deste ano a empresa tem dois sócios – Emanuel Felipe Mata da Cruz e Gedeon Mata da Cruz. O empresário aparece em 43 CNPJs, de acordo com o site da Receita Federal. Ele atua em sete estados e o capital social das empresas soma R$ 6,6 milhões. A liberação da licença seria o novo escândalo capaz de abalar as bases do governo de Zé e é apontado como o principal motivo que deve levar a mudanças na Secretaria de Meio Ambiente. É preciso saber se a nomeação de Josias para o cargo seria parte de uma provável “operação abafa”.

 Vereadora infectada pela Covid

A vereadora de São Pedro da Aldeia, Mislene Conceição dos Santos, a Mislene de André e mais dois funcionários da Câmara aldeense testaram positivo para a COVID-19. A Câmara reabriu a sessão ao público semana passada. Mislene está em casa, isolada, em recuperação. A Câmara ontem submeteu os servidores a testes rápidos para monitorar possíveis casos assintomáticos. Mislene de André participou por videoconferência, da sessão desta terça-feira, que elegeu a Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. A votação reelegeu, por unanimidade, Denílson Guimarães presidente. Franklin da Escolinha é o vice; Jean Pierre Primeiro Secretário e  Mislene a Segunda Secretária.

Martins anuncia volta às aulas

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins anunciou a retomada das aulas presenciais na rede de municipal em três etapas a partir da próxima segunda-feira (16) com a reabertura de 13 escolas, seguindo todos os protocolos sanitários que garantam a segurança de professores e alunos. O calendário elaborado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia prevê a reabertura de outras seis unidades a partir de 6 de setembro.  As escolas funcionarão no sistema de rodízio com aulas presenciais. A prefeitura vai manter fechadas até outubro a Creche Escola Laurinda S. Conceição, além das escolas Eva Maria Conceição Oliveira, Manoel Antônio da Costa (Mudinho) e Nicomedes Theotônio Vieira que continuarão no formato remoto.  “Estamos realizando tudo que nos foi orientado para receber nossos alunos e professores de forma segura. A educação é à base de tudo, nossas crianças e jovens representam nosso futuro”, disse Alexandre Martins.

Búzios recebe refrigeradores de ENEL

A prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Saúde, recebeu nesta manhã (11), no Espaço Cultural Zanine, do Movimento Unidos Pela Vacina, em parceria com a Enel Brasil, a doação de cinco (5) geladeiras e cinco (5) caixas térmicas para o armazenamento das vacinas contra Covid. Segundo o Prefeito Alexandre Martins, esses equipamentos são refrigeradores científicos que auxiliam no armazenamento e transportes de vacinas contra covid-19. “É um prazer receber da Enel esses refrigeradores específicos para a vacinação. Estamos vivendo um momento difícil, esperamos em breve sair dessa pandemia. Quero agradecer a Enel e o Movimento Unidos Pela Vacina por essa iniciativa, bem como a todos os envolvidos nesta ação. Búzios recebe com todo carinho essa ajuda”, disse Alexandre.

Audiência debate plantão de farmácias

Os vereadores da Comissão de Constituição, Justiça e Redação de Búzios promovem, nesta quinta-feira, audiência pública com os representantes das farmácias da cidade para discutir o projeto que visa instituir o plantão no município.  A participação será apenas presencial, limitada a um representante por farmácia. De acordo com o projeto, o município deverá ter duas farmácias ou drogarias abertas em escala de plantão, inclusive aos domingos e feriados. A escala deverá ficar disponível no site da prefeitura e o descumprimento da Lei resulta em multa. Hoje a população que precisa de medicação no fim de semana ou feriado não consegue porque não existe plantão de farmácia na cidade.

Mislene se posiciona contra Pastel

A vereadora de São Pedro da Aldeia, Milene de André usou uma rede social para se posicionar contra o acordo entre o prefeito Fábio do Pastel e ao Grupo Salineira que acabou com o repasse, em dinheiro, do auxilio transporte para os servidores. “Me coloco do lado dos servidores municipais na questão do auxílio transporte. Sou totalmente contra o uso do cartão eletrônico como forma de pagamento do auxílio. Sabemos que hoje, infelizmente, a empresa que presta o serviço de transporte público na nossa cidade não atende as necessidades dos servidores municipais. Podem contar com todo o meu apoio”, escreveu a vereadora numa rede social.

Chega de desculpas, Fábio

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, se elegeu com o slogan “Chega de desculpas”, mas sete meses depois, repete os velhos políticos e parece ter esquecido o discurso que ainda ecoa na memória do aldeense onde dizia que a cidade precisava de uma gestão sem vícios, sem mais dos mesmos, embora tivesse como padrinho político o ex-prefeito Paulo Lobo, condenado por improbidade. As reclamações e a decepção estão estampadas nas redes sociais. “Me sinto usada e jogada fora. Como um prefeito que na campanha repetia chega de desculpas, agora só inventa desculpas para suas gafes e desastres alegando problema da gestão antiga”, questiona uma moradora da cidade. O descaso do governo com as crianças também tem recebido uma enxurrada de críticas nas redes sociais. Fábio do Pastel, sete meses depois de assumir o mandato, foi incapaz de distribuir kits alimentares em meio a pandemia que levou o governo a suspender as aulas e, consequentemente, a merenda. “Nem um quilo de arroz, nem um biscoito. Nada. Absolutamente nada foi feito pelas crianças. Cadê a mudança? Cadê o governo do povo prometido?  O povo foi enganado. Vergonha, vergonha para todos que acreditaram, vergonha para quem se doou, simplesmente decepção. escreveu uma moradora indignada. É tarde demais.

Vivo explica apagão em Cabo Frio

Os clientes da Vivo em Cabo Frio reclamaram, nesta terça-feira (11) da dualidade de usar os serviços de telefonia e dados móveis da empresa, principalmente, em Cabo Frio. A Vivo, em nota, informou que as dificuldades na utilização dos serviços na cidade foram devido a um rompimento de cabo óptico que atende a localidade. A equipe técnica atuou para normalizar a instabilidade, e os serviços foram normalizados no final da manhã. A operadora destacou ainda na nota que trabalha continuamente na qualidade dos serviços na cidade.

Midori no encontro do Arraial

A pedido do Prefeito Marcelo Magno e do Secretário de Saúde, Jorge Diniz, reuniram-se, na Câmara Municipal de Cabo Frio, com a Vereadora de Cabo Frio, Carol Midori e seu assessor, Paulo Froes, a Coordenadora de Castração animal do município de Arraial do Cabo, Angélica Luz e o Assessor do Prefeito de Arraial, Ronnie Plácido. Na ocasião foram discutidas várias ideias sobre a causa animal e também foi conversado sobre o funcionamento do programa de castração Cabo-friense. Amanhã Ronnie e Angélica irão visitar o Programa de castração da cidade de Niterói. Eles estão muito confiantes na elaboração e construção de um projeto similar ao dessas cidades, no município de Arraial do Cabo.