Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Segunda – Feira (27)

POR ONDE ANDA VIDAL;CÂMARA VAI PROIBIR PRIVATIZAÇÃO DO SEBASTIÃO LAN; PREFEITURA CRIA SELO E PASSAPORTE DE VACINA; VEREADOR QUER ACABAR COM VENDA DE CARROS NAS CALÇADAS; MARTINS ESTÁ DE VOLTA AO COMANDO DE BÚZIOS; LÍVIA COMEÇAR A ARMAR GUARDAS DE ARARUAMA; VANDERSON DEFENDE OS FEIRANTES; MARCELO ASSINA CONVÊNIO COM A IFRJ PARA O ARRAIAL; OBRAS NO ARRAIAL É EMBARGADA; PASTEL DA CONCESSÕES; MUSEL DO PASTEL

172

FIM DO PESADELO

 Na próxima quinta-feira (30) entrará na pauta da câmara de Cabo Frio um Projeto de Lei que irá vedar a privatização da feira Sebastião Lan. A Lei foi elaborada pelos vereadores Roberto Jesus e Léo Mendes e seguirá o entendimento do Artigo 68 parágrafo 6° da Constituição Estadual que veda a concessão de uso de bem imóvel a empresas privadas com fins lucrativos, quando o bem possuir destinação social. A maioria dos vereadores prometeram votar a favor e isso será um ganho para os feirantes, pois nem Zé e nem nenhum prefeito poderá mexer com o espaço tradicional em que trabalham. Os feirantes prometeram está na frente da câmara em peso para acompanhar a votação.

PREFEITURA CRIA SELO E PASSAPORTE DE VACINA

A prefeitura de Saquarema instituiu o selo de estabelecimento responsável, em novo Decreto publicado nesta terça-feira (28) que trata da flexibilização das medidas de prevenção a COVID-19. O selo vai pemitir  os estabelecimentos comerciais a  funcionar até às 02 da madrugada com 80% da capacidade  a partir do dia 1º de outubro. Os estabelecimentos deverão permitir o ingresso somente de pessoas que comprovem vacinação contra a Covid-19. Os locais que não aderirem ao Selo de Estabelecimento Responsável poderão continuar funcionando. Contudo, a ocupação máxima será de 50% e o horário de funcionamento das 9 às 23h. Não serão permitidas atividades em boates, danceterias e casas de shows que não aderirem ao Selo de Estabelecimento Responsável. O novo decreto autoriza as escolas das redes pública e privada municipal a retornarem com as aulas presenciais com a capacidade de até 100% e estabelece também, o retorno ao trabalho presencial dos servidores públicos municipais que estejam postos em regime de trabalho remoto ou home-office.

VEREADOR QUER ACABAR COM VENDA DE CARROS NAS CALÇADAS

O vereador Thiago Vasconcelos (AVANTE), quer que as concessionárias de São Cristóvão liberem as calçadas da Avenida Joaquim Nogueira, constantemente usadas para exposição e venda de veículos. A Câmara de Cabo Frio aprovou indicação do vereador na sessão desta terça-feira (29) solicitando ao governo uma efetiva fiscalização da Guarda Municipal para coibir as infrações. De acordo com parlamentar a solicitação ocorre diante do que chamou de alto índice de irregularidades encontradas na área. Thiago Vasconcelos diz que é constante presenciar carros estacionados na própria via, mesmo com proibição de estacionar e parar e a utilização da calçada e carros com anúncio de “Vende-se” nas vagas destinadas ao estacionamento.  “Os veículos são estacionados de maneira irregular tanto nas calçadas quanto na avenida”, comentou.

MARTINS ESTÁ DE VOLTA AO COMANDO DE BÚZIOS

O prefeito Alexandre Martins participou nesta manhã (28) da abertura do evento “Diálogos Sustentáveis” organizado pela Secretaria Estadual do Ambiente E Sustentabilidade com apoio da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo no Hotel Rio Búzios. O encontro reuniu representantes dos municípios participantes do ICMS Ecológico na forma de Consulta Pública, sobre o ICMS Ecológico, para concretização de avanços na agenda do desenvolvimento sustentável. De acordo com Alexandre Martins, Búzios está sediando um encontro muito importante sobre sustentabilidade, Meio Ambiente e ICMS Verde. “Ficamos em oitavo lugar no ranking anual do ICMS Ecológico desse ano. Cuidar do meio ambiente é um bom negócio e é isso que Búzios está fazendo”, disse o prefeito.  O evento com sede regional em Búzios, reuniu representantes dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Quissamã e Macaé.

LÍVIA COMEÇAR A ARMAR GUARDAS DE ARARUAMA

A prefeita de Araruama Lívia de Chiquinho começou a armar a guarda. Os primeiros 40 agentes   de Araruama foram selecionados e iniciaram o curso de capacitação de manuseio de armas de fogo, ministrado pela empresa LR Staff, e também fiscalizado pela Polícia Federal.  O Responsável pedagógico é o policial civil e instrutor de tiro, credenciado pela Polícia Federal, Jorge Ray da Silva Gomes. O curso tem   duração de 150 horas de instruções teóricas, que serão ministradas em Araruama e 150 horas de aulas práticas, que vão acontecer em um clube credenciado e autorizado pelo Exército Brasileiro, em Cardoso Moreira. O curso vai habilitar os guardas a terem a concessão institucional do porte de arma de fogo. A medida está prevista na lei federal 10.826, chamada Lei do Desarmamento, de 2003, que autoriza o porte de arma de fogo pelos guardas municipais. A finalidade é aumentar a segurança pública dentro do município de Araruama, através de profissionais aptos e preparados para agir com responsabilidade, visando a proteção dos moradores.

VANDERSON DEFENDE OS FEIRANTES

O vereador de Cabo Frio, Vanderson Bento (PTB), saiu em defesa dos trabalhadores do Mercado Municipal Sebastião Lan. Os feirantes foram para frente da Câmara nesta terça-feira (28) para protestarem contra o possível projeto de privatização da Feira, idealizado pelo prefeito José Bonifácio (PDT). Após a sessão, Vanderson foi ao encontro dos guerreiros da Sebastião Lan, como ficaram conhecidos os homens e as mulheres, que trabalham no local, para mostrar toda a sua solidariedade e anunciar, que ele (Vandeson Bento) também vai lutar por essa causa, contra a privatização junto com todos eles.

POR ONDE ANDA VIDAL

O ex-vereador de Cabo Frio e ex-presidente da Comsercaf, Jefferson Vidal, sumiu da cidade e das vistas dos amigos e dos seus eleitores . Vidal está trabalhando para o governo estadual do Estado do Rio de Janeiro do governador Cláudio Castro (PL), e há quem diga que está recebendo a bagatela de R$8.000,00 (oito mil reais mensais) como assistente administrativo. As pessoas realmente não encontram o político, que foi um dos responsáveis pela eleição do atual prefeito do município cabo-friense, José Bonifácio (PDT) pelas ruas. Então, fica a pergunta: por onde anda Vidal?

MARCELO ASSINA CONVÊNIO COM A IFRJ PARA O ARRAIAL

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Educação assinou, na segunda-feira (27), um convênio com o Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ / Campus Arraial do Cabo, para oferecer aos alunos do 9º ano de escolaridade, matriculados na rede municipal, o curso de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. O início está previsto já para o segundo semestre letivo de 2021, no mês de novembro, e a duração é de três anos. O objetivo é formar técnicos de nível médio no eixo tecnológico “Ambiente e Saúde”, com habilitação “Técnico em Meio Ambiente”. A assinatura do termo de parceria foi assinado pela Secretária Isalira Gomes e pelo Diretor do IFRJ, Davi Barreto, na Câmara Municipal e contou com a presença de representantes do Instituto, da Educação e do Presidente da Casa Legislativa, Ângelo Macedo.O curso forma profissionais para atuarem em indústrias e em organizações não-governamentais (ONGs); em programas de conservação e educação ambientais; em estações de tratamento de água e de efluentes; em centros de pesquisa, órgãos de fiscalização, laboratórios de controle de qualidade; no monitoramento de parâmetros ambientais; e em consultoria para a elaboração de estudos de impacto ambiental e melhoria dos processos produtivos.É importante ressaltar que as aulas acontecerão no formato online e a expectativa é que o retorno presencial aconteça em março de 2022. “Temos o privilégio de ter em Arraial do Cabo um Campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro. É extremamente importante aproveitar essa oportunidade e ampliar as diversas parcerias possíveis, com o intuito de oportunizar aos nossos alunos todas as possibilidades de crescimento acadêmico e profissional. Pela primeira vez teremos uma turma inteira de moradores de Arraial do Cabo, no IFRJ”, comemorou Isalira Gomes.

OBRAS NO ARRAIAL É EMBARGADA

As Secretarias de Obras e a do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo realizaram, nesta terça-feira (28), uma operação em conjunto para coibir obras sem licenciamento na zona histórica da cidade. Duas obras, em uma residência e um ponto comercial, foram embargadas por não apresentarem documentação. A chamada zona história de Arraial do Cabo está localizada entre a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, prédios e o Marco Histórico, na região da Praia dos Anjos.O objetivo da ação é a preservação das construções históricas do Município.

PASTEL DA CONCESSÕES

A semana começou com a vinda de mais uma empresa para o município. O prefeito, Fábio do Pastel, assinou contrato de concessão com a empresa Caoa Chery Lux nesta segunda-feira (27). Com o documento, mais um empreendimento será inaugurado no Polo automotivo no bairro Balneário, às margens da RJ-106. O prefeito reforçou o pedido para que a mão de obra seja em sua maioria aldeense. “A assinatura dessa concessão é muito importante para a cidade e reforçamos que buscamos promover mais vagas de emprego para a nossa população. Inclusive foi um pedido meu que ao menos 70% dos funcionários fossem do município. Estamos avançando e vamos continuar trabalhando para levar mais qualidade de vida para os aldeenses”.O secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, destaca a importância da chegada do novo empreendimento na cidade. “A vinda de mais uma concessionária é de grande importância para o município. Além de trazer novos empregos, irá movimentar a economia local”. 

MUSEL DO PASTEL

Os moradores e visitantes da cidade poderão ter mais uma atração para acompanhar no início do próximo ano. O prefeito, Fábio do Pastel, recebeu representantes do E-Museu Nacional do Esporte nesta terça-feira (28). Na conversa, foi apresentada a proposta de trazer o e-museu itinerante do esporte para a cidade. A carreta com 14 metros tem o objetivo de levar a cultura do esporte às cidades do Rio de Janeiro. Em cumprimento à meta de engajar diferentes segmentos do município, também participaram do encontro representantes das secretarias de Esportes e Lazer, Cultura, Segurança e Ordem Pública, Educação, Controladoria-Geral e de Governo.