Governo do RJ anuncia plano de cargos e salários dos servidores da Saúde

A aplicação da medida será feita em etapas, com a conclusão programada para 2025. O plano vai beneficiar servidores ativos, inativos e pensionistas que se enquadram no regime de paridade.

110

O governador do Rio de Janeiro Claudio Castro (PL) anunciou nesta quinta-feira (30), em cerimônia no Palácio Guanabara, a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os servidores da Saúde estadual.

O plano vai beneficiar os 9,7 mil servidores ativos, os 12 mil inativos e todos os pensionistas que se enquadram no regime de paridade. O aumento de salário será de até 191% – o governo não detalhou de que forma isso vai ocorrer. Ao todo, 23 mil famílias serão beneficiadas, segundo o governo.

“É um pleito antigo dos profissionais de saúde do estado, que sai do papel após muito diálogo com os servidores. Nesses encontros, o governo destacou a importância de olhar com zelo para as contas públicas e cumprir o que determina o regime de recuperação fiscal, sem esquecer a dívida que o estado tinha há anos com essa categoria”, comentou Cláudio Castro.

Aumento na folha de setembro

A aplicação da medida será feita em etapas, com a conclusão programada para 2025. Em quatro anos, o aumento salarial será da seguinte forma:

  • de até 173% para nível superior;
  • de até 191% para nível médio;
  • de até 179% para nível fundamental;
  • de até 145% para nível elementar.

O plano prevê também a Gratificação de Desempenho de Atividade (GDA), que até a sua regulamentação, será paga no valor correspondente a 70%. O aumento na remuneração está inserido na folha de setembro, que é paga em outubro.