Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quarta – Feira (06)

A REGIÃO VAI TREMER; ZÉ DESPEJOU TODOS; COLÔNIA DO FLUXOGRAMA; MIGUEL DO ECOTORISMO; FELIZARDO DA CRECHE; IGUABA TODA ROSA; HC NEGADO NO ARRAIAL; TURISMO PARA O CABO; PLANO VERÃO BÚZIOS; ARARUAMA CAMPEÃ DE EMPREGOS; PONTO FACULTATIVO EM SAQUAREMA;

202

ZÉ DESPEJOU TODOS

Pelo visto o prefeito de Cabo Frio José Bonifácio (PDT), não anda de brincadeira pela cidade não, o mesmo deste que assumiu a prefeitura anda passando o seu delicioso trator da maldade demolidos e expulsando trabalhadores de seus respectivos lugares. Desta vez Zé não perdeu tempo e o grande alvo está sendo a AMACAF Federação das Associações dos Bairros, Bonifácio está despejado todos do espaço que fica localizado na AV do Contorno no Centro de Cabo Frio. O prédio que pertence a prefeitura por que funcionava dentro de uma praça que é púbica tiveram de juntar todos as coisas e meter o pé de fininho por que Zé não quer saber de conversar com ninguém muito menos com o presidente que é o Sr Bené que também é muito conhecido na cidade. Apesar do Prefeito ser conhecido por pedalar e ambos que hoje estão criticando Bonifácio pedalou com ele na política, Zé não está cumprindo o que foi prometido e com isso está decepcionado geral com suas atitudes. A ACICAF – Associação dos Ciclistas de Cabo Frio também foi despejada, já que utilizava o espaço no local. Segundo informações, o comunicado foi feito e não foi dado a chance com tempo hábil para que a instituição encontrasse outro local onde pudesse guardar todo o acervo e documentos das Associações. No mesmo prédio também funciona a ACICAF – Associação de Ciclista de Cabo Frio. Bené trabalha com Associações de Moradores por pelo menos 30 anos. “O prefeito criou esses cargos com super salários para os administradores dos bairros e trata todos os presidentes das associações, que são os legítimos representantes dos bairros.

COLÔNIA DO FLUXOGRAMA

Outubro é o mês dedicado à prevenção ao câncer de mama. O vereador Alexandre da Colônia (DEM) colocou em pauta nesta terça-feira (5) a Indicação 523/2021, que solicita ao Executivo que realize uma divulgação sobre o fluxograma de atendimento a pacientes com suspeita da doença. O assunto foi debatido em sessão ordinária. De acordo com o parlamentar, o município necessita de uma melhor divulgação deste serviço pois a falta de informação deixa muitas mulheres sem saber aonde ir, quem procurar, qual exame fazer e todos os outros procedimentos que ela deve realizar para confirmar seu diagnóstico e iniciar seu tratamento. A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

MIGUEL DO ECOTORISMO

Começou a tramitar na Casa Legislativa na sessão ordinária desta terça-feira o PL 300/2021, do vereador Miguel Alencar (DEM). O documento normatiza o fomento do ecoturismo e de esportes de aventuras no município, criando áreas de interesse coletivo para exploração destas atividades. De acordo com o documento, são consideradas áreas de interesse coletivo praias, matas, travessias entre localidades, parques ecológicos, áreas de contemplação e localidades de interesse geológico. Caso estejam inseridas em unidades de conservação e de proteção ambiental protegida por Lei Municipal, Federal ou Estadual, deverão obedecer às normas nelas contidas, utilizando lei e decretos municipais de forma supletiva. São considerados esportes de aventura as caminhadas em trilhas (trekking) – Trilha Trans Cabo Frio;  rapel – Pedra do Farol; Mergulho; canoa havaiana;  esportes à vela;  surfe; windsurf;  kitesurf e outras atividades esportivas que podem ser praticadas nas áreas de interesse. Os locais deverão possuir lixeiras com intervalos de 200 metros quando for o caso, guias treinados, material de primeiros socorros, equipamento de mobilização, sinalização vertical, dentre outros itens para que as atividades e eventos possam ser praticados com segurança. O documento foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

FELIZARDO DA CRECHE

Por meio da Indicação 534/2021, o vereador Douglas Felizardo (AVANTE) solicita ao Executivo a construção de uma creche com atendimento integral em Botafogo, no Segundo Distrito. A proposição foi debatida em sessão ordinária. De acordo com o parlamentar, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade. “Os pais e responsáveis da comunidade quilombola têm sofrido com a falta de um lugar adequado para deixar as crianças, o que tem interferido na vida financeira, pois não têm onde deixar os filhos para ir trabalhar”, explicou. A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

A REGIÃO VAI TREMER

A redação do RLagos recebeu áudios de uma pessoa, conhecida na política local, que trabalha na área do jornalismo, que participou de um esquema monstruoso de fake news durante as eleições passadas. Os áudios prometem abalar a região e mostrar verdadeiramente os bastidores. Além de que em seu grupo um secretário de uma cidade da região dos lagos mantém uma rede de fakes operada por pessoas nomeadas na prefeitura referida, esse dociê chegou nas mãos da redação do RLagos com farto material de áudios e prints. A região tem tudo pra tremer!

IGUABA TODA ROSA

Em atenção ao mês de prevenção e conscientização do câncer de mama, a partir desta terça-feira (05), o prédio da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande recebe iluminação na cor que representa a ação do Outubro Rosa, enfatizando os cuidados da saúde da mulher.

HC NEGADO NO ARRAIAL

A Justiça do Rio negou, nesta segunda-feira, o pedido de habeas corpus do ex-secretário de Meio Ambiente do Município de Arraial do Cabo Marcio Croce Brasil. Ele é acusado de fazer parte de uma quadrilha que atuava nas áreas ambientais protegidas no Parque Estadual Costa do Sol, no município da Região dos Lagos.Na decisão, o desembargador Antonio Carlos Nascimento Amado, da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), justificou que Croce não pode requerer a extensão dos direitos da medida liminar concedida para o ex-prefeito Renato Martins Vianna. “Renatinho Vianna” é acusado de chefiar a organização criminosa.“Quem participa como prefeito na liderança da organização criminosa age diferente do executor de atividades concretas, executivas, como secretário municipal. Quando distintas as participações do paciente e do requerente a pretensão estribada no art. 580 do Código de Processo Penal é indevida”, justificou o desembargador.O magistrado ressaltou que Croce pode pedir um novo habeas corpus desde que a ação seja ajuizada de forma correta. “Vale acentuar que a decisão foi proferida em antecipação provisória, em exame não exauriente, em convicção sumária, o que torna ainda mais difícil a pretensão pleiteada, de forma anômala. Indefiro o pedido de extensão, sem prejuízo de que o paciente renove o pedido de liberdade pela via adequada e autônoma”, pontuou.

TURISMO PARA O CABO

Representantes do Turismo de Arraial participaram na segunda-feira (4), do evento de lançamento do Programa de Capacitação do Estado do Rio de Janeiro (ProCap-RJ), promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), voltado aos municípios do interior do Estado. A solenidade foi realizada no Clube Tamoyo, em Cabo Frio. O programa tem como objetivo a capacitação, promoção, atualização e venda das cidades participantes junto aos agentes de viagens convidados, oriundos das mais importantes operadoras de turismo do Estado.  A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Turismo é apoiadora desta edição, que também conta com a participação dos municípios de Cabo Frio e Rio das Ostras. Ao longo da semana serão realizadas visitas técnicas nas cidades, onde os agentes poderão conhecer e se familiarizarem com representantes do setor e os principais atrativos culturais, naturais, comerciais e gastronômicos das cidades. Em Arraial do Cabo, a visita técnica acontecerá nos dias 08 e 09 de outubro. Para a Secretaria de Turismo, a participação e apoio do município no Programa cria um elo entre os empresários locais e os principais representantes do segmento operador nacional, além de fortificar a comercialização do destino Arraial do Cabo como produto turístico em potencial. Estiveram presentes no stand cabista, representantes do coletivo Pedala Arraial, da Associação de Mergulho de Arraial (AMA), da Associação de Meios de Hospedagem de Arraial do Cabo (AMHAR) e dos artesãos de Arraial do Cabo.

PLANO VERÃO BÚZIOS

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Sergio Ferreira, reuniu nesta terça-feira (05) seus coordenadores para elaborar o Plano Verão, que será colocado em prática neste feriadão de 12 de outubro.De acordo com o secretário da Pasta, Sérgio Ferreira, será montado uma base da secretaria na Praia de Geribá durante este feriado para que a população tenha acesso direto aos serviços das coordenadorias.A Secretaria de Segurança e Ordem Pública é responsável pelas coordenadorias da Defesa Civil, Postura, Guarda Vida, Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e Coordenadoria de Trânsito e Transporte (CTT).

ARARUAMA CAMPEÃ DE EMPREGOS

Araruama se destaca e é a campeã na geração de empregos na Região dos Lagos em um momento em que a economia brasileira ainda busca fôlego para se retomar.Os dados são da Firjan- Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que analisou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).A pesquisa mostra que Araruama registrou um saldo de 427 novas contratações só no mês de agosto. Esse é o maior saldo positivo desde o início da série histórica do novo Caged .O segundo lugar ficou com Cabo Frio, com 310 novos postos. A pesquisa mostra, ainda, os 3 maiores setores na geração de empregos no município: *Comércio*Indústria e Construção *ServiçosO desempenho de Araruama está acima, inclusive de municípios maiores e mais ricos, como Campos dos Goytacazes, que registrou 277 postos abertos em agosto.O sucesso na geração de empregos se deve em grande parte à chegada e abertura de novas empresas no município.Só esse ano até o mês de setembro o município registrou a instalação de 379 empreendimentos, o que dá uma média de mais de uma empresa aberta por dia em Araruama.A geração de empregos no município também é resultado dos investimentos do setor público. A cidade se tornou um verdadeiro canteiro de obras, com a construção, por exemplo, de escolas, unidades de saúde e pavimentação, o que mantém aquecido o setor da construção civil.

PONTO FACULTATIVO EM SAQUAREMA

A Prefeitura de Saquarema decretou Ponto Facultativo nas Repartições Públicas Municipais no dia 11 de outubro de 2021 (segunda-feira). Ficam garantidos, no entanto, o funcionamento dos serviços e atividades essenciais como atendimento médico de urgência nas unidades de saúde, limpeza urbana e ações de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública referentes à Guarda Civil Municipal e à Defesa Civil, os quais funcionarão em regime de plantões.Em virtude do ponto facultativo e do feriado da padroeira do Brasil (terça-feira), haverá alterações na vacinação contra o Coronavírus e no atendimento CAMIS, na tentativa de viabilizar um melhor serviço à população.As pessoas que estavam agendadas para receber a D2 da vacina contra o Covid nos dias 11 e 12 de outubro poderão receber a segunda dose nos dias 13, 14 e 15. Já o CAMIS funcionará na escala abaixo:- Dia 13/10 quarta-feiraManhã: teste do pezinho + rotina de vacinasTarde: ARH (antirrábica humana)- Dia 14/10 quinta-feiraManhã: BCG + teste do pezinhoTarde: rotina de vacinas + BCG- Dia 15/10 sexta-feiraManhã: rotina de vacinas + febre amarelaTarde: rotina de vacinas + ARH (antirrábica humana).