Campos dos Goytacazes: Nesta quarta-feira Projeto “A criança pede” estará na Escola Estadual João Pessoa

85

O projeto ” A criança pede”, da Guarda Civil Municipal, será levado ao Colégio Estadual João Pessoa, no Parque São Caetano, nesta quarta-feira (13). O tema “Crianças em situação de risco” será abordado em palestra e roda de conversa com os alunos do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental, a partir das 13h. O objetivo é orientar os estudantes como identificar crianças em situação risco e informar quais os órgãos públicos competentes para o resgate e socorro a possíveis vítimas.

– Assim, nós, servidores da área da Segurança Pública, que ficamos atentos a esse tipo de situação, que temos essa obrigação, conseguimos levar o assunto para a escola e despertar esse olhar sensível a essas situações de vulnerabilidade também na comunidade escolar – disse o guarda municipal Ivan de Souza, idealizador do projeto.

O  projeto “A crianca pede”, que em setembro comemorou 17 anos com ações e palestras em Campos e região, conta com a participação de especialistas na área de educação, saúde e segurança, como psicólogos, pediatras e delegados de polícia, entre outros. Temas como direitos das famílias, das crianças, dignidade da pessoa e respeito às diferenças são debatidos na sala de aula, com diferentes dinâmicas.

No dia 4 de novembro, às 9h, o projeto será desenvolvido nas escolas municipais. A primeira a ser visitada será a Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, na Vila dos Pescadores, em Farol de São Tomé. “Vamos fazer uma dinâmica nova com os alunos do 5° ano, chamada Lembretes Diários, para que criem frases motivacionais com palavras que devem identificar em sua rotina, na prática diariamente de cada um, tais como gentileza, perdão”, concluiu Ivan.