Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Terça – Feira (19)

RENATINHO INELEGIVEL 8 ANOS; ZÉ QUER FECHAR IML; 400 MIL PARA SAÚDE DE IGUABA; PASTEL DO TURISMO; ARRAIAL EM ALERTA; JESUS DAS BOMBAS; DIA D EM ARARUAMA; PASTEL DA PESCA; COLÔNIA JUSTIFICA VOTO; O VÍDEO DO CHOOP; ZÉ DO TRIÊNIO; QUEM SERÁ O SANTO DA REGIÃO; ESTRATÉGIAS EM MACAÉ;

307

RENATINHO INELEGIVEL 8 ANOS

O ex-prefeito de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, Renatinho Vianna, e o seu candidato a vice-prefeito na última eleição de 2020, Darlan da Silva, foram condenados à pena de 8 anos de inelegibilidade para as eleições subsequentes por prática de abuso de poder político e econômico, por ter realizado convenção partidária de grande porte aberta ao público em geral, com concentração de carreata e fornecimento de bebidas. Tal ato demonstrou, que foram destinados muitos recursos para custear a festa, que se tornou um verdadeiro “showmício”, segundo a justiça. Renatinho era chefe do executivo municipal cabista, que na época também se candidatou a reeleição ao cargo.  A decisão foi publicada no Jornal ‘Diário da Justiça Eletrônica do Estado do Rio de Janeiro’, caderno TRERJ, página 00195. O número do processo é o 0600633-74.2020.6.19.0146. A ação foi movida pela Coligação Todos juntos por Arraial do Cabo, do atual prefeito Marcelo Magno.  A petição do processo narra, que as vésperas da Convenção do partido de Renatinho Vianna, o Republicanos, Vianna e Darlan ingressaram sem autorização em um imóvel particular sem autorização do proprietário, e montaram uma festança que configurou um showmício no local disfarçado de convenção intrapartidária com estrutura de grande evento. Ainda de acordo com o processo, Vianna e Darlan fizeram ampla propaganda em diversos pontos da cidade convocando toda a população do município, e além disso, em discurso proferido pelo então candidato Renatinho Vianna, houve um pedido explícito de votos e menção a reeleição e a utilização do número 10, usado na urna.  No entanto, a decisão judicial ainda cabe recurso.

ZÉ QUER FECHAR IML

O prefeito de Cabo Frio, na Região dos Lagos, José Bonifácio (PDT), parece não ter engolido as críticas do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), em relação ao presidente nacional do seu partido, PDT, Carlos Lupi, no dia da inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, que aconteceu na sexta-feira (15) da semana passada.  De acordo com uma fonte do Rlagos, que prefere não ser identificada por medo de represálias, Bonifácio teria mandado uma equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente do município para fiscalizar o Instituto Médico Legal (IML) da cidade com o intuito de arrumar uma forma de fechar o local.  Ainda segundo essa fonte, os fiscais chegaram, pediram os documentos e inspecionaram o solo do IML. Ficaram por horas analisando as documentações e fazendo testes na localidade. Um dos fiscais chegou a ficar muito incomodado por não ter conseguido. A fonte afirmou, que não foi uma fiscalização normal, pois os fiscais ficaram por muito tempo naquela operação e saíram contrariados com o resultado positivo a favor do IML.

400 MIL PARA SAÚDE DE IGUABA

Iguaba Grande, na Região dos Lagos fluminense, vai receber R$ 400 mil para investimento em saúde. O recurso foi destinado pelo deputado federal Márcio Labre (PSL-RJ), que recebeu nesta terça-feira (19), no seu gabinete em Brasília, os vereadores Junior Bombeiro, vice-presidente da Câmara Municipal, e Luciano Silva, líder do governo do prefeito Vantoil Martins. O recurso será utilizado para custeio, ou seja, financiar ações para melhorias na saúde, atendendo as urgências. “A Região dos Lagos é um polo turístico importante no Estado do Rio de Janeiro, por isso estamos ajudando a prefeitura de Iguaba Grande a melhorar a assistência à saúde, beneficiando a população e também turistas que visitam essa cidade tão agradável “, afirmou Márcio Labre. Ainda de acordo com o deputado, investimento em saúde contribui diretamente para uma melhor qualidade de vida. “Nosso gabinete está de portas abertas para atender à população porque o mandato é construído através do diálogo, ouvindo as necessidades de cada região do Estado e buscando soluções”, concluiu Márcio Labre.

PASTEL DO TURISMO

O prefeito Fábio do Pastel esteve no Palácio Guanabara na terça-feira, dia 19, para o alinhamento de estratégias para o turismo. A reunião com o secretário estadual do segmento, Gustavo Tutuca, abordou o planejamento para o setor, que é uma vocação natural da cidade e promete retomada promissora no pós-pandemia. O encontro contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani, e da secretária adjunta de Turismo, Andrea Tinoco, além do chefe de gabinete Moisés Batista e do coordenador Setur da Costa do Sol e assessor especial da Secretaria Estadual de Turismo, Junior Arruda.

ARRAIAL EM ALERTA

Apesar das chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil de Arraial do Cabo não registrou nenhum acidente grave no Município. Uma equipe da Defesa Civil Municipal permanece de plantão. Na tarde desta quarta-feira, dia 20, a Secretaria de Segurança Pública recebeu um chamado sobre um deslizamento de barranco no Bairro da Cabocla, em Arraial do Cabo. Sendo assim, junto a Defesa Civil todos foram ao local. No local, foi constatado que a terra que caiu do barranco invadiu o quintal de uma residência, impedindo a passagem dos moradores. O local foi vistoriado e liberado. “Hoje quero agradecer a Defesa Civil pela ajuda que nós deu com o barranco que desceu na casa do morador aqui no Bairro da Cabocla conseguimos fazer a limpeza e retirada da lama”, diz a equipe MClaren.

JESUS DAS BOMBAS

Cada dia que passa o vereador de Cabo Frio Roberto Jesus (MDB), descobre uma bomba nova na cidade, já não bastava os remédios vencidos na saúde de Cabo Frio, como a mais nova que o vereador descobriu envolvendo a filha de um secretário do governo de Zé, é bomba atrás de bomba, Jesus já foi até batizado como o Homem Bomba da Câmara é o único vereador líder de oposição que mostra um bom trabalho no legislativo é o único que peita e bota a cara mesmo. O vereador de Cabo Frio, na Região dos Lagos, Roberto Jesus (MDB), fez uma live nas suas redes sociais na noite desta terça-feira (19) e expôs uma denúncia grave a respeito da Saúde da cidade para toda a população. O vereador esteve no Centro Municipal de Reabilitação do Novo Portinho e conseguiu provas de que os funcionários do local estavam assinando a folha de ponto de trabalho com datas futuras, com a aprovação da coordenadora da unidade, Mariana Buitrago, filha do secretário de Mobilidade Urbana do município, Jefferson Buitrago. Até o ponto de Mariana, que é chefe do local, estava marcado com dias a frente com a entrada e a saída dela. A coordenadora carimbava e assinava os pontos dos seus subordinados, inclusive, o seu próprio ponto. Jesus foi atendido pelo outro coordenador do Centro de Reabilitação, Jair Brasileiro, que afirmou não compactuar com a filha do secretário do prefeito José Bonifácio (PDT). O nobre edil não mostrou o rosto de Jair no vídeo, porque o mesmo colaborou com a fiscalização. Roberto não se opôs, quando Jair rasgou a prova de que um servidor queria receber sem ao menos ter trabalhado, pois o documento pertencia ao setor do coordenador. Mas, Jesus gravou todo o momento em que ele (Jair) rasgou a documentação.

DIA D EM ARARUAMA

Para marcar o dia D da Campanha Outubro Rosa, Araruama, na Região dos Lagos do Rio, terá atividades de conscientização sobre o câncer de mama neste sábado (23). As ações serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A programação vai começar com uma caminhada com início na Praça da Bíblia, a partir das 09h. O objetivo da atividade é fazer com que as mulheres se conscientizem da importância do auto exame das mamas. Além disso, na Praça da Bíblia também serão realizadas consultas com a médica mastologista dra Kesley Couto de Castro. Se a médica verificar a necessidade, através do exame clínico, a paciente será encaminhada para realização de mamografia no Expresso da Saúde no mesmo dia. O câncer de mama mata milhares de mulheres no Brasil todos os anos e a identificação precoce de tumores pode salvar vidas.

PASTEL DA PESCA

O prefeito Fábio do Pastel participou de uma reunião com pescadores do bairro Baleia na tarde desta segunda-feira (18). O encontro foi realizado por intermédio do vereador Isaías, concretizando a ligação entre o legislativo e executivo em prol da cidade. Na ocasião, foram abordadas demandas da categoria, como a possibilidade de encaminhamento para construção de ranchos na localidade. Participaram da reunião o chefe de gabinete, Moisés Batista, e a secretária de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, Raquel Trevizan.

COLÔNIA JUSTIFICA VOTO

Na sessão dessa última terça-feira (19) da Câmara Municipal de Cabo Frio, na Região dos Lagos, o líder do governo na Câmara, Alexandre da Colônia (DEM), votou contra o executivo, o qual o mesmo representa na Casa Legislativa cabo-friense, em relação ao projeto de privatização do Mercado Municipal Sebastião Lan. Alexandre já expressou a sua vontade de deixar a liderança do governo há algumas sessões atrás, argumentado que o seu tempo nessa função já havia terminado. Inclusive, o nobre edil já fez críticas públicas ao prefeito José Bonifácio (PDT), afirmando que falta diálogo com os vereadores e com a população na administração de Zé. A justificativa do líder da base governista para o voto contrário ao desejo de Bonifácio de privatizar a feira foi bem simples: Alexandre gostaria da criação de uma cooperativa, ele acredita que esse seja o caminho. “Nós acreditamos muito no cooperativismo. Nós temos tudo para ter uma cooperativa e o município ceder aquele espaço para eles mesmos gerirem o trabalho deles. Trazer aí a OCB, a Sicoob e vim aqui capacitar eles. Porque nós estamos falando em 600, 700 pessoas trabalhando ali dentro. Se cada um botar um salário minímo de cota à parte, nós estamos falando em R$1 milhão de reais. Então, o feirante pode sim tomar conta da feira, do seu trabalho com a capacidade e a dignidade. Não são nenhum coitadinhos. Eles estão precisando do apoio do governo para estruturar eles e capacitá-los”, finalizou Alexandre.

ZÉ DO TRIÊNIO

A Prefeitura de Cabo Frio atualizou o pagamento de triênios e mudança de nível para servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 1.371 profissionais receberam o total de R$ 1.235,324,02 em benefícios referentes aos primeiros nove meses de 2021. Os benefícios estavam congelados desde o mês de dezembro de 2020. O pagamento de direitos aos colaboradores é uma das promessas da atual gestão, na busca por valorização dos servidores da educação. Desde setembro, os triênios e mudanças de nível estão sendo atualizados automaticamente, conforme o servidor tenha direito aos valores. Além dos montantes creditados, 4.632 profissionais receberam, de forma antecipada, no dia 25 de setembro, o salário daquele mês, somando um total de R$ 15.665.568,13. Para os servidores efetivos foi repassado, ainda, o vale transporte referente ao mês de outubro, no valor de R$ 57.036,10. O pagamento do benefício para deslocamento dos profissionais, creditado sempre no mês anterior, é meta estipulada pela atual gestão da Secretaria de Educação, desde a posse em julho deste ano. As unidades escolares receberam, também no mês de setembro, o total de R$ 303.994,00 em verbas do PDE (Programa Dinheiro na Escola) e R$ 307.014,00 em repasses do PMAE (Programa Municipal de Alimentação Escolar). A transferência de recursos do PDE deve ser utilizada pelos diretores, por meio dos Conselhos Escolares, para custear despesas como manutenção básica, limpeza e higiene, material de papelaria, serviços de internet e produção do material didático do ano letivo corrente. Já em relação ao PMAE, os valores são para utilização na aquisição de gêneros alimentícios da merenda escolar. Ambos programas têm origem nos recursos próprios do governo municipal. A distribuição dos valores é realizada com base no número de alunos matriculados em cada escola, no caso do PDE. Os valores do PMAE têm como base de cálculo o número de refeições servidas na unidade escolar, no mês anterior.

ESTRATÉGIAS EM MACAÉ

O prefeito Welberth Rezende e todo o quadro de secretariado municipal participaram nesta quarta-feira (20) no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, do evento “Caminhos para o Desenvolvimento”, oficina de moderação em processos participativos, promovida pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (EGIM). O evento ocorre até sexta-feira (22) e até lá serão discutidas as diretrizes que nortearão os caminhos a serem percorridos pelo governo municipal na perspectiva Macaé 2030.

APOIO À AGRICULTURA

Governo leva cursos profissionalizantes para produtores ruraisCursos profissionalizantes e programas de ensino sobre novas práticas de cultivo da terra e produção pesqueira serão direcionados aos pequenos produtores rurais de Macaé que atuam também na agricultura familiar. A grade e extensão das aulas já estão sendo preparadas pela equipe da Secretaria Municipal de Agroeconomia, com previsão de início das aulas e atividades em janeiro de 2022. A programação foi anunciada pelo prefeito Welberth Rezende nesta terça-feira (19), durante encontro com os produtores rurais realizado no Parque de Exposições de Córrego do Ouro.

QUEM SERÁ O SANTO DA REGIÃO

Na tarde de segunda-feira (18), um documento da COAF sobre o caso de Glaidson Acácio deixou varias pessoas preocupadas, o documento que está a sete chaves revela que um prefeito eleito da Região dos Lagos investia com o mesmo e que esse dinheiro foi usado para campanha eleitoral, o mistério agora é quem será esse prefeito que é da Região dos Lagos. O pior disso tudo que se essas histórias realmente for verdade tudo isso pode caracterizar caixa 2, e até mesmo terminar na cassação do prefeito inelegibilidade e até mesmo cadeia. O pior disso tudo que é que nos documentos também mostra vereadores da Região eleitos e até mesmo ex-prefeitos. No ano passado um ex prefeito de Cabo Frio que foi alvo da policia federal teve mais de 20 contratados de Bitcoin apreendidos em seu apartamento, o mesmo até hoje não provou para justiça qual era a origem do dinheiro investidos.  E aí, pensaram em algum nome? Façam suas apostas.