Bocão do Povo–Veja os destaques da Política da Região dos Lagos desta Quinta – Feira (21)

FISCALIZANDO O HOSPITAL; MIDORI PROÍBE ANIMAIS SOLTOS EM VIAS PÚBLICAS; OSEIAS DO CRAS; ZÉ DA CAPACITAÇÃO; FARAH COM CASTRO; REUNIÃO COM O CONSELHO; COMTE BITTENCOURT EM MACAÉ; PEZÃO FOI SOLTO; RELATÓRIO DA SAÚDE; GUARDA PATRULHA;

217

FISCALIZANDO O HOSPITAL

O vereador de Cabo Frio, na Região dos Lagos, Roberto Jesus (MDB), fez uma fiscalização na última quarta-feira (20) no Hospital São José Operário, localizado no bairro de São Cristóvão.   Nessa unidade hospitalar, o nobre edil achou o mesmo problema que encontrou no Centro Municipal de Reabilitação do Novo Portinho, em relação a folha de ponto de trabalho assinado com datas futuras. Roberto ouviu de alguns funcionários, que isso é comum nos Hospitais cabo-frienses e que seria uma prática antiga.  No entanto, o que chamou a atenção foi fato do diretor da unidade hospitalar ter recebido um telefonema de alguém dizendo pra ele (diretor do hospital), que o legislador municipal só poderia fiscalizar o local, através de um requerimento. E que essa ordem teria partido da Procuradoria do município.  “Pedimos a folha de ponto, nos deu prontamente, nos entregou a folha de ponto. Mas, aí vem a tristeza. Quando eu estava fiscalizando a folha de ponto do lado do diretor administrativo, eu pude observar que ele recebeu uma ligação. E foi notório a tristeza dele no telefone e eu ouvindo a resposta dele, dizendo: ‘Poxa, eu não posso impedir o vereador de fiscalizar’. E eu ouvi o outro lado falar: ‘A Procuradoria do município determinou, que ele só pode mandar requerimento’. Olha, que absurdo! Como é que o vereador Roberto Jesus vai fiscalizar por requerimento? Aonde que esse procurador estudou? Será, que realmente veio essa… Eu não acredito, que um procurador ia dar uma determinação dessa! Essa ordem veio provavelmente da Secretaria de Saúde e não veio de um procurador. Eu sou formado em Direito e sei, que um advogado não faria uma arbitrariedade dessa. Uma facada dessa no nosso Direito, dizendo que um vereador não pode fiscalizar, só pode fiscalizar com requerimento. Aonde está esse absurdo?  O tapete pra população parece que está limpinho, mas embaixo tem muita sujeira e essa sujeira é antiga de governos e governos atrás, que eu vou buscar resposta. Não adianta, vocês não vão freiar o vereador Roberto Jesus. Se tiver que chamar a polícia, se tiver que ir pra Delegacia, nós vamos! Mas, o direito de fiscalizar e trazer transparência pra população de Cabo Frio vai ser feita de uma maneira ou de outra. Ou vai ser feita no amor ou a gente vai pra Delegacia, mas vai ser feito”, falou Jesus.

MIDORI PROÍBE ANIMAIS SOLTOS EM VIAS PÚBLICAS

De autoria da vereadora Carol Midori (DC), o Projeto de Lei 417/2021 dispõe sobre a proibição de animais soltos em vias públicas, estabelece sanções administrativas e pecuniárias, revoga integralmente a Lei n.º 1.562 de junho de 2001. O PL foi discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (21). O documento também proíbe a permanência de animais, mesmo amarrados ou presos por quaisquer meios, em áreas de restinga ou áreas de qualquer modo protegidas pela legislação ambiental, preservação histórico-cultural ou em terrenos baldios abertos para a via pública. Caso sejam encontrados nestas condições, serão apreendidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e recolhidos ao Depósito Público Municipal.  Estes poderão ser retirados pelo proprietário ou tutor, no prazo de sete dias corridos, mediante o pagamento da multa, da Taxa de Manutenção e assinatura de Termo de Responsabilidade. O PL será analisado pelos membros da CCJ.

OSEIAS DO CRAS

Por meio da Indicação 564/2021, o parlamentar Oseias de Tamoios (PDT) solicita ao Executivo que disponibilize recursos materiais e humano para o pleno funcionamento dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Tamoios. O assunto foi longamente debatido durante a sessão desta quinta. De acordo com o vereador, ele visitou as unidades do distrito, que são o Cras de Aquárius, o de Botafogo e a unidade volante de Maria Joaquina e constatou que há diversas questões a serem otimizadas. No detalhamento constam a necessidade de reforço na equipe de psicólogos, a disponibilização de orientação jurídica, a implantação de programas de programas de captação e distribuição de cestas básicas, de produtos de limpeza e EPI para os funcionários, além de pequenos reparos e melhorias estruturais. A Indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo.

ZÉ DA CAPACITAÇÃO

A Prefeitura de Cabo Frio iniciou um ciclo de cursos de capacitação e atualização para os fisioterapeutas da rede municipal de saúde. Ao todo, 75 profissionais participam das ações, que acontecem no Centro Municipal de Reabilitação, no bairro Novo Portinho. Entre os temas abordados, estão “Transmissão e Manifestação Clínica da Covid-19”, “Projeto de Reabilitação Pós-Covid de Cabo Frio”, “O uso da terapia manual no Protocolo de Tratamento Acelerado em Ortopedia” e “Pré-habilitação, preparando o paciente a partir do diagnóstico para tratamento oncológico”. Atualmente Cabo Frio disponibiliza dois Centros Municipais de Reabilitação, localizados nos bairros Novo Portinho e Jardim Esperança, onde são realizados cerca de 3.800 atendimentos mensais.  O Centro Municipal de Reabilitação do Novo Portinho conta ainda com o setor pós-Covid-19, inaugurado em março deste ano. No local, mais de 200 pacientes foram atendidos, em 744 consultas e procedimentos.

FARAH COM CASTRO

O governador Cláudio Castro e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah, receberam, nesta terça-feira (19), o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, além de empresários e vereadores do município, para tratarem da instalação do Distrito Industrial na cidade da Região Serrana Fluminense. A reunião foi no Palácio Laranjeiras, na Zona Sul da capital. “Um dos focos da nossa gestão é a retomada da economia do estado. Ouvir que os empresários estão otimistas e querem investir no Rio de Janeiro mostra que estamos no caminho certo. Nosso trabalho é facilitar a instalação de empresas e empreendedores para que, juntos, possamos alavancar o estado”, disse o governador. O secretário Farah reforçou a importância do interior para a consolidação de polos produtivos e geradores de emprego e renda. “O município de Areal, no Centro-Sul Fluminense, se destaca como um município jovem, que tem atraído a atenção de investidores de diversos setores, inclusive o turístico”, disse o secretário, que, na ocasião, assinou o termo de intenção para a instalação do Distrito Industrial.

REUNIÃO COM O CONSELHO

O secretário de governo de Cabo Frio Davi Souza junto com o prefeito José Bonifácio e o vereador Vanderson Bento, recepcionamos o Conselho de pastores de Cabo Frio. O conselho é composto por pastores de diversas denominações e enviou cerca de 20 representantes para reforçar o compromisso de diálogo com a gestão pública.  Um dos temas tratados foi o Conselho Municipal de Diversidade Religiosa e Combate à Intolerância. Desde o mandato, eu e minha equipe realizamos diversas ações de fortalecimento dos Conselhos Municipais, pois compreendo que eles são a garantia de participação social na elaboração das políticas públicas.

COMTE BITTENCOURT EM MACAÉ

Macaé sedia, nesta quinta-feira (21), o Congresso Municipal do partido Cidadania. O evento acontece na Câmara Municipal, das 18h às 20h, localizada na Virgem Santa e firma a liderança da sigla no estado. O prefeito de Macaé e presidente do partido Cidadania, Werlberth Rezende, fez a convocação e convidou o presidente estadual do partido e ex-deputado federal Comte Bittercourt. Na pauta do encontro, a eleição de novos diretórios e a discussão da declaração de posicionamento político do partido, sem prejuízo de outros temas que as Comissões Executivas desejem incluir.

PEZÃO FOI SOLTO

O ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, teve autorização nesta quinta-feira (21) de retirar a tornozeleira eletrônica, dada pelo juiz Marcelo Bretas da 7° Vara Federal Criminal do Rio.  Pezão foi condenado a 98 anos de prisão em junho desse ano, em um dos processos da Lava Jato. O ex-governador vai responder em liberdade, pois a condenação foi em primeira instância. Ele chegou a ser preso em novembro de 2018 na Operação Boca de Lobo, mas foi solto pouco mais de um ano depois.  Outras 10 pessoas também foram condenadas pelo juiz Bretas na ação, entre eles, o também ex-governador, Sérgio Cabral. Todos os condenados terão que dividir o pagamento de uma indenização de R$ 39 milhões, que representa o equivalente à propina recebida pelo grupo. De acordo com a justiça, todo valor será revertido à União.

RELATÓRIO DA SAÚDE

A Prefeitura de Cabo Frio apresentou, nesta quarta-feira (20), o segundo Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RQDA) de ações da saúde de 2021. O encontro aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, e foi transmitido ao vivo pelas redes sociais. O relatório é um instrumento normativo instituído a partir da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como objetivo o acompanhamento e monitoramento das ações da saúde no desenvolvimento do Plano Municipal de Saúde. Conduzido pela Secretária Adjunta de Administração e Saúde, Kamila Vianna, e pela Superintendente de Gestão, Alexandra da Silva Gomes, a apresentação abordou o levantamento detalhado do segundo quadrimestre, destacando as principais ações realizadas, o cenário de adoecimento e mortalidade do município e análise situacional da rede de saúde, além das demais ações desempenhadas pela Secretaria. A pandemia e as ações de combate e enfrentamento ao coronavírus realizadas pela Secretaria de Saúde durante o período foi pontuado na reunião. Foram citados dados como índices de contaminados, ocupação de leitos, ações de combate e cobertura vacinal contra a covid-19, valores gastos, entre outros.

GUARDA PATRULHA

A Patrulha Solidária é um grupamento da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio. Ele atuará com operações diárias em vários bairros da cidade de forma a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade. Para isso, a patrulha conta com um veículo exclusivo.O novo dispositivo vai atuar na proteção, prevenção, acolhimento, monitoramento e acompanhamento de mulheres, população trans, pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, vítimas de violência familiar ou estado de abandono. O serviço pode ser acionado pelo número 153. A atuação da Patrulha Solidária é integrada às superintendências que atendem demandas referentes ao público-alvo que é acolhido. Para dar efetividade ao trabalho, toda a corporação da Guarda Civil Municipal passou por capacitações teóricas e práticas sobre direitos, vulnerabilidades, abordagem e empatia. Ao todo, 400 agentes municipais foram instruídos durante 15 dias. “Quando assumi a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança tínhamos o objetivo claro de integrar essas duas pastas, antes vistas como distintas e antagônicas. A Patrulha Solidária marca esse momento, em que reunimos toda nossa corporação para fazer cada um deles entender qual é o seu lugar, ter empatia e fortalecer o sentimento de servir e ajudar as pessoas. A Patrulha Solidária não é um serviço de ronda ostensiva de segurança, ela tem o objetivo de rodar a cidade em busca de quem precisa de ajuda, de acordo com as necessidades, encaminhando para os dispositivos de direito. Esse é um resgate junto à população. Que ela tenha segurança e confiança nos nossos agentes”, disse a secretária de Direitos Humanos e Segurança, Aglaia Olegário.

BANHO DE CHOOP PARTE – 3

Ainda sobre a polêmica do vereador que recebeu uma “choppada” da esposa. Um determinado vereador recebeu um legítimo banhou de chopp de sua esposa, quando ela o encontrou no Tróia Lounge Bar bebendo com mais um vereador, As filmagens são incríveis e mostram a cena com riqueza de detalhes. Mais o que mais chama atenção é que o vereador estava vestido uma roupa praticamente toda preta e ainda tinha uma “bolsa de lado” e seu amigo vereador, que acabou sendo alvejado pela rajada de chopp também, estava com uma roupa um pouco mais diferente, ele usava uma bermuda clara com um boné pra traz. A pergunta que fica no ar é: O que os 2 vereadores estavam fazendo juntos com trajes tão despojados? E por que o vereador alvo da choppada escondia isso de sua amada esposa? Vamos aguardar as próximas cenas dessa novela.