Crise e inflação afastam consumidores do aniversário Guanabara no Rio

Rede de supermercados carioca iniciou campanha que promete preços mais baixos nesta quinta-feira (21), mas ao contrário de anos anteriores, não registrou lojas lotadas.

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Nada de lojas lotadas, empurra-empurra ou memes nas redes sociais sobre consumidores atrás de produtos com preços baixos no Aniversário Guanabara – campanha da rede de supermercados do Rio que promete mercadorias baratas e que, para o carioca, acabou virando evento anual.

A abertura da edição 2021 da liquidação teve lojas vazias, sem aglomeração e com consumidores reclamando dos preços nas redes sociais.

“Está vazio porque está tudo caro e o povo não tem dinheiro”, comentou um internauta.

Clientes chegando para as compras na unidade de Vila Isabel: consumidores não lotaram lojas como em anos anteriores — Foto: Divulgação/Alexandre Brum

Outro consumidor se espantou ao ver um dos estabelecimentos tão vazio.

“Nunca pensei em ver o Guabanara tão vazio quanto hoje”, escreveu.

E mais pessoas comentaram sobre a situação também tranquila nas lojas de Campo Grande e Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, Penha, na Zona Norte, e em Itaguai, na Região Metropolitana.

Internauta postou sobre o movimento na unidade da Penha, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/redes sociais
Internauta postou sobre o movimento na unidade da Penha, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/redes sociais
Consumidora caminha tranquilamente pelos corredores do Guanabara — Foto: Divulgação/ João Paulo Engelbrecht
Consumidora caminha tranquilamente pelos corredores do Guanabara — Foto: Divulgação/ João Paulo Engelbrecht

Alta nos preços afastou público

Um dos motivos para o sumiço do consumidor pode ser o aumento dos preços dos alimentos, que acumulou alta de 14,66% até setembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre os itens que alimentam os brasileiros, as maiores altas ficaram com o açúcar (44%), o óleo de soja (32%) e a carne (25%). A inflação do mês foi de 1,16%, a maior para o mês desde 1994.

O Guanabara informou por meio de sua assessoria que o movimento está dentro da expectativa da rede, que criou estratégias para evitar aglomeração nas lojas por causa da pandemia.

“O fluxo de clientes está constante, e grande parte atendeu ao nosso pedido de enviar somente um membro da família ao mercado. Nas edições anteriores a média era de quatro pessoas por família. Vale ressaltar também houve toda uma preparação para que se evitasse tumulto nas unidades, como a abertura mais cedo de todas as unidades”, informou ao RLAGOS.

A rede informou ainda que produtos como o leite, creme de leite, leite condensado, arroz e amaciante já tiveram o estoque reposto algumas vezes ao longo do dia nas lojas.

Uma das lojas que registrou maior movimento foi a de Niterói, na Região Metropolitana.

Unidade de Nitéroi do Guanabara teve maior movimentação — Foto: Divulgação

Em 2019, apenas no primeiro dia do evento, cerca de 450 mil pessoas passaram pelas 26 lojas da rede.

No ano passado o evento não aconteceu por causa da pandemia.

Já em 2021, durante a comemoração do 27º ano de existência do mercado, os organizadores promoveram mudanças para evitar aglomerações, como a distribuição de produtos em paletes por toda a loja e o seguir com a promoção por mais de 40 dias.