Cabofriense/Sogima formam uma parceria campeã nas divisões de base do Estado do Rio de Janeiro

292

O Sogima Futebol Clube nasceu da amizade de pais de atletas, que estavam insatisfeitos com uma mesma escolinha de futebol. Sogima significa amigos ao contrário e foi fundado por Sergio Henrique, Nando Salgado, Marcos Gianrulho e Roberto Henrique.

A parceria com a Cabofriense surgiu através do conhecimento familiar e do ciclo de amizade entre o gestor-presidente do Sogima FC, Sergio Henrique, com o diretor da Cabofriense, onde foi feita a proposta da parceria com o clube de Cabo Frio, obeservando que o futebol de base está cada vez mais caro e difícil de se fazer um trabalho vencedor com recursos financeiros tão baixos.

O coordenador geral da base da Cabofriense/Sogima, Daniel Ricardo, falou sobre essa parceria e dos custos das divisões de base.

“O cidadão cabo-friense precisa observar que a base de quase 90% dos clubes cariocas com exceção de alguns dos grandes, a gestão está sendo terceirizada. Principalmente devido aos custos e observando que há modelos de gestão séria , honesta e vencedora como a do próprio Sogima FC. É uma decisão que visa oferecer uma melhor qualidade de trabalho e gestão do que poderia ser sem os recursos necessários.

A Cabofriense não é diferente de tantos outros clubes do Rio de Janeiro e pode ser que falte apoio financeiro do comércio local, da Prefeitura da cidade entre outras redes que financeiramente teriam condições de elevar o trabalho e o nome. E a parceria vem exatamente para criar a opção de disputar as principais competições e revelar atletas. Temos no Rio alguns investidores que apoiam a parceria e são quem custeam os altos valores de aluguel de espaço para treinamentos, competições entre outros”, falou Daniel.

O Sogima é responsável pela gestão de base do sub-15 ao sub-20 da Cabofriense. E com um modelo de trabalho consolidado, a bandeira foi ampliada do sub-9 ao sub-14 também. Nesse ano o Sogima representou o Tricolor Praiano com a garotado do sub-20 no profissional na Copa Rio.

Daniel ainda contou pra nossa reportagem sobre os títulos e a formação de novos talentos.

“Os títulos vem como consequência de uma ótima gestão, planejamentos e muito trabalho. Nosso maior objetivo é revelar , formar talentos e representar as cores do Tricolor Praiano, trazendo a consolidação também ao clube de Cabo Frio, oportunizando jovens do Rio, da Região dos Lagos e adjacências. O nosso modelo de gestão e treinamento é multicampeão, e revelador de talentos”, finalizou Daniel Ricardo.

Daniel também nos contou sobre os troféus conquistados pela base, quem são os responsáveis pelo Cabofriense/Sogima, até onde esse trabalho pode chegar e sobre as peneiras.

“Sem dúvidas esse ano chegamos a inúmeras finais trazendo troféus. Fomos campeões da Rio Soccer Cup nas Categorias sub-11, sub-13 e sub-14, Campeão da Copa União de Base nas categorias sub-16 e sub-15, vice-campeão Série Ouro da Copa União sub-9, Campeão da Série Prata sub-11, estamos no Quadrangular Final de Acesso para a Série Ouro do Campeonato Metropolitano nas categorias sub-13 e sub-14, que é considerado o principal da modalidade. Fomos os primeiros colocados na classificação geral do estadual da FERJ Série A2 sub-20, fomos vice-ampeões da Taça Santos Dumont sub-20, vice campeões da Copa Zico sub-15, e nessa última segunda vencemos o jogo de ida das quartas de final contra a forte equipe do Botafogo pelo placar de 2 a1. O jogo da volta será na próxima quinta-feira (28).

Pelo Sogima FC são os Gestores Sergio Henrique e Nando Salgado. E a Cabofriense tem seu quadro de Presidência mantido com o senhor Valdemir Mendes, com os seus principais Diretores como o Ramon, Rafael e Rodrigo.

A meta estabelecida pelo Sogima é de revelar 10 atletas por ano. E temos conseguido no trabalho ter interesse de grandes clubes do Brasil e Exterior pelos Atletas formados e revelados pela parceria e que podem render grandes frutos a médio e longo prazo.

Esse ano estivemos em Cabo Frio com toda nossa comissão técnica fazendo em 2 dias uma peneira, onde todos que tiveram interesse puderam se inscrever de forma on-line e 100% gratuita. Avaliamos mais de 250 atletas e selecionamos quase 20 somados, alguns foram aprovados e fazem parte da nossa equipe principal como os jovens: Pedro Otávio, João Gabriel, Caio Nasser, Cauê Júnio, esses são alguns exemplos.

As peneiras aconteceram durante todo o período do ano, no entanto, devido à pandemia e regras nos meses iniciais, pois não poderíamos burlar protocolos de distanciamento e riscos de contaminação, então fomos menos vezes do que gostaríamos de estar na cidade de Cabo Frio para oportunizar mais e mais jovens, e avaliar ainda melhor. Nossos treinos são na Ilha de Guaratiba no Rio de Janeiro. Em dezembro e janeiro pretendemos abrir novas peneiras e voltar a Cabo Frio para a avaliação geral, que é sempre gratuita.

Diferentemente do que é dito, o Sogima em parceria com a Cabofriense não cobra mensalidade, taxa de manutenção ou arbitragem nas Categorias de alto rendimento como é o sub-15, sub-17 e sub-20″, completou Daniel.