Search
Close this search box.
Aumentos sucessivos do diesel podem inviabilizar a operação do transporte coletivo de passageiros na Região dos Lagos

Aumentos sucessivos do diesel podem inviabilizar a operação do transporte coletivo de passageiros na Região dos Lagos

Por Rafael Abud

17 de novembro de 2021

Compartilhar no WhatsApp

O encarecimento do preço do óleo diesel tem causado uma profunda incerteza sobre o futuro do transporte coletivo de passageiros em todo o país.

Mesmo com a retomada de diversas áreas das atividades econômicas, as operadoras de ônibus amargam prejuízos sucessivos devido a queda do número de passageiros em todas as linhas, ao transporte clandestino sem fiscalização, operado muitas das vezes, por organizações criminosas, e ao que já representa a maior parte do custo de uma empresa de ônibus, o diesel. O combustível, responsável por garantir o movimento das cidades, acumula alta de 74,64% somente no período de dezembro de 2020 a novembro de 2021, o que extingue recursos financeiros e resulta na pior crise enfrentada pelo setor de transportes em muitos anos.

Cada vez mais pressionadas, as empresas rogam ao poder público, nos âmbitos municipal e estadual, soluções efetivas e inteligentes para o que pode ser o ponto final da mobilidade urbana nas cidades, visto que, existem responsabilidades a serem cumpridas quanto ao equilíbrio econômico-financeiro do sistema.
Na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, há pelo menos 5 anos, não houve compensação tarifária para linhas municipais e intermunicipais, o que pressiona ainda mais o sistema que não encontra caminhos para permanecer respirando e atender linhas, que em muito casos já acumulam um déficit acentuado de passageiros.

Segundo a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), o custo do diesel já representa a maior fatia de despesas de uma empresa de ônibus, com índices que chegam a 31%, o que não é tão diferente da realidade enfrentada pelo principal grupo de transporte que atende as 7 cidades da região​ (Cabo Frio, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Saquarema e Armação dos Búzios). No grupo Salineira, o diesel passou a ser o principal item no custo de operações das ​ 3 empresas, representando 27,69% do custo total.

A alta do diesel, o congelamento das tarifas, a falta de investimentos em infraestrutura das cidades, a alta de peças e componentes interferem diretamente na qualidade do serviço prestado, o que pode não atender com eficiência à população que depende do transporte coletivo. Segundo dados publicados pela Fetranspor, a crise enfrentada pelo setor, já custou mais de 20 mil empregos diretos, a falência de 16 empresas de ônibus, e a pedidos de recuperação judicial de outras 13.
Para superar a crise, diversas medidas já foram debatidas e apresentadas ao poder público, entretanto, nunca foi tão urgente, a necessidade de efetivá-las e buscar uma solução permanente que não recaia somente sobre o passageiro pagante, e que principalmente, viabilize um transporte de qualidade para toda a população.

Compartilhar no WhatsApp

Por Rafael Abud

17 de novembro de 2021

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!